Na última quarta-feira (14), o Palmeiras anunciou a saída de Vanderlei Luxemburgo, após derrota para o Coritiba. O treinador escolhido no inicio do ano para ser o comandante de uma mudança na filosofia de trabalho do clube acaba sendo mais uma vítima neste Brasileirão. Assim, a coluna Rasgando o Verbo faz uma análise opinativa sobre o trabalho de Luxa.
A ESCOLHA DE LUXEMBURGO
As expectativas em cima do Palmeiras são altas desde o início da temporada. No entanto, vale lembrar que o clube passa por momentos estranhos dentro e fora de campo. Em 2019, se tornou líder do Campeonato Brasileiro e seguiu forte nos mata-matas.
Mas, no final da temporada o Verdão teve três treinadores e não ganhou nada. Sendo assim, o ano de 2020 começou com o a diretoria do Palmeiras indo em busca de Jorge Sampaoli. Porém, com a recusa do argentino, o comandante se tornou Vanderlei Luxemburgo.
A temporada começou com o time sendo campeão da Florida Cup e após messes de paralisação do futebol, conquistou o Campeonato Paulista. Assim, Luxemburgo foi se sustentando no cargo, mas o Palmeiras não apresentava um bom futebol e tampouco resultados no Campeonato Brasileiro.
Assim, na competição nacional o Palmeiras acumula 15 jogos, cinco vitórias, sete empates e três derrotas. Apesar do alto numero de empates, após a derrota para o São Paulo, em pleno Alianz Parque onde o Alviverde estava invicto há seis anos contra o Tricolor, ficou insustentável a permanência do treinador. Sendo assim, nesta sua quinta passagem pelo Palmeiras Luxemburgo conquistou um título e acumulou 31 partidas, 16 vitórias, 11 empates e quatro derrotas.
LUXEMBURGO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS
Luxemburgo alcançou metas históricas com a camisa do Palmeiras, mesmo com altos e baixos. O treinador conquistando o Campeonato Paulista nesta temporada se tornou o comandante que mais conquistou títulos com o Palestra. Desde 1993, quando foi sua primeira passagem o treinador acumula um total de oito títulos, sendo cinco Paulistas e dois Campeonatos Brasileiros. Ademais, Vanderlei fica somente atrás de Luís Felipe Scolari e Oswaldo Brandão.
https://twitter.com/SofaScoreBR/status/1316518518607798272
CULPA DA DIRETORIA OU DOS JOGADORES?
Antes culpar alguém é necessário ter um contexto. Vanderlei Luxemburgo nunca foi a primeira opção para a diretoria do Palmeiras, vale ressaltar que o treinador nos últimos 10 anos, não fez nenhum trabalho de sucesso.
Assim, Luxemburgo leva consigo a fama conquistada nos anos 90 e no inicio dos anos 2000, comandando times maravilhosos, com um estilo de jogo ofensivo e vistoso.
Entretanto, é também necessário observar a postura da diretoria do Palmeiras nos últimos anos. Após assumir a presidência, Mauricio Galiotte sua gestão no Palmeiras sempre foi muito questionada, diferentemente do seu antecessor, o mandatário atual pouco aparece em publico para dar satisfações sobre o clube. Desse modo, somente na gestão de Galiotte já passaram seis treinadores no comando do time.
- Eduardo Baptista: 23 jogos, 14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas
- Cuca: 34 jogos, 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas.
- Roger Machado: 44 jogos, 27 vitórias, 9 empates e 8 derrotas
- Felipão: 77 jogos, 46 vitórias, 21 empates e 10 derrotas.
- Mano Menezes: 20 jogos, 11 vitórias, 5 empates 4 derrotas.
- Vander Luxemburgo: 38 jogos, 18 vitórias, 15 empates e 5 derrotas.
É nítido perceber que os comandantes não foram demitidos por falta de triunfos, pois a média de derrotas de todos os seis treinadores é 7. Porém, todos estes profissionais mesmo até conquistando títulos não tiveram um total respaldo da diretoria.
VANDERLEI LUXEMBURGO FOI MAIS UMA VÍTIMA
Na realidade, a diretoria do Palmeiras nunca teve um planejamento ideal para seu treinador e o elenco se tornarem vencedores, vale lembrar também que no elenco atual existem jogadores muito criticados pela falta de desempenho, dentro das quatro linhas. Sendo assim, podemos ter uma breve conclusão que a culpa não é somente do treinador que não consegue fazer o time jogar bem, também não é somente dos jogadores que tentam derrubar o técnico, para chegar nessa conclusão tudo começa nos mandatários do clube.
Vanderlei Luxemburgo nos últimos mostrou para todos que não estava capacitado para assumir o Palmeiras, sua história pelo clube é inesquecível. Porém, conhecendo este elenco e o mal planejamento da diretoria, toda essa situação de demissão e a busca por um novo treinador, com uma “nova filosofia”, era totalmente previsível.
Foto destaque: Reprodução / VerdãoWeb


