O Campeonato Brasileiro de 2023 promete ser um dos mais disputados da história, pelo equilíbrio entre as equipes e pela tradição de boa parte dos clubes que estarão presentes na competição. E os técnicos do Brasileirão são de altíssimo nível.
Dessa forma, o torneio pode ter um grande equilíbrio, visto a diversificação das características dos 20 técnicos que iniciam o torneio, fazendo com que cada clube tenha o seu próprio DNA.
Atribuído a isso, teremos 10 técnicos estrangeiros no pontapé inicial do Brasileirão, recorde em uma 1ª rodada da competição. Com isso, vamos conferir todos os técnicos do Brasileirão 2023!
Índice
Técnicos do Brasileirão: brasileiros
Ao todo, são 10 técnicos do Brasileirão de nacionalidade brasileira que inicia os trabalhos na edição 2023, sendo a maioria deles nomes bem conhecidos do torcedor brasileiro.
Athletico-PR
Começando pelo Athletico-PR, que tem Paulo Turra no comando técnico, substituindo nesta época o saudoso e vitorioso Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Na temporada, Turra já conquistou um título: o Campeonato Paranaense, derrotando a surpresa Cascavel na final.
América-MG
Outro clube que terá um comandante brasileiro é o América-MG, sendo Vagner Mancini o técnico. Desde a temporada passada no clube, Mancini faz um bom trabalho em 2023, levando o Coelho a final do Campeonato Mineiro, além de ter começado bem na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Corinthians
Depois de diversas mudanças no cargo, quem ocupa a posição de técnico do Cortinhians é Vanderlei Luxemburgo. O profissional conhece o campo como jogador, tendo começado na base do Flamengo. O último clube dirigido por Luxa é o Cruzeiro, tendo encerrado os trabalhos em 2021.
Atlético-MG
O clube que começou o ano com o argentino Eduardo Coudet sofreu uma mudança na segunda semana de junho: após rescisão contratual, Felipão se tornou o novo professor do clube. O contrato é válido até o fim de 2024, caso não haja rescisões ou extensões.
Santos e São Paulo
Além do Timão, os paulistas Santos e São Paulo também terão nomes brasileiros no comando técnico. O Peixe terá Paulo Turra e o São Paulo irá com Dorival Júnior, que assumiu pela segunda vez logo após a deixada de Rogério Ceni, e o treinador tem um contrato que se estende até o final de 2024.
Fluminense
O Fluminense, para muitos, tem o melhor treinador brasileiro da atualidade. Trata-se de Fernando Diniz, que conquistou seu primeiro título oficial de sua carreira nesta temporada, o Campeonato Carioca, com direito a goleada diante do arquirrival Flamengo. E com um futebol agradável de ser ver, o Tricolor das Laranjeiras é um dos favoritos ao título, muito por conta do trabalho de Diniz.
Impossível não amar Fernando Diniz pic.twitter.com/2LzKK81YiM
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 15, 2023
Grêmio e Internacional
No Rio Grande do Sul, temos Renato Gaúcho, pelo Grêmio, e Mano Menezes, pelo Internacional. A rivalidade dos clubes também estão entre seus treinadores, por “alfinetadas” durante o início desta temporada. Vale lembrar que mesmo com menos tempo de trabalho do que o rival, Renato Gaúcho venceu o Campeonato Gaúcho deste ano, diante do Caxias.
Vasco da Gama, Goiás e Coritiba
E para finalizar, temos o Vasco da Gama, com Maurício Barbieri, e o Goiás, com Emerson Ávila. Ambos os treinadores chegaram nesta temporada, e o primeiro oscila em seu trabalho. Já o segundo ainda segue sobre análise, após ter sido contratado antes do início da temporada do Brasileirão 2023, após desempenho inferior do Verdão com o antigo técnico no estadual. O Coritiba agora também conta com um brasileiro no comando: Antônio Carlos Zago.
Técnicos do Brasileirão: estrangeiros
Como falado anteriormente, nesta edição de Brasileirão teremos o recorde de treinadores estrangeiros: 10 ao todo, pelo menos neste início. Com isso, não tem como abrir esse assunto e não falar do atual campeão, o português Abel Ferreira, que pelo Palmeiras coleciona títulos, e busca em 2023 o bicampeonato do torneio.
https://twitter.com/SEPalmeirense_/status/1645169275806662657
Além de Abel Ferreira, outros seis treinadores portugueses estarão presentes neste início de Brasileirão, mostrando a força lusa no comando técnico dos principais clubes do país. São eles:
- Bahia – Renato Paiva
- Botafogo – Luís Castro
- Cruzeiro – Pepa
- Cuiabá – António Oliveira
- Red Bull Bragantino – Pedro Caixinha
Por outro lado, temos também três treinadores argentinos, completando a lista estrangeira da competição. Pelo Fortaleza, tem Juan Pablo Vojvoda, que está no clube desde 2021, e coleciona títulos e desempenhos históricos pelo clube, seja em ímpeto nacional ou internacional.
Por fim, temos o Flamengo, que até poucos dias atrás tinha um treinador português, Vitor Pereira, mas que nessa última sexta-feira (14) anunciou o argentino Jorge Sampaoli, que tem passagens pelo futebol brasileiro, por Santos e Atlético-MG.
https://twitter.com/TNTSportsBR/status/1647017531465400320