Com quase 100 anos de história, o Ypiranga de Erechim é o time da vez no nosso especial “Top 5 ídolos”, onde escolhemos cinco grandes jogadores de cada clube brasileiro. Tendo a dominância Grenal no estado, o time ainda conseguiu vencer a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho algumas vezes. Confira abaixo cinco dos maiores ídolos do Ypiranga.
5 – Marimba
O jogador mais antigo desta lista, Marimba esteve presente e foi um dos destaques do Ypiranga no pentacampeão citadino de 1949 até 1953. Na época, o Canarinho ainda era uma equipe amadora e, por isso, o Campeonato Citadino era a única competição oficial que disputava. Mas Marimba também ajudou o clube a ficar com a taça do Campeonato Gaúcho de Futebol Amador, em 1950.
4 – Mujica
Grande jogador dos anos 60 e 70 no Ypiranga, Mujica ainda atuou pelo Canarinho no antigo estádio, Montanha. Mas ainda jogava pela equipe quando o novo estádio foi estreado, Colosso da Lagoa, em 1970.

3 – Paulo Ferro
Atleta do Ypiranga nos anos 70, Paulo Ferro foi importante para o time, ajudando a evitar o rebaixamento e mantendo o Canarinho na elite gaúcha. Em 1973, foi um dos destaques na melhor campanha da equipe na Copa Governador do Estado. Na época, conseguiu conquista o 8º lugar na fase final da competição.
2 – Pedruca
João Pedro Tafernaberry, conhecido apenas como Pedruca, foi meio-capista do Ypiranga por 11 anos, de 1964 até 1975. Com identificação com Erechim, permaneceu na cidade depois de se aposentar. O jogador foi campeão da Divisão de Acesso, ajudando a colocar o clube na elite do futebol gaúcho. Seu nome está na “Calçada da Fama” da Federação Gaúcho de Futebol.

1 – Paulo Gaúcho
É o jogador com história mais recente no Ypiranga nesta lista. O atacante Paulo Gaúcho atuou no time na década de 90. Em 1994, foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho, com 24 gols feitos. Apesar de não ter sido campeão, ajudou o Canarinho a ter a sua melhor campanha na história, terminando em 3º lugar.