Ainda sem a liberação do público em São Januário, o Vasco busca alternativas para poder mandar o clássico com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. E, apesar da expectativa de conseguir derrubar a decisão que impede a presença da torcida na Colina até o dia 16 de setembro, data marcada para o duelo, a diretoria vascaína já se adiantou e pode realizar a partida no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A informação foi dada pelo “GE”.
O Vasco já fez a solicitação para Prefeitura de Volta Redonda, que administra o Raulino de Oliveira. E a administração do local já teria dado o “ok” para a realização do clássico no estádio. A partida é válida pela 23ª rodada do Brasileirão.
Na última quarta-feira, o Vasco informou que a inteção do clube era mandar o clássico, com público, em São Januário. Mas, para isso, precisaria derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que há mais de 70 dias interditou o local para receber torcedores. Além disso, também precisaria de uma autorização da Polícia Militar para fazer a partida na Colina. Isso porquê, no começo de 2023, a PM emitiu um laudo proibindo a realização de clássicos regionais em São Januário.
Como o Maracanã está fechado para a recuperação do gramado, o Vasco viu suas opções diminuírem. O clube vê o Nilton Santos como uma opção, mas não seria a preferida da diretoria. Para o Vasco, jogar no local, com gramado sintético, poderia ser prejudicial e faria o time ser “visitante”, mesmo tendo o mando de campo.
Entenda as punições sofridas pelo Vasco
Desde a confusão na partida contra o Goiás, pelo Brasileiro, no fim de junho, o Vasco vem sofrendo com punições esportivas e pela justiça comum. O Vasco foi punido pelo STJD com quatro jogos sem público – já cumpridos. Além disso, em uma decisão polêmica e baseada num relato preconceituoso de um juiz, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro interditou inicialmente o Estádio de São Januário para receber qualquer tipo de evento esportivo. Em seguida, a Justiça liberou o local para receber jogos, mas sem público. O clube recorreu e estava confiante de que conseguiria a liberação, mas, na última quinta, o TJ manteve a interdição para o público. Assim, o clube tem sem mobilizado e lançou um manifesto pedindo a liberação do estádio.
Agora, a principal linha de ação do Vasco é tentar acertar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público. Caso isso ocorra, o processo será extinto. Mas, além disso, o clube também vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJD), em Brasília.
Próximos jogos do Vasco
- Bahia x Vasco – 3/9 (domingo) – 18h30 – Arena Fonte Nova
- Vasco x Fluminense – 16/9 (sábado) – 16h – A definir
- Vasco x Coritiba – 19/9 (terça) – 19h – A definir