Exclusivo! Treinador do Remo evita euforia com bom momento: “agora é evoluirmos como equipe”

Sem perder há cinco jogos no Campeonato Brasileiro da Série C, o Remo vive um momento muito diferente desde o começo da competição. Sem pontuar nos primeiros quatro jogos do Brasileirão, o Leão Azul trocou o comando técnico, e mudou completamente sua postura em campo, o que resultou em vitórias e novas ambições para 2023. Com a saída de Marcelo Cabo e a vinda de Ricardo Catalá para o comando técnico do time paraense, a equipe não perdeu mais e agora está a apenas dois pontos da zona de classificação para a próxima fase da competição.

Na última rodada, o time do Remo venceu o Pouso Alegre pelo placar de 2 x 0, fora de casa, e somou sua segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro Série C, no jogo anterior, também longe dos seus domínios, o time paraense venceu a equipe da Aparecidense pelo mesmo placar jogando em Aparecida do Norte. Com exclusividade ao portal Futebol na Veia, o técnico Ricardo Catalá falou sobre os motivos pelos quais a equipe conseguiu mudar tanto, em tão pouco tempo de trabalho.

Catalá iniciou dizendo que o comprometimento dos jogadores com a camisa do Remo e sua apaixonada torcida foi um pilar importante no processo de reconstrução do time. Apesar da qualidade técnica do elenco, as coias não estavam acontecendo como deveriam, e os próprios atletas entenderam que era necessária uma mudança de postura para que as vitórias começassem a acontecer. Para o treinador, uma junção de outros fatores dentro e fora do campo foram fundamentais para que o Leão começasse a reagir no campeonato.

“Penso que nunca é por um motivo somente, há uma série de fatores que influenciam diretamente. Posso citar: o nível de compromisso dos atletas com o escudo do Remo e sua maravilhosa torcida, nível de envolvimento e dedicação da comissão técnica permanente do clube e de todo o staff e direção”, disse o treinador.

O momento do Remo até a chegada de Catalá era desesperador. Nos quatro primeiros jogos do time no Brasileirão, o Leão foi derrotado em todos. A equipe paraense estava na lanterna da Série C. Sendo assim, a diretoria do clube optou por mexer no departamento de futebol e trazer o novo treinador, que veio de um longo e próspero trabalho com o Mirassol. A moral do time estava abalada, os resultados não vinham, e mesmo assim, com muita dedicação e esforço em campo, as coisas começaram a mudar e a equipe começou a melhorar dentro do gramado.

Sobre este novo momento da equipe na Série C, que agora pensa em se classificar para a próxima fase da competição, Catalá fez questão de valorizar o trabalho feito em conjunto de seu estafe. O treinador revelou que seus familiares ficaram no interior de São Paulo, e isso possibilitou o novo técnico a vivenciar o clube em sua totalidade. Além do aspecto tático-técnico, o comandante afirmou que o lado psicológico foi muito trabalhado entre os jogadores para que os resultados em campo começassem a aparecer.

Fizemos uma força tarefa em todos os sentidos. Técnico-tático, psicológico e sobretudo estratégia de jogo a jogo. Estamos, minha comissão técnica e eu, vivendo o clube intensamente. Chegamos cedo, saímos tarde, não trouxemos família e estamos 24h à disposição da instituição. Tudo isso tem feito a diferença.

Treinador do Remo pensa em classificação na Série C

O próximo jogo do Remo no Campeonato Brasileiro da Série C será diante do Figueirense, no sábado (24), às 16h30, em Belém, no estado do Pará. Uma vitória do Leão Azul pode colocar o time paraense na zona de classificação do Brasileirão, dependendo do que acontecer no restante da rodada. Sobre a possibilidade de ascender ainda mais na tabela e chegar à zona de classificação da competição, Catalá afirma que o time vai evoluir jogo após jogo, e dependendo do que acontecer na competição, vai brigar pela vaga para a segunda fase do campeonato.

Primeiro objetivo era tirar a equipe da condição em que se encontrava, na lanterna e sem pontuar ao final da quarta rodada. Agora é evoluirmos como equipe, fazer os ajustes que a semana de treinos te oferece e melhorarmos nosso desempenho sem olhar para tabela e/ou adversários. Após esse passo, quando entrarmos no último terço da competição olharemos para a tabela e entenderemos por qual objetivo seremos capazes de lutar.

 

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.