Umberto Louzer volta ao Guarani após 5 anos; relembre a última passagem do treinador.

Após duas semanas de muitas especulações e boatos, finalmente o Guarani definiu seu novo treinador, e o nome é Umberto Louzer, comandante de 43 anos, que voltará ao comando técnico do time após cinco anos, o último trabalho do treinador no Bugre foi em 2018. Em sua primeira experiência assumindo de forma efetiva um time de futebol, Louzer foi bem e por muito pouco não subiu com o Alviverde para a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 54 partidas comandando o time, o time campineiro conquistou 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 54% dos pontos disputados.

O Guarani terminou aquele Campeonato Brasileiro da Série B com 54 pontos e ficou somente seis atrás do G4, por conta da decepção de não ter conseguido o acesso para a primeira divisão do futebol nacional, o então presidente Palmeron Mendes Filho entendeu que seria o momento de trocar o comando técnico do time, o que não foi bem aceito pela torcida, já que na opinião de grande parte dos adeptos, o trabalho de Louzer foi ótimo, e poderia render frutos caso tivesse mantido sua continuidade.

Em seu primeiro ano como treinador em 2018, após subir do cargo de auxiliar técnico, Umberto Louzer levou o Guarani ao título do Campeonato Paulista da Série A2 ao bater o Oeste no Brinco de Ouro pelo placar de 4 x 0. Após sua saída do Brinco de Ouro, o treinador passou por Vila Nova, Coritiba, Chapecoense, Sport, Atlético-GO, Juventude e CRB, onde fez o último trabalho até o fim de maio, quando saiu após três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro da Série B.

Umberto Louzer volta ao Guarani em situação parecida com 2018

Em 2023 o Guarani vive um momento de instabilidade. Sem vencer há seis jogos, e mexendo em seu departamento de futebol após as demissões do técnico Bruno Pivetti e do Superintendente de Futebol, Rodrigo Pastana, o Bugre ocupa somente a 11ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série B, com 16 pontos ganhos, mas nas três primeiras rodadas da competição, chegou a liderar o torneio por conquistar três vitórias nas primeiras três rodadas. Porém, o time caiu muito de produção, o que pesou para que a diretoria buscasse mudanças.

Caso parecido aconteceu com Louzer em sua primeira passagem pelo Guarani em 2018. O Bugre estava na Série A2 do Campeonato Paulista e no ano anterior quase foi rebaixado para a Série C do Brasileirão novamente, após ter retornado em 2016. Com a demissão de Marcelo Chamusca, coube ao auxiliar Umberto Louzer a missão de fazer o Alviverde Campineiro voltar à elite do futebol paulista e nacional.

Pegando o comando do time em situação complicada dentro e fora de campo, o treinador mostrou capacidade de gerir o grupo e fazer o time jogar bem. Em 2023 a torcida espera que o filme se repita e o time brigue pela parte de cima da tabela, assim como fez no começo da competição.

O Guarani volta ao campo no próximo dia 25 de junho, quando enfrentará o time do Vitória, em casa, às 18h (horário de Brasília).

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.