No nosso especial “Top 5 ídolos”, iremos trazer os maiores jogadores do Brusque. Clube relativamente novo, o Bruscão tem menos de 40 anos. Mesmo assim, passou por grandes momentos, chegando a disputar o Brasileirão Série B. Com a ascensão do time, vários jogadores são lembrando pelos torcedores.
Contudo, com uma lista pequena, de apenas cinco atletas, vários nomes podem ficar de fora. Desse modo, alguns grandes jogadores que fizeram história pelo Quadricolor não serão citados aqui. Confira abaixo os maiores ídolos do Brusque e os seus feitos na equipe catarinense.
5 – Palmito
Apelido de Edemar Luiz Aléssio, o jogador foi revelado pelo Joinville, onde também é ídolo. Palmito era volante, mas foi artilheiro enquanto jogava no Brusque, marcando 13 gols. Chegou no time em 1990 e foi campeão em 1992, do Campeonato Catarinense e da Copa Santa Catarina.
A equipe, em 1993, disputou a Copa do Brasil, e o volante foi o responsável pelo primeiro tento do Quadricolor na competição nacional. Criando uma grande identificação com a cidade, Palmito mora em Brusque até os dias atuais.
4 – Rafael Xavier
O atacante foi um dos principais destaques em 2008, quando o Brusque voltou para a elite estadual. Além disso, fazendo uma boa temporada, foi fundamental para a conquista da Copa Santa Catarina e da Recopa Sul-Brasileira, também em 2008. Chegou a voltar para o time em outras oportunidades, como 2010 e 2016.
3 – Polaco
Outro ídolo da geração de 1997 e 1998, José Camara jogou contra o Quadricolor na final de 1992, atuando pelo Avaí. No entanto, depois de ir para outros clubes, em 1997 escolheu jogar pelo Brusque, que na época estava na Série B do Campeonato Catarinense. Acabou sendo campeão na equipe e continuou no time em 1998, alcançando a segunda melhor campanha do Bruscão no estadual.
2 – Mineiro
O ídolo mais recente desta lista, Mineiro jogou pelo Brusque de 2015 até 2019, com alguns empréstimos nesses períodos. Volante, só marcou cinco gols na equipe Quadricolor. No entanto, ajudou nas conquistas da Série B do Campeonato Catarinense, em 2015, e da Copa Santa Catarina, em 2018.
1 – Thiago Alagoano
Chamado de Reizinho pela torcida do Brusque, Thiago Alagoano é o maior artilheiro do clube, com 50 gols. O jogador foi para o Bruscão em 2019, ficando até 2021. Passou por outros times, mas voltou para o Quadricolor em 2023. O atacante ajudou a equipe a ser campeão de uma competição nacional pela primeira vez, do Brasileirão Série D, em 2019. Como também foi destaque no acesso à Série B, no ano seguinte.