Top 5 ídolos do futebol: Mirassol

No especial “Top 5 ídolos”, o Futebol na Veia lista cinco dos maiores ídolos dos times brasileiro. Pelo Mirassol, clube com quase 100 anos de história, vários jogadores se destacaram ao longo dos ano. Confira abaixo a nossa lista de cinco maiores ídolos do Leão.

5 – Reniê

Estreando no profissional pelo Vitória, o defensor passou por diversos times. Paysandu, GuaraniVolta RedondaSanto André são algumas das equipe que defendeu. Com algumas passagens pelo Mirassol, chegou pela primeira vez no clube em 2016 e soma mais de 60 jogos com a camisa o Leão.

Presentes em momentos históricos do time paulista, o zagueiro ajudou no acesso ao Paulistão, em 2016. Como também marcou o primeiro gol da história do clube na Copa do Brasil, em 2021. Reniê nunca foi campeão com o Mirassol, mas tem quatro títulos com o Vitória, três Campeonatos Baianos e uma Copa do Nordeste.

Top 5 ídolos do futebol: Mirassol
Reniê comemorando gols na Copa do Brasil 2021. Divulgação/Mirassol

4 – Marcelo Mattos

Vindo da base do MirassolMarcelo Mattos participou de mais de 130 jogos com o clube. Mas, como é volante, só chegou a marcar cinco gols. Na época, o time disputava a 1ª divisão do Campeonato Paulista. Saiu em 2002, indo para o FC Tokyo.

Voltou ao Brasil em 2003, jogando pelo São Caetano, onde ficou duas temporadas até ir para o Corinthians. De 2005 até 2007, o jogador entrou em campo 118 vezes pelo Timão. Também foi atleta do BotafogoVitóriaVasco da Gama. Ao todo, conquistou 11 títulos, inclusive um Campeonato Brasileiro, em 2005, com o Corinthians.

3 – Marcel

Já aposentado, também foi revelado pelo Mirassol, mas logo foi para o Coritiba, em 2000. Com passagens pelo futebol europeu, jogou pelo Benfica e foi emprestado ao Braga, em 2006. Também atuou pelo São PauloGrêmioCruzeiroSantosVasco da Gama.

Voltou ao Mirassol em 2013, após 15 anos longe do time, onde disputou o Campeonato Paulista com a equipe. Foi o penúltimo clube do jogador, que foi para o Criciúma ainda em 2013.

Top 5 ídolos do futebol: Mirassol
Marcel sendo anunciado pelo Mirassol em 2013. Divulgação/Mirassol

2 – Dininho

Revelado pelo MirassolDininho ficou no clube entre 1993 e 1997, nesse período foi emprestado em todos os anos. Mas atuou pelo Campeonato Paulista pelo Leão. Em 97, foi para o São Caetano e ficou até 2005.

Foi para o Japão, mas voltou ao Brasil para jogar no Palmeiras, onde ficou de 2006 até 2008. No mesmo ano em que saiu, foi contratado pelo Flamengo. Voltou para o Mirassol em 2010, sendo seu penúltimo time e se aposentou no Grêmio Catanduvense, equipe de São Paulo.

Top 5 ídolos do futebol: Mirassol
Dininho jogando pelo Mirassol em 2010. Divulgação/Mirassol

1 – Xuxa

Um dos grandes ídolos do Mirassol, o jogador foi revelado pelo Flamengo. Em 2003, foi quando chegou no Leão, ficando por apenas duas temporadas. Ao longo dos anos, foram diversas passagens pelo time paulista.

Em várias dessas passagens, Xuxa ajudou o clube a conquistar o acesso no Campeonato Paulista. Em 2004, foi da Série A3 para a A2. Em 2007, foi um dos responsáveis pelo Mirassol chegar na elite do futebol paulista.

Além disso, apesar de ser meio-campista, o jogador é acostumado a marcar muitos gols. Em 2005, fez nove gols, em 2007, foram oito. Outro ano em que se destacou com um dos artilheiros, foi em 2014, com cinco tentos.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.