Sport vence Bahia e respira na luta contra a degola da Série A (Foto: Divulgação / Twitter Sport Club do Recife)

Neste domingo 924), após três derrotas consecutivas, o Sport voltou a vencer pelo Brasileirão Série A diante do Bahia. Assim, no maior clássico nordestino, não apenas a rivalidade esteve presente, mas a briga contra a queda estava em jogo. Dessa forma, o meia Thiago Neves fez nevar novamente na Ilha do Retiro ao marcar um golaço de bicicleta que abriu os caminhos para os três pontos que tiraram o Leão da zona de rebaixamento.

No entanto, o poder de decisão de Thiago Neves não vem de agora. Isso porque, as últimas vitórias leoninas tiveram a marcar da principal contratação do Sport para a temporada 2020. Logo, foram assim nos triunfos recentes contra Fortaleza, Coritiba e Athletico-PR, ambas por 1 x 0 com gol do mei0-campista. Dessa forma, em entrevista após a partida, o jogador diminuiu o aspecto plástico do gol e ressaltou a importância da vitória no confronto direto:

Eu acho que acertei vários gols bonitos. Esse foi bonito mas também pela importância do gol. A gente precisava ganhar. O Sport depende muito de mim dentro de campo. Precisei me concentrar. O gol foi bonito, mas o meu pensamento é mais pela importância do que pela lindeza da jogada“, afirmou Thiago Neves.

Dessa forma, a vitória contra o Bahia fez o Sport saltar para a 14ª posição com 32 pontos, há três pontos do Tricolor de Aço, que abre a zona de rebaixamento. No entanto, o Leão segue empatado em pontos com Vasco e Fortaleza, mas ganha nos critérios de desempate. Apesar disso, vale ressaltar que baianos e cariocas tem um jogo a menos cada e cumprem essas partidas no meio desta semana diante do Corinthians e Palmeiras, respectivamente.

SPORT DE JAIR VENTURA

Outro que comentou a importante vitória foi o técnico Jair Ventura, criticado por parte da torcida devido as recentes derrotas para Palmeiras, Fluminense e, especialmente, Corinthians. Assim, completando cinco meses no comando do Sport, o treinador ressaltou a importância de alcançar esse tempo no Leão e que agora tem o “conhecimento total” do elenco:

A gente sabe da dificuldade do campeonato. Do equilíbrio. São muitos jogos. Vale ressaltar que faço cinco meses de Sport, então são 27 jogos onde tenho conhecimento total do elenco hoje. Por isso os treinadores pedem por mais tempo de trabalho, para a gente conhecer nossos jogadores, nosso elenco“, afirmou Jair Ventura.

Assim, a resposta veio após o seu Sport fazer o melhor segundo tempo em toda a temporada. Isso porque, o Leão teve imposição, domínio e variação de jogadas na etapa final, algo que fez a equipe marcar cinco gols na partida. No entanto, três desses, marcados pelo lateral Ewerthon, foram anulados por impedimento. Além de Thiago Neves, o zagueiro Iago Maidana marcou e definiu o placar em 2 x 0, a primeira vitória por mais de um gol de diferença no campeonato.

Vale lembrar que Jair Ventura chegou ao Sport para substituir Daniel Paulista ainda no início do Brasileirão Série A. Assim, estreou na derrota para o Coritiba, no Couto Pereira, por 1 x 0. Assim, de lá para cá, foram 27 partidas com nove vitórias, quatro empates e 14 derrotas. Dessa forma, o técnico possui 38,2% de aproveitamento e segue ainda em busca do principal objetivo da temporada: a permanência na elite.

Foto Destaque: Divulgação / Twitter Sport Club do Recife

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados