Vasco Da Gama x Botafogo se enfrentaram em um jogo atrasado da 3ª rodada do Campeonato Carioca 2023. O duelo aconteceu no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em um 1º tempo bastante conturbado, com duas expulsões do lado do Botafogo, o Vasco acabou dominando completamente o 2º tempo e venceu por 2 x 0.
Índice
Assista aos melhores momentos de Vasco da Gama x Botafogo
1º tempo: Tudo aconteceu, menos o gol
Foi uma etapa inicial de muito pouco futebol no Maracanã. Logo no começo da partida, Adryelson e Galarza se estranharam e ambos levaram o cartão amarelo. Alguns minutos depois, aos 11′, Adryelson segurou Alex Teixeira que seguia livre rumo ao gol defendido por Lucas Perri. O resultado disso foi um cartão vermelho direto para o zagueiro botafoguense. A partir daí, o Vasco dominou completamente a partida.
O Botafogo foi obrigado a mexer para recompor a zaga, então saiu Marlon Freitas para entrada de Philipe Sampaio. Porém, o zagueiro botafoguense ficou em campo até os 24 minutos. Já que Sampaio passou mal e caiu desacordado em campo, em um momento que preocupou muito todos os presentes. O zagueiro recuperou a consciência ainda no gramado, mas foi encaminhado ao hospital mais próximo para exames complementares. Joel Carli entrou em seu lugar.
Com relação ao jogo, o Vasco da Gama continuava dominando com um a mais, porém perdendo muitos gols. O mais escancarado deles foi uma chance que Pedro Raul jogou a bola por cima, livre na pequena área. Nos acréscimos, o árbitro marcou um pênalti para o Vasco após dividida de Carli e Puma Rodrigues. Na confusão da checagem do VAR, Rafael acertou um soco em Barros. Portanto, o juiz foi até o vídeo para cancelar o pênalti e expulsar Rafael.
2º tempo: Ficou barato
O Botafogo voltou para a etapa complementar com dois jogadores a menos e pronto para se segurar durante os últimos 45 minutos. Porém, a pressão que o Vasco da Gama exercia era muito grande, e inevitavelmente (mesmo com uma atuação espetacular de Lucas Perri) o gol iria sair. E ele acabou saindo aos 10′, após Puma cruzar para a área, a bola desviar em Hugo e Alex Teixeira conferir para (finalmente) vencer o goleiro do Botafogo. 1 x 0.
A partir daí, vale destacar a postura da equipe botafoguense. Que apesar do time estar destruído taticamente e com dois homens a menos, mostrou muita raça para segurar o Cruz-Maltino. Destaques para as atuações de Lucas Perri, Victor Cuesta e Tche Tche. Porém, esta raça não impediu o 2º e último gol vascaíno. Já que Nenê cobrou escanteio na área e Pedro Raul cabeceou livre para aumentar a vantagem do Vasco. 2 x 0.
A partir daí, o Vasco parou de pressionar como pressionava (até para poupar seus jogadores), mas mesmo assim mantinha o controle do jogo. No fim da partida, Joel Carli chegou a estufar as redes para o Botafogo, mas o zagueiro estava claramente adiantado, e o gol foi corretamente anulado.
Vasco da Gama x Botafogo – E agora?
Com a vitória, o Vasco da Gama entra no G4 do Campeonato Carioca, já que somou três pontos e vai a 14. Além disso, o Cruz-Maltino encerra uma sequencia de 9 clássicos estaduais sem vencer. Por outro lado, o Botafogo se mantêm na 2ª posição do campeonato, com 16 pontos (mesmo número de pontos do Fluminense, 3º colocado).
Foto destaque: Divulgação/Daniel Ramalho/Vasco