Nos mais de 100 anos da história, são diversos os ídolos do ABC, já que o time produziu grandes jogadores. Assim, há diversos ídolos ao longo da história do clube. No entanto, é importante lembrar que cada um tem seu gosto pessoal. Um jogador pode ser considerado o melhor por uns e não por outros.
Por isso, alguns nome podem não estar na nossa lista, mesmo sendo de extrema importância para a história da equipe. Desse modo, escolhendo apenas cinco grandes ídolos do ABC, confira os jogadores escolhidos e quais foram os seus feitos pelo time potiguar.
5 – Sérgio Alves
Com o costume de marcar gols contra o grande rival, o América-RN, Sérgio Alves está entre os maiores ídolos do ABC. Por fazer tantos tentos em clássicos, não apenas quando jogava pelo Alvinegro, o atleta recebeu o apelido de Carrasco. Assim, teve duas passagens pelo time potiguar, a primeira nas temporadas 1998 e 1999. Enquanto a segunda foi apenas em 2005, ficando apenas um ano.
Além disso, foi campeão estadual nos três anos em que esteve no ABC, se firmando como um ídolo.
4 – Ivan
Apelidado de O Terrível, o atleta passou pela categoria do ABC duas vezes. Assim, vindo da base, a primeira foi em 1995, estreando como profissional, e ficando até 2001. A segunda de 2005 a 2010, quando se aposentou como jogador. Nas duas passagens, foi campeão do Campeonato Estadual seis vezes, em 1995, 1997, 2005, 2007, 2008 e 2010. Com 102 gols, é o quarto maior artilheiro da história do clube.
Sendo um dos ídolos do ABC, Ivan tentou ser auxiliar-técnico no time, mas a carreira não foi para frente.
3 – Danilo Menezes
Uruguaio, o jogador até hoje mora em Natal, com sua família. Danilo Menezes chegou no ABC em 1973, vindo do Vasco da Gama. No clube, foi campeão do Campeonato Potiguar no mesmo ano em que ingressou no clube, além de 1976 e 1978, e das Taças Cidade do Natal de 1976 e 1978. Recebeu o apelido de Maestro e se aposentou no clube, em 1980, depois de oito anos jogando na equipe. Se identificando tanto com o ABC e com a sua torcida, Menezes se firmou em Natal.

2 – Jorginho
O maior artilheiro da história do ABC não podia ficar de fora da lista. Com 219 gols, foi campeão com o Alvinegro pelo Campeonato Potiguar 10 vezes. Sendo pentacampeão de 1958 a 1962 e tricampeão de 1953 a 1955. Ficou no clube por mais de 10 anos, começando em 1947, foram 500 jogos no time. Jorginho se aposentou jogando pelo clube de Natal, mas, antes, fez parte da Seleção Potiguar de 1959, conquistando o 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções da temporada.

1 – Alberi
Talvez de forma inquestionável, Alberi é um dos maiores ídolos do ABC. O jogador ficou por quase 10 anos no Alvinegro, onde conquistou o tetracampeonato do Campeonato Potiguar, de 1970 a 1973. Além disso, também ajudou o time a conquistar as Taças Cidade do Natal.
Ao todos, marcou 210 gols, sendo o segundo maior artilheiro do clube. Em 1972, recebeu o troféu “Bola de Prata“, organizado pela revista Placar. Até hoje, é a maior conquista individual que um atleta do ABC já ganhou. O clube homenageou o jogador nomeando o novo centro de treinamento de Alberi Ferreira de Matos.
