Top 5 Ídolos do futebol: Vasco da Gama

00Dando início ao especial Top 5 Ídolos da coluna Nostalgia Brasileira, nesta semana trouxemos os craques do Vasco da Gama. Antes de mais nada, ídolos são muito pessoais, já que depende muito da geração do leitor e o peso dos títulos conquistados na época. Obviamente, grandes ídolos do clube não estarão na lista. Em tempo, Carlos Germano, Sorato, Felipe, Pedrinho, Mauro Galvão, entre outros, têm enorme importância na história do Gigante da Colina, entretanto, apenas cinco nomes podem estar na lista. Confira agora quais os cinco maiores ídolos do Vasco da Gama, seus feitos e conquistas.

5 – BARBOSA

Um dos maiores goleiros do Brasil e mais injustiçados do Mundo, Moacyr Barbosa foi o goleiro do primeiro título internacional do Vasco. Em suma, primeiro título da América de um Clube Brasileiro. A saber, Barbosa teve duas passagens por São Januário e conquistou 14 troféus. Entre eles, o já citado, Sul Americano de Campeões, em 1948 e seis Campeonatos Cariocas, vale ressaltar que o Carioca era o campeonato mais valioso do Brasil na época. Atualmente, o mascote do Clube se chama Barbosinha e a torcida fez uma petição para que o novo Centro de Treinamento tivesse o nome de CT Moacyr Barbosa, entretanto continuou sendo CT do Almirante.

 

4 – ROMÁRIO

O sempre polêmico e goleador, Romário, teve três passagens pelo Vasco. O baixinho é um dos poucos jogadores do futebol mundial que tem uma estátua. A saber, o Camisa 11 tem uma estátua atrás do gol em que fez seu milésimo. O jogador conquistou, desde a base até o profissional, 16 títulos. O mais marcante de todos, sem dúvidas, foi a Mercosul de 2000, conhecida como a virada do século. Onde o Vasco estava perdendo por 3 x 0, com um jogador a menos e Romário marcou três tentos e ajudou o Vasco a fazer história.

 

3 – EDMUNDO

Entrando na trindade vascaína. Obviamente não poderia faltar na lista, Edmundo . Após cindo anos longe do Vasco, com o apelido de Animal e ídolo de outra torcida (Palmeiras), Edmundo retornou ao Vasco. A saber, foi em sua segunda passagem pelo clube que fez história. Uma vez que foi o principal nome do título de 97. A saber, para muitos, o Animal foi o melhor do mundo em 1997.

2 – JUNINHO PERNAMBUCANO

O Reizinho da Colina. Em suma, marcou um dos gols mais importantes da história do Clube. Uma vez que, contra o River Plate de falta, fez o gol que levou o Vasco para a Final da Libertadores. A saber, Juninho conquistou 10 troféus com o Vasco.

 

1 – ROBERTO DINAMITE

O maior de todos. O maior artilheiro de São Januário, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols. Campeão como jogador e Presidente, Roberto Dinamite é considerado o maior ídolo da história do Vasco. Em suma, Roberto foi o principal nome do primeiro título brasileiro do Clube. Bobby também foi Campeão da Copa do Brasil de 2011 como presidente. Vale ressaltar que essa conquista foi a última de expressão do Vasco da Gama.

Foto Destaque: Divulgação/Twitter Roberto Dinamite

Leonardo Raiol
Escolhi jornalismo por ter a oportunidade de trabalhar com o esporte. Meu objetivo é criar um bom portfólio e criar contato com a profissão. Instagram:@raiolleonardo Twitter:@raiolleonardo5

Artigos Relacionados