Top 5 Ídolos do Coritiba

Nesta semana, a coluna Nostalgia Brasileira traz um especial Top 5 Ídolos do Coritiba. Estes jogadores marcaram a história do Coxa, assim, ajudando o clube a ser o que ele é hoje. Desse modo, a coluna visa relembrar a memória destes jogadores que deixaram sua marca no Glorioso. Para auxiliar na escolha dos ídolos, portanto, este texto contou com a contribuição de Gabriel Carriconde. Carrica, como é conhecido, é jornalista e narrador esportivo. Assim, ele é um grande conhecedor do futebol paranaense e de sua história.

5 – Aroldo Fedatto

Aroldo Fedatto, o eterno Estampilla Rubia (Foto: Reprodução/Coritiba)
Aroldo Fedatto, o eterno Estampilla Rubia (Foto: Reprodução/Coritiba)

Aroldo Fedatto é um dos maiores zagueiros da história do Coritiba. O jogador ficou 15 anos no clube, assim sendo, entre os anos de 1943 e 1958. Durante o período no Coxa, o defensor foi campeão de sete Campeonatos ParanaensesFedatto ainda jogou no Botafogo e, durante uma série de amistosos na Bolívia, a imprensa o chamou de Estampilla Rubia. O nome significa Selo Loiro em português. Dessa forma, o atleta ganhou a alcunha por “colar” em seus adversários, não deixando que passassem. Por conta disso, o zagueiro é conhecido tanto no Paraná quanto no Rio de Janeiro e na Bolívia até hoje.

4 – Alex

Alex, ídolo internacional (Foto: Reprodução/Coritiba)
Alex, ídolo internacional (Foto: Reprodução/Coritiba)

O ídolo internacional passou pela base do Coritiba e, assim, sendo um dos maiores jogadores que foram revelados no clube. Alex jogou no Coxa entre os anos de 1995 e 1997, sendo chamado de “menino de ouro”. Depois, o jogador passou, então, por Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, sendo um craque mundial.

Em 2013, Alex voltou para o Coxa e conseguiu uma taça que não teve em sua primeira passagem. Assim, o meio-campista foi campeão paranaense em 2013 e artilheiro do Campeonato com 15 gols. Desse modo, o jogador encerrou sua carreira no clube deixando sua marca lá.

3 – Rafael Cammarota

Rafael Cammarota, campeão brasileiro de 1985 (Foto: Reprodução/Coritiba)
Rafael Cammarota, campeão brasileiro de 1985 (Foto: Reprodução/Coritiba)

As mãos firmes de Rafael Cammarota são muitos lembrados até hoje. O goleiro passou pelo clube entre 1985 e 1987, e venceu o Campeonato Brasileiro de 1985. Suas defesas importantes salvaram muitas vezes o Coritiba e, portanto, ajudaram muito o clube a chegar na final contra o Bangu.

Além do título brasileiro, o goleiro também fez parte da equipe que foi campeã paranaense em 1986. Assim, o arqueiro conseguiu um feito que poucos conseguem no futebol paranaense: ser um dos maiores ídolos do Athletico Paranaense e do Coritiba.

2 – Capitão Hidalgo

José Hidalgo, o Capitão (Foto: Reprodução/Coritiba)
José Hidalgo, o Capitão (Foto: Reprodução/Coritiba)

 

José Hidalgo, mas conhecido como Capitão, foi um dos maiores volantes que passaram pelo Coritiba. O jogador ficou no clube entre 1970 e 1975. Ele carrega esse apelido porque ficou conhecido por comandar em campo a equipe que ganhou o Estadual entre aos anos de 1971 e 1975. Além disso, Hidalgo também conquistou o Torneio do Povo no ano de 1973. Depois de sua aposentadoria, Capitão virou comentarista esportivo, sendo um dos mais conhecidos do rádio paranaense até hoje. Além disso, recebeu o título de cidadão curitibano em 1995.

1 – Dirceu Krüger

Dirceu Krüger, imortalizado no Alto da Glória (Foto: Divulgação/Yuri Braule/FNV)
Dirceu Krüger, imortalizado no Alto da Glória (Foto: Divulgação/Yuri Braule/FNV)

Flecha Loira, Dirceu Krüger é um dos maiores ídolos do Coritiba para a maioria da torcida. Enquanto meio-campo, era muito veloz e dava muitas assistências. Desse modo, foi grande garçom em sete paranaenses. O jogador fez 58 gols em 242 jogos em sua passagem pelo time, entre os anos de 1966 e 1975. Além de ter sido jogador, Krüger também foi treinador e diretor por diversos momentos no Coritiba. A sua grande dedicação pelo Glorioso rendeu uma grande honra. Assim, ganhou uma estátua em tamanho real, que está no Couto Pereira.

Foto destaque: Reprodução/Coritiba FC

Avatar
Yuri Braule
Podcaster e jornalista formado pela PUCPR, Yuri Braule tem uma grande paixão pela área esportiva, sendo um grande amante de futebol e automobilismo.

Artigos Relacionados