No nosso especial “Top 5 Ídolos”, escolhemos cinco dos grandes ídolos de cada clube brasileiro. E o time da vez é o Aparecidense. Com menos de 40 anos, o Camaleão só se profissionalizou em 1992. Mesmo assim, grandes jogadores já passaram pela equipe, marcando seus nomes na história do clube.
Mesmo sendo um time jovem, já conquistou três títulos, inclusive um nacional. Desse modo, alguns dos atletas mais importantes da história do Aparecidense passaram por esses momentos. Veja abaixo a nossa lista com os maiores ídolos do time goiano.
5 – Nonato
Atuando pela Aparecidense em 2018 e 2019, foi o artilheiro do Campeonato Goiano com nove gols. Além disso, foi um dos responsáveis pela eliminação do Botafogo da Copa do Brasil, marcando o primeiro gol da partida. Até então, essa havia sido o maior momento em uma competição nacional do Camaleão. Com passagens em diversos clubes do Brasil, Nonato também jogou na Coreia do Sul e Japão.
4 – Alex Henrique
Com 67 gols, antes de iniciar o Brasileirão Série C 2023, Alex Henrique é o maior artilheiro da história do Aparecidense. O atacante chegou na equipe em 2018 e apenas saia por empréstimo, quando a equipe já não tinha mais jogos no segundo semestre. No entanto, desde 2021, fica ano inteiro no clube.
Assim, foi um dos destaques na conquista do primeiro título nacional do Camaleão, o Brasileirão Série D, em 2021. A boa campanha na 4ª divisão também garantiu o inédito acesso para a Série C. Ainda atuando pelo clube goiano, Alex Henrique tem grandes chances de aumentar ainda mais o seu número de gols pelo time.
3 – Wesley Matos
O zagueiro Wesley Matos foi o capitão em 2021, na conquista do título do Brasileirão Série D, sendo peça fundamental para o inédito acesso à 3ª divisão do Campeonato Brasileiro. Chegando no clube apenas naquele ano, já assumiu como capitão e um dos líderes do time. Ao todo, fez 49 jogos pela Aparecidense.
O jogador saiu do Camaleão depois do Campeonato Goiano de 2023, indo para o Botafogo-PB. Mas, mesmo ficando apenas dois anos no clube goiano, Wesley Matos conquistou a torcida, se tornando um ídolo.
2 – Tozin
O atacante teve duas passagens pela Aparecidense. A primeira aconteceu em 2015, quando teve 16 jogos e oito gols, terminando como artilheiro da equipe e levando o time para final. No entanto, o Camaleão perdeu o título para o Goiás. Ia jogar o Estadual pelo clube em 2016 novamente, mas foi negociado com o Najran, dos Emirados Árabes.
Retornou em 2017, fazendo 20 partidas pela equipe, com sete tentos feitos na temporada. Neste ano, contudo, a Aparecidense foi eliminada na semifinal do Campeonato Goiano.
1 – Pedro Henrique
Um dos maiores ídolos da Aparecidense, o goleiro tem mais de 150 jogos com o clube goiano. Chegou no Cameleão por empréstimo do Goiás em 2013. Nos anos seguintes, sempre atuou no time e era emprestado para outras equipes quando não tinha mais partidas no segundo semestre.
Presente na conquista do título da Série D, foi um dos destaques do clube naquela temporada. Além disso, é identificado com o clube e com os torcedores.