Um dos momentos mais marcantes e históricos recentes do Guarani Futebol Clube foi sem dúvida a classificação do Bugre para a decisão do Campeonato Brasileiro da Série C em 2016, que completa sete anos nesta segunda-feira (23).
Na ocasião, Guarani e ABC se enfrentaram na semifinal da competição e o vencedor decidiria o título da 3ª divisão do futebol brasileiro contra o Juventude, ou o Boa Esporte. No jogo de ida, em Natal, o Elefante da Frasqueira não tomou conhecimento do Bugre, e venceu pelo placar de 4 x 0, com dois gols marcados por Jones Carioca, artilheiro daquela edição, e dois gols de Lucio Flávio.
Para muitos, o Bugre estaria eliminado da Série C em 2016, mas já tinha conquistado o maior objetivo daquela temporada, que era o acesso para a Série B no ano seguinte. Porém, em uma das maiores reviravoltas da história do futebol brasileiro, o Guarani fez valer o peso de sua enorme camisa, e virou a eliminatória, vencendo em Campinas por 6 x 0.
Tal feito completa sete anos nesta segunda-feira, e como não poderia ser diferente, a torcida bugrina, animada com a possibilidade do acesso para a Série A do Brasileirão em 2024, relembrou este feito heroico, e que serve de exemplo para a equipe atual do Guarani, nesta luta por uma vaga na principal divisão do futebol brasileiro.
https://twitter.com/lucaspezao/status/1716412694419341616
Torcida do Guarani não esperava pela remontada histórica
O Brinco de Ouro da Princesa registrou naquela noite de 23 de outubro de 2016 um público até baixo. Apenas 3.237 (sendo 1.771 pagantes e 1.466 não pagantes), foram ao estádio para prestigiar o time que acabava de subir para a Série B do ano seguinte.
Quem foi ao campo não se arrependeu, e presenciou um feito inesquecível, que rendeu muitas histórias da torcida do Guarani, relembradas nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (23). De casal em lua de mel, até festa de aniversário, o que não faltam são relatos de uma nação fanática pelo único time do interior campeão brasileiro, e que anseia por ver o time na elite do futebol brasileiro mais uma vez.
A última vez que o Guarani esteve na Série A foi em 2010, no ano anterior, treinado por Vadão, o Bugre contrariou as expectativas e conquistou um acesso improvável. Sendo assim, a torcida bugrina espera que após 13 anos, este feito seja repetido.
De lá para cá, o time campineiro passou por muitos problemas administrativos e financeiros, teve inúmeros bens penhorados para pagamento de dívidas, entretanto a vitória diante do ABC, e o acesso em 2016, foi um marco na reconstrução do clube, que chega forte para tentar voar mais alto a partir de 2024.
Inesquecível, meu aniversário, voltando pra casa e ouvindo os gols, ainda deu tempo de chegar e ver o 5° e o 6°, presentão.
— Andre F Martins (@AndreFMartins5) October 23, 2023
Estava no Brinco, nas vitalícias. Fui pra prestigiar a equipe pelo acesso à série B… nem imaginava a noite mágica que presenciaria!!! Noite inspiradíssima de toda equipe, uma noite que entrou pra história do Guarani e do Futebol!!!!
— Christian Bacci (@ChristianBacci3) October 23, 2023
Casei dia 22/10/16, estava indo pra lua de mel. Já estava dando o Guarani como desclassificado. Quando cheguei no meu destino, liguei o celular e não acreditei 💚🇳🇬🏹
— Daniel Galdini, CFP® (@ddgaldini) October 23, 2023
Guarani pode conquistar o acesso para a Série A contra o mesmo ABC
O Elefante da Frasqueira pode ser o adversário de mais um feito histórico do Guarani. Os dois times se enfrentam na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, e o time de Natal deve estar matematicamente rebaixado até este confronto, tendo em vista a fraca campanha do time potiguar até aqui na competição.
Sendo assim, o Bugre pode chegar para o confronto diante do ABC precisando de uma vitória simples, em casa, no mesmo palco da virada em 2016, para fazer sorrir o torcedor campineiro mais uma vez, com a classificação antecipada para a principal divisão do futebol brasileiro em 2024.
Atualmente, o Guarani está com 55 pontos, um a menos do que o Juventude, primeiro time dentro da zona de classificação para a Série A. Como todos as equipes do G4 da Série B terão pelo menos um confronto direto até o fim da competição, resta ao Bugre fazer a sua parte, principalmente em casa, para conquistar o sonhado acesso.
Portanto, caso o Guarani some pelo menos 12, dos 15 pontos que tem em disputa, fatalmente poderá subir mais este degrau dentro do cenário nacional, e coincidentemente, o ABC pode ser o motivo de mais uma alegria a fanática nação bugrina ao final de 2023.