Continuando o nosso especial “Top 5 ídolos”, o time de hoje é o Operário. Com mais de 110 anos de história, o clube paranaense já teve grandes jogadores em sua equipe. Assim, alguns nomes importantes podem ficar de fora, já que a nossa lista é de apenas cinco atletas. Confira abaixo os escolhidos como os cinco maiores ídolos do Operário.
5 – Adilson Cardoso
Jogando por 10 anos no Operário, o jogador iniciou no time em 1978, nas categorias de base, logo subindo para o profissional. Importante atleta para o Fantasma enquanto atuava, Adilson Cardoso também ficou conhecido por marcar dois gols contra o Londrina, garantindo a vitória de seu time.
4 – Ladel
Leandro Reis foi um dos maiores goleiros a passar pelo futebol paranaense. Atuando entre 1967 e 1982, Ladel, como era conhecido, esteve em diversos clubes, como Coritiba e Figueirense. Mas se aposentou enquanto estava como Operário. O jogador é o recordista no estado como o arqueiro que ficou mais tempo sem sofrer algum gol, sendo 11 jogos e 37 minutos. Ao todo, 1027 minutos.
3 – Pedrinho
Passando pela base do Fantasma, Pedrinho é um dos ídolos recentes da equipe. Com algumas passagens, o jogador foi campeão paranaense, da Divisão de Acesso e da Série C com o Operário. Em 2019, saiu do clube, mas retornou em 2022. Atualmente, ainda defende o manto alvinegro, jogando no Brasileirão Série C.

2 – Vilmar de Almeida
Enquanto estava em categoria de base do Olinda Esporte Clube, Vilmar de Almeida foi convidado para treinamento com o profissional do Operário. Como vários zagueiros haviam se lesionado naquela temporada, o jogador acabou fazendo parte dos titulares. O atleta disputou os Campeonatos Paranaenses de 1979 até 1983 com o Fantasma.
Apesar de ser zagueiro de origem, atuou em diversas posições, incluindo no ataque, o que acabou lhe rendendo o apelido de Zagueiro Artilheiro. Passou por vários clubes, mas se aposentou no Operário, em 1987.
1 – Peixoto
Com 125 partidas pelo Operário, o jogador esteve presente em diversos títulos do clube. Assim, foi campeão paranaense em 2015, do Campeonato Brasileiro Série D em 2017, Brasileirão Série C em 2018 e do Campeonato Paranaense 2ª divisão em 2018. Ao todo, o lateral esquerdo defendeu o Fantasma por cinco anos, sendo importante peça para as conquistas da equipe.


