Nascido em 2001 por intermédio do ex-jogador Luís Carlos Tóffoli, o Cuiabá é o time mais novo da elite do futebol brasileiro. Com apenas 22 anos de idade o time conseguiu inúmeros acessos desde a sua profissionalização em 2002, se tornou uma potência da região Centro-Oeste do Brasil. Por conta da sua trajetória recente dentro do futebol, não é de se estranhar que seus ídolos sejam jogadores que ainda estão em plena atividade no cenário nacional, mas que deixaram seu nome no hall da fama do simpático Dourado, um dos maiores, se não o maior time do Mato Grosso do Sul.
Confira o top 5 produzido pelo portal Futebol na Veia com os maiores ídolos da história do Cuiabá.
1-Anderson Conceição
Recém chego ao CRB, o zagueiro de 33 anos fez parte de um dos momentos mais importantes do Cuiabá, quando o time conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2020. Ao longo de sua trajetória no Dourado, Anderson Conceição disputou 108 partidas com a camisa do time mato-grossense, vencendo o campeonato estadual e também a Copa Verde de 2019.
2-Bogé
O já aposentado Bogé, volante que encerrou sua carreira no ano de 2018, jogou pelo Cuiabá no início de sua reestruturação em 2010 e por lá ficou durante quatro temporadas seguidas, terminando seu primeiro vínculo com o clube em 2013. Porém, antes de terminar seu ciclo como jogador de futebol, o experiente meio-campista voltou a vestir a camisa do Dourado entre 2014 e 2016. Ao longo das duas passagens pelo time mato-grossense, Bogé disputou 177 partidas vestindo o manto do Cuiabá, sendo o jogador que mais vezes jogou pelo clube, e marcou um gol, conquistando por quatro vezes o título o Campeonato Mato-Grossense e por uma vez a Copa Verde.
3-Fernando
Meio-campista clássico e que foi um dos pilares do Cuiabá entre 2011 e 2013, período de retomada do clube, que alavancou o patamar do time mato-grossense dentro do cenário nacional. Fernando ainda teve rápida passagem pelo time em 2015 e depois em 2017. Com 36 anos, o jogador está atualmente no Araguaia, e carrega consigo ao recorde de 54 gols marcados vestindo a camisa do Dourado, sendo assim o maior goleador da história do clube. O volante, é o terceiro jogador com maior quantidade de jogos pelo time Auriverde, com 109 partidas disputadas.
Ao lado de outros grandes nomes da história do Cuiabá, como Moreno, foi um dos principais responsáveis pelo bicampeonato Estadual de 2012 e 2013 e também do acesso à Série C do Brasileiro, em 2011, quando o Cuiabá foi o 3º colocado da Série D.
4-Jenison
Atacante que esteve recentemente no Guarani, mas que teve passagem marcante pelo Cuiabá. Em 106 jogos disputados pelo Dourado, o jogador marcou 26 gols, fazendo parte das campanhas que culminaram com os acessos do time mato-grossense da Série C para a Série B do Brasileirão em 2018, e depois no acesso histórico da Série B para a Série A em 2020.
Jenison é o único jogador na história do Cuiabá a marcar gols nas três principais divisões do futebol brasileiro. Além disso, o atacante teve participação efetiva na conquista do sétimo título estadual do clube, quando inclusive foi artilheiro da competição com sete gols marcados.
5-Jean
Assim como Fernando, Jean, que foi outro grande nome da recente história do Cuiabá, está no Araguaia, e em plena atividade profissional. O jogador de 36 anos jogou pelo Dourado em duas oportunidades. Sua primeira passagem pelo clube aconteceu em 2010, e por lá jogou quatro temporadas seguidas até 2013. O jogador retornou ao clube mato-grossense em 2017. No decorrer da sua trajetória pelo time mato-grossense, o volante disputou 171 partidas, sendo o segundo atleta com maior número de jogos pelo clube, atrás apenas de Bogé.
O volante marcou nove gols pelo Cuiabá e conquistou o Campeonato Mato-Grossense em quatro oportunidades (2011, 2013, 2017 e 2018), além da Copa Governador em 2010 e esteve presente nos acessos da Série D para a Série C, e da Série C para a Série D do Brasileirão.