Top 5 ídolos do futebol: São José

Se aproximando dos 100 anos de clube, o São José é o time da vez no nosso especial “Top 5 ídolos”. Fundado em 1933, a Águia do Vale tem uma longa história em São Paulo e no Brasil. Em 1957, o time passou pela profissionalização, começando a escrever seu nome no futebol paulista.

Com um grande passado, são vários os jogadores que ficaram marcados na equipe. No entanto, com uma pequena lista de apenas cinco nomes, alguns podem ficar de fora. Assim, confira abaixo os escolhidos entre os maiores ídolos do São José.

5 – Silva Maravilha

Cidiclei Marques da Silva, apelidado de Silva Maravilha, ficou de 1990 até 1997 no São José. Desse modo, somando oito temporadas pela equipe paulista, o jogador teve 147 jogos e 43 gols com a camisa da Águia do Vale.

Participou da conquista da Copa Vale do Paraíba, em 1996, e foi o destaque da competição. Também estava no time, sendo o artilheiro, quando o São José retornou à 1ª divisão do Campeonato Paulista de 1997.

4 – Ademir Mello

Com oito temporadas no São JoséAdemir Mello passou maior parte de sua carreira como jogador atuando pelo clube paulista. Assim, fez mais de 250 jogos com a camisa da Águia do Vale, mas apenas 16 gols. Depois de aposentado, ainda voltou ao time como treinador em 1986, 1989 até 1990, 1993, 1998 até 1999, 2002 e 2003.

3 – Ademir Gonçalves

Chegando no Águia do Vale em 1979, vindo do Corinthians, o zagueiro foi peça importante para a conquista do acesso à elite do Paulistão. Além disso, também esteve presente na temporada de 1981 e 82, onde a equipe continuou fazendo história e chegou nas oitavas de final do Brasileirão. Ao todo, entrou em campo 181 vezes pelo São José, marcando oito gols.

2 – Renato Santiago

O jogador atuou pelo São José em 78 jogos, autor de 35 gols com a camisa do Águia do Vale, sendo o terceiro mair artilheiro da equipe. Em sua partida de despedida, marcou um tento que deu a vitória do time contra o Penapolense. O que salvou o clube do rebaixamento no Campeonato Paulista Série A2 em 2012.

1 – Tião Marino

Considerado por muitos como o maior ídolo da história do São JoséTião Marino marcou 82 gols com o time. Brilhando pelo Águia do Vale na década de 80, ainda é lembrando pela torcida do clube, que mantém bandeira escrito “Tião Eterno” no Estádio Martins Pereira.

Ajudou a equipe a conquistar o primeiro acesso à elite do futebol paulista, em 1980, sendo campeão do Campeonato Paulista Série A2. Esteve no São José por quatro temporadas, de 1979 até 1982 e é o maior goleador da história do clube.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.