Em jogo eletrizante com cinco gols, Vasco vence o Botafogo pelo Brasileirão

Neste domingo (13), Botafogo e Vasco fecharam a 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Emoção não faltou e a partida foi definida nos detalhes. Os visitantes levaram a melhor e ganharam o Clássico da Amizade por 3 x 2. Por fim, os gols do Glorioso foram marcados por , enquanto Ribamar, Cano e Ygor balançaram as redes em favor do Gigante da Colina.

1° TEMPO

Antes do jogo começar algumas surpresas. Na equipe do Vasco, Castan e Ricardo Graça voltaram à titularidade na defesa, enquanto no Botafogo, Kalou estava presente banco de reservas. O marfinense esteve na França para sua formatura e chegou ao Brasil na manhã deste domingo. Por outro lado, Luis Henrique não foi escalado por se recuperar fisicamente após desconforto muscular. Como esperado, o Clássico da Amizade começou animado. Aos 6′, Bruno Nazário cruzou para Caio Alexandre na área, mas a finalização explodiu em Pikachu. Por conseguinte, Benítez cometeu falta dura no camisa 10 do time Alvinegro e levou o primeiro cartão amarelo do jogo. Em continuidade, Nazário cobrou falta, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Se organizando no sistema ofensivo, os visitantes logo acordaram na partida. Aos 16′, Pikachu soltou uma bomba de longe, Diego Cavalieri tocou na bola, que bateu no travessão. No lance seguinte, Talles Magno completou para o gol, mas o VAR foi chamado e marcou impedimento. A insistência dos Cruz-Maltinos foi recompensada. Aos 35′, Benítez cruzou na área, Kevin e Marcelo Benevenuto erraram na hora de cortar e Ribamar empurrou para o fundo do gol. Pressionado, Paulo Auturi fez substituição dupla. Honda e Caio Alexandre saíram para a entrada de Rentería e Luiz Otávio. Possuindo 46% de posse de bola, o Glorioso não soube aproveitar as jogadas. Ademais, foram quatro chutes a gols para o Botafogo e três em favor do Vasco, bem como distribuídos três cartões amarelos (um para os mandantes e dois para os visitantes.

2° TEMPO

A segunda etapa começou com duas novas substituições na equipe do Glorioso. Kalou entrou para a saída de Benevenuto. A modificação logo deu resultado. Aos 2′, o atacante marfinense fez ótima jogada pela esquerda, tocou para Nazário, que chutou por cima do gol de Fernando Miguel. Por conseguinte, Matheus Babi arriscou de fora da área e marcou um golaço, empatando o jogo. De forma precoce, Ricardo Graça sentiu lesão aos 5′, e foi substituído por Miranda. Melhor em campo, o Botafogo criou as melhores jogadas, enquanto o Vasco não conseguiu encaixar a marcação. Ademais, querendo a vitória, Autuori queimou todas as suas substituições ao colocar Pedro Raul e Barrendeguy nos lugares de Rhuan e Kevin.

Melhor em campo, o Alvinegro pecou como em todos os jogos anteriores. Após melhorar o sistema ofensivo, relaxou e levou a virada. Aos 25′, Benítez levantou para Cano na área, que meteu de cabeça. Cavalieri deu rebote e o argentino empurrou para o fundo do gol. Imediatamente, aos 26′, os visitantes ampliaram. Ygor recebeu na direita e bateu bonito, acertando o canto direito do arqueiro botafoguense. Quando tudo se encaminhava para a morbidez, Kalou, aos 37′, fez grande jogada e rolou para Babi, livre, empurrar para o fundo das redes. Por conseguinte, aos 41′ Fernando Miguel operou milagre e salvou chute de Babi dentro da pequena área. Ademais, os visitantes tiveram 50% de posse de bola e souberam aproveitar as falhas do adversário no meio-campo.

E AGORA?

Com a derrota o Botafogo foi empurrado para a 17ª posição com nove pontos somados, enquanto o Vasco subiu para a 4ª colocação com 17. Por outro lado, o Glorioso enfrentará o Santos, 7° colocado com 15 pontos, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontecerá no Estádio Nilton Santos no próximo domingo (20), às 18h15 (Horário de Brasília). Ademais, o Gigante da Colina duelará contra o Coritiba no Estádio Nilton Couto, às 16h de domingo.

Foto destaque: Reprodução/André Durão /GE

Iara Alencar

Iara Alencar

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas, apaixonada por esportes e com pretensão de alavancar na carreira de assessoria de comunicação ou imprensa, precisamente no âmbito esportivo (futebol de preferência). O objetivo é aperfeiçoar a construção dos textos, a fim de sair da zona de conforto dos gêneros que estou habituada a escrever (reportagens e artigos opinativos), além de abranger meus conhecimentos pessoais e profissionais. Tenho 23 anos, sou bastante comunicativa, perfeccionista em suas limitações e persistente em tudo o que faço.