Primeiramente, a escolha de ídolos em um clube é algo muito subjetivo, havendo diversas discordâncias. Dessa forma, alguns ídolos mais antigos podem sequer ser reconhecidos pelos novos torcedores. Mesmo ainda não tendo completado 100 anos, o Atlético-GO possui diversos ídolos e não há unanimidade em quem são os maiores.
No entanto, só cinco estarão nesta lista, o que faz com que vários nomes importantes para o time fiquem de fora. Confira abaixo quais foram os cinco maiores ídolos do Atlético-GO escolhidos e quais seus feitos enquanto no clube.
5 – Epitácio
Presente nos primeiros anos do clube, Epitácio jogou entre 1948 e 1963, sendo o seu único time. Assim, foi um dos jogadores que ajudou a construir o começo do Dragão. Até hoje, é o dono do recorde da quantidade partidas pelo Atlético-GO, 537.
Uma lenda, foi campeão diversas vezes com o time, em diferentes competições. Dessa forma, conquistou duas Taças dos Invictos, em 1955 e 1957, dois Campeonato Goiano, em 1949 e 1955, e três Torneios Início, em 1952, 1956 e 1962.
4 – Valdeir
Com o apelido de The Flash, o atleta chamava atenção com sua velocidade e arrancada. Valdeir foi revelado pelo Atlético-GO, no entanto, o seu auge foi longe do clube. Com o destaque que ganhou com o Dragão, logo foi transferido para o Botafogo. No Rio de Janeiro, o jogador foi campeão do Campeonato Carioca, em 1990, e vice campeão do Brasileirão, em 1992.
O atacante chegou a atuar na Europa, pelo Bordeaux, da França. Apesar de não ter começado como um destaque, após breve empréstimo ao São Paulo, Valdeir voltou ao time francês. Na sua segunda oportunidade, conseguiu bons números.
3 – Baltazar
Jogando no Atlético-GO nos anos 70, logo impressionou com sua capacidade de marcar gol. No Campeonato Goiano de 1978, foi o artilheiro, com 31 gols. Vindo das categorias de base do clube goiano, Baltazar só conquistou um título pelo Dragão, em 1994, onde também foi o artilheiro.
Contudo, foi campeão do Brasileirão, com o Grêmio e Flamengo, além de ter ganhado a Copa América, com a Seleção Brasileira. Também passou pela Europa, no Celta de Vigoe Atlético de Madrid, ambos da Espanha, e o Porto, de Portugal.
https://www.youtube.com/watch?v=Hn3htVmHaDg
2 – Lindomar
O jogador foi revelado pelo Atlético em 1990 e passou pelo clube três vezes. Na primeira, foi campeão do Brasileirão Série C, em 1990, e ficou até 1995. Retornou em 1997 e 1998, temporada em que não conseguiu conquistar nada.
Na sua última passagem pelo clube, entre 2007 e 2010, ficou com o título da 3ª divisão do Brasileirão de novo. No Campeonato Goiano, ajudou a equipe a levantar a taça de 2007. Além disso, foi peça importante para o acesso do Dragão para a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de 2010.
1 – Márcio
Um dos principais jogadores do estado, o goleiro iniciou sua jornada no Atlético-GO em 2007. Depois de 19 anos sem ser campeão, Márcio ajudou o Dragão a conquistar o título do Campeonato Goiano. Além disso, foi nesta mesma temporada em que o atleta marcou seu primeiro gol, de falta, contra o Vila Nova.
Ao todo, conquistou o título estadual sete vezes, como também o título do Brasileirão Série C. O goleiro ajudou no acesso do time à Série A, em 2009. Com o Atlético-GO, disputou na Copa Sul-Americana de 2012. Saiu do Dragão com 532 jogos e 37 gols.