Top 5 ídolos do futebol: Tombense

No nosso especial “Top 5 ídolos“, listamos cinco dos maiores ídolos de cada clube brasileiro. O Tombense é um time de Minas Gerais, com mais de 100 anos de história. No entanto, apenas a partir de 1999 que o Gavião-Carcará começou a ser profissionalizado.

Desse modo, os grandes ídolos do clube são dos últimos anos, com o Tombense se destacando mais no cenário estadual e nacional. Confira a lista dos cinco maiores ídolos abaixo.

5 – Darley

Revelado pelo Atlético Mineiro, o Feyenoord contratou o jogador em 2008, onde ficou até 2012. Depois da experiência na Europa, o goleiro retornou ao Brasil e tem passagens pelo Náutico, América-MGBotafogo-SPBoa EsporteCSA. Alguns desses times apenas como empréstimo, enquanto esteve pelo Tombense pela primeira vez.

Em 2014, chegou ao Gavião-Carcará pela primeira vez e ficou até 2020. Já em seu primeiro ano, conquistou o Campeonato Brasileiro Série D, conseguindo o acesso do time para a 3ª divisão. Assim, ultrapassou a marca de 100 jogos pelo clube mineiro. Atualmente, está no Mirassol.

4 – Felipe Garcia

Revelado pelo SantosFelipe Garcia começou sua carreira profissional em 2006. Passando por vários clubes, incluindo FluminensePortuguesaAvaíCSA, o jogador chegou ao Tombense em 2019, onde está desde então. Em seu primeiro ano, foi emprestado ao Sport, mas logo retornou para a equipe mineira.

Em 2020, assumindo a titularidade do clube, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Mineiro, ano em que o Gavião-Carcará terminou como vice-campeão. Titular absoluto na equipe desde então, no começo deste ano completou a marca de 150 jogos com o Tombense. Já conquistou quatro títulos e um acesso com o Alvirrubro.

Top 5 ídolos do futebol: Tombense
Felipe Garcia pelo Tombense em 2023. Divulgação/Tombense

3 – Everton

Atualmente jogando no GrêmioEverton Galdino foi para o Tombense em 2017, por empréstimo. No entanto, no ano seguinte, o Carcará contratou o jogador em definitivo. Pela equipe mineira, fez mais de 100 partidas, chegando aos 20 gols e saindo apenas no final de 2022.

Jogando o Brasileirão Série C, o meia ajudou o Alvirrubro a conquistar o acesso para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro em 2020, sendo titular absoluto na equipe. Em seu período no clube mineiro, foram mais de 150 partidas e foi campeão quatro vezes. Sendo duas Recopas Mineiras, em 2021 e 2022, e dois Campeonatos Mineiros do Interior, em 2020 e 2021.

Outros títulos do jogador foram com o Vila NovaGrêmio: 2ª divisão do Campeonato GoianoRecopa GaúchaCampeonato Gaúcho.

2 – Jean Lucas

Meio-campista, o jogador passou pelas categorias de base do Coritiba, até 2016, quando foi para o Boavista. Com passagense em diversas equipes, Jean Lucas já atuou pelo Boavista, Paraná, ConcórdiaCriciúma. Foi para o Tombense em 2021.

Neste primeiro ano, o atleta ajudou o Gavião-Carcará a conquistar o acesso para o Campeonato Brasileiro Série B. Neste ano, foi escolhido como o melhor meia da competição.

Em 2022, teve participação em 50 jogos do Tombense, marcando cinco gols e dando cinco assistências. De novo, foi um dos destaques do time. No entanto, foi o seu último ano na equipe, já que em 2023 foi para o Avaí.

Top 5 ídolos do futebol: Tombense
Jean Lucas pelo Tombense em 2022. Divulgação/Tombense

1 – Daniel Amorim

Estreando no profissional pelo Aquidauanense, time de Mato Grosso do Sul, Daniel Amorim também jogou por vários times. Entre eles: PaysanduCuiabáAvaíCRBVasco da Gama. Possui algumas passagens pelo Tombense, a primeira sendo em 2013, quando ficou no clube até 2020, mas com vários empréstimos.

Voltou ao Carcará em 2021, mas também passou por empréstimos. Identificado com a torcida, é um importante jogador do Tombense. Nesta temporada, terminou o Campeonato Mineiro como artilheiro, empatado com Hulk, ambos com 10 gols.

Também foi campeão do Troféu Inconfidência deste ano, com Daniel sendo destaque nos dois jogos. No primeiro, marcou os dois gols do Tombense, enquanto no segundo, fez mais um.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.