Top 10 clubes mais antigos do Brasil e do Mundo
Top 10 Brasil:
1º 19/07/1900 – Sport Club Rio Grande Rio Grande – RS:
Primeiro clube brasileiro em atividade a ser fundado e embora a data de fundação seja 19 de julho de 1900, o clube já jogava desde 1898.
2º 11/08/1900 Associação Atlética Ponte Preta Campinas – SP
3º 07/04/1901 Clube Náutico Capibaribe  Recife – Pernambuco
4º 22/05/1901* Esporte Clube Vitória Salvador – BA
OBS: Fundação do clube: 13/05/1899 (*) Data da primeira partida de futebol do clube (esse clube não foi fundado originalmente como time de futebol).
O Esporte Clube Vitória, conhecido apenas como Vitória, é um clube esportivo brasileiro sediado na cidade de Salvador, no estado da Bahia, e fundado em 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria, mudado para Sport Club Victoria, em 1903, portanto o seu primeiro jogo de futebol ainda foi ostentando o nome de Club de Cricket Victoria, e só finalmente em 1946 é que mudou para o atual nome.
Foi o primeiro clube social nacional a ser fundado apenas por brasileiros e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol, esporte no qual obtém maior destaque.
5º 14/07/1902 Esporte Clube 14 de Julho Santana do Livramento – RS
6º 21/07/1902 Fluminense Football Club Rio de Janeiro – RJ
7º 1/01/1903* Tuna Luso Brasileira Belém – PA:
Fundação do clube: 01/01/1903 (*) De origem portuguesa, surgiu como um conjunto musical, iniciando a sua trajetória esportiva apenas em 1906.
8º 15/09/1903 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense Porto Alegre – RS
9º 17/04/1904 Bangu Atlético Clube Rio de Janeiro – RJ
10º 12/08/1904 Botafogo de Futebol e Regatas Rio de Janeiro – RJ
***
Top 10 Mundo:
1º Sheffield FC – 1857:
O lado norte inglês tem um dos registros de inícios do futebol mais antigos durante o reinado da Rainha Victoria, quando a Inglaterra era um império colonial e o esporte mais conhecido era cricket. Foi ali que surgiu Sheffield FC em 1857, reconhecido pela FIFA como o clube de futebol mais antigo do mundo. O clube recebeu a mais alta honraria que uma equipe de futebol pode receber, a Ordem de Mérito da FIFA.
Como um clube amador, atualmente, disputa a primeira divisão da Northern Premier League South.
2º Hallam Fc – 1860:
Formado em 1860, este time de Yorkshire continua em atividade e tem um dos campos mais antigos de futebol do mundo, segundo informação de livros de recorde. Eles também venceram o primeiro torneio de futebol do mundo, conhecido como “Youdan Cup”, realizado em 1867, em Sheffield, Inglaterra. Atualmente, disputa a primeira divisão da Northern Counties East League.
3º Cray Wanderers – 1860:
Com base próxima a Orpington, em Kent, esta equipe foi originalmente composta de trabalhadores estrangeiros que jogariam uma partida de futebol durante o tempo de inatividade deles. O passo inicial foi localizado próximo de alguns arcos ferroviários. Uma das muitas raízes do futebol profissional. Atualmente, no futebol semi profissional, disputam a primeira divisão da Isthmian League North.
4º Fc Wanderers – 1860:
Formado de ex-alunos de escola, nas proximidades de Harrow, este clube tem a honra e prestígio de serem os primeiros vencedores da Copa da Inglaterra. Em 2009, após 120 anos de sua última partida de futebol, o clube ressurge em Londres com a proposta de jogar apenas amistosos amadores.
Atualmente, disputam a segunda divisão da Surrey South Eastern Combination Junior.
5º Stoke City – 1860:
O time de Premiership pode traçar suas raízes de volta a bem mais de cem anos, tendo sido formado em torno de meados do século XIX. O conhecido ex-jogador e técnico, Mark Hughes está no comando do time desde 2013, mantendo-se na primeira divisão do futebol inglês.
6º Worksop Town Fc – 1861:
O clube com sede em Nottinghamshire, é atualmente um dos clubes mais antigos do mundo sendo sexta posição. Eles disputam a Northern Counties East League, que equivale ao nível 9 no sistema de importância do futebol inglês. O apelido deles é de tigres com o animal sendo destacado em cima da escudo do clube.
7º Notts County Fc – 1862:
Atualmente, na competição League One e também um dos times mais antigos do planeta. Eles são na realidade os mais antigos do mundo inteiro, que realmente participam no esporte em um nível profissional, com aqueles que antes disso permanecendo em semi pro. Como o nome deles sugere, eles vêm de Nottingham (Inglaterra).
8º Brigg Town – 1864:
Os zebras podem ser encontrados jogando de The Hawthorns em Lincolnshire. É outro dos lados do norte da Inglaterra, que foram formados a partir de um espírito de comunidade, seja isso dos mineiros do carvão ou outros trabalhadores braçais. Isto é provavelmente a razão do esporte ser tão arraigado dentro da classe trabalhadora atualmente.
9º Nottingham Forest – 1865:
Desta vez começou a ver mais e mais times sendo formados com o esporte que crescia em popularidade. Perto de Notts County que foram formados alguns anos antes, esta equipe jogou a primeira temporada oficial deles em 1866. E certamente era muito diferente do jogo apresentado atualmente.
10°Sheffield Wednesday – 1867:
O clube localizado em Yorkshire (Reino Unido) foi anteriormente um clube de cricket. No entanto, uma vez que o verão tinha terminado, eles precisavam manter-se em forma, então decidiram criar um clube de futebol para solucionar este problema.
Após alguns anos, o clube de futebol cresceu mais e ficou mais popular. Eles jogam atualmente a segunda divisão inglesa e possui 4 titulos na Premier League, sendo Sheffield Wednesday décima posição nesta seleção, dos 10 clubes de futebol mais antigos do mundo.
***
Redação FNV
Um site destinado ao esporte que corre na veia da maioria dos brasileiros: O futebol! No nosso site você encontra tudo sobre o futebol, tanto nacional, quanto internacional, além de poder acompanhar nossos palpites e análises para os jogos da semana e as belas musas

Artigos Relacionados