. Dessa maneira, está foi a quinta final do Verdão no comando de Vanderlei Luxemburgo. Além disso, o treinador foi responsável pelos últimos quatro títulos paulistas da equipe Alviverde. Sendo assim, vamos relembrar as ultimas conquistas de Luxemburgo com o Palestra.
https://www.instagram.com/p/CABEE2EJRVc/
CAMPEONATO PAULISTA 1993: FIM DO JEJUM
Em 1993, o Palmeiras enfrentava um tabu de quase 17 anos sem conquistar um título. Dessa maneira, Vanderlei Luxemburgo treinador que na época havia conquistado somente um título Paulista com o Bragantino, assumiu o time no meio do torneio com essa difícil missão. O elenco era repleto de jogadores que viriam fazer história no Verdão, craques como Evair, Edmundo, Zinho dentre outros, estão na memória recente do torcedor. Em suma, após assumir o comando a equipe Alviverde, o time emplacou 13 jogos de invencibilidade.
No entanto, o jogo mais relembrado por todos é a grande final. O dia 12 de junho de 1993, foi apelidado por ser “O dia da paixão Palmeirense” , isso porque a partida foi realizada no dia dos namorados. Dessa maneira, o Palmeiras precisava da vitória para ser campeão, já que o Corinthians tinha a vantagem por ter vencido o primeiro jogo. Então, na segunda partida com o elenco super motivado, o Verdão venceu por 4 x 0 se consagrando-se Campeão Paulista de 1993 em cima de seu maior rival.
Elenco base: Sérgio, Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel, Edílson e Zinho; Edmundo e Evair
CAMPEONATO PAULISTA 1994: BICAMPEÃO
Em 1994, o Campeonato Paulista mudou sua fórmula e desta vez a competição seria decidida em formato de pontos corridos. Desta maneira, semelhantemente como acontece no Campeonato Brasileiro atualmente, o time que conseguisse a maior pontuação no final do torneio seria o campeão. Assim, o Palmeiras ainda no comando de Vanderlei Luxemburgo e mantendo a sua base de jogadores da conquista na temporada anterior foi em busca novamente de levantar a taça do estadual.
O Verdão conquistou o título com uma rodada de antecedência, em uma vitória diante do Santo André por 1 x 0. Em suma, em toda a competição o Palmeiras emplacou 20 vitórias, 10 empates e sete derrotas em 30 jogos.
Elenco Base: Fernández, Cláudio, Tonhão, Ricardo e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho; Edílson e Evair.
CAMPEONATO PAULISTA 1996: O CAMPEONATO DOS 100 GOLS
Em 1996, o elenco palmeirense estava um pouco diferente das ultimas conquistas. Mas, desta vez nem o torcedor mais fanático imaginava que o Palmeiras faria a melhor campanha da história da competição estadual. Assim, Vanderlei Luxemburgo teria a missão de administrar um elenco repleto de craques em formação e alguns já consagrados, como Rivaldo, Roberto Carlos, Cafú, Luisão, Djalminha, Müller dentre outros.
O formato do torneio foi similar ao de 1994, ou seja pontos corridos. Sendo assim, naquela competição o Palmeiras passou por cima de todo mundo, além disso em todo o torneio, a equipe marcou incríveis 102 gols em 30 partidas disputadas. Em suma, foram 27 vitórias, dois empates e uma derrota.
Elenco base: Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Rivaldo Djalminha; Müller e Luizão.
CAMPEONATO PAULISTA 2008: O CAMPEÃO VOLTOU!
Em 2008, Vanderlei assumiu o time Alviverde para comandar uma reformulação no elenco e regatar novamente o espírito vencedor da equipe. Porém, o Palmeiras iniciou a competição com uma sequência de quatro rodadas sem vencer nos meses de janeiro e fevereiro, sendo um empate com Mirassol e derrotas para Ituano, Noroeste e Guaratinguetá. Depois, porém, o Verdão perdeu apenas um jogo no torneio, o jogo de ida da semifinal e engatou uma arrancada para o título, embalado por vitórias nos clássicos contra Corinthians e São Paulo.
Em suma, o campeonato voltava ao seu formato tradicional com os jogos mata-mata e na final o Palmeiras enfrentou a Ponte Preta. Dessa maneira, a equipe Alviverde foi campeão vencendo os dois jogos da final, sendo que a segunda partida foi uma goleada de 5 x 0, em pleno Palestra Itália.
CAMPEONATO PAULISTA 2020: LUXEMBURGO SINÔNIMO DE TÍTULO
Após 12 anos, Vanderlei Luxemburgo assume o comando do Palmeiras novamente. No entanto, o treinador foi muito questionado por não ter um bom desempenho em seus últimos trabalhos e por não conquistar títulos há alguns anos. Assim, Luxemburgo respondeu as críticas da melhor maneira possível, ou seja conduzindo o Verdão a mais uma conquista do Campeonato Paulista. Ademais, vencendo o Corinthians novamente. Sendo assim, Luxemburgo se torna o treinador com mais títulos Paulista da história com nove conquistas, sendo cinco comandando o Alviverde.
Foto Destaque Reprodução / OLiberal.com.br


