Vinícius Bergantin, atual técnico do CSA, começou sua trajetória em 2023 na equipe do Santo André. Por pouco, o Ramalhão não se classificou para as quartas de final do Campeonato Paulista. Porém, antes mesmo do fim da primeira fase da competição, o treinador saiu do time do ABC e aceitou o desafio de treinar o Azulino, que não estava bem na Copa do Nordeste e nem no estadual e precisava de uma reviravolta para se preparar corretamente para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.
O comandante falou com exclusividade ao portal Futebol na Veia sobre o momento do time e as projeções do clube para o restante da temporada. Com a decepção de não ter se classificado nem no Campeonato Alagoano, muito menos na Copa do Nordeste, restou ao CSA disputar de forma digna o Brasileirão, e neste momento, o time de Vinícius faz uma campanha regular e está de olho no G8, grupo dos times que vão se classificar para a próxima fase da competição nacional.
A equipe alagoana está na 12ª colocação, porém, está a apenas um pontinho da zona de elite do torneio. Com 12 pontos ganhos, o Azulino pode voltar ao grupo dos oito melhores caso vença o lanterna da competição, a Aparecidense de Goiás em casa.
A partida deveria ser realizada nesta segunda-feira (19), porém uma chuva torrencial que atingiu o Estádio Rei Pelé, em Alagoas, impediu a realização do certame e obrigou a transferência da data para esta terça-feira (20), às 20h (horário de Brasília). Caso vença, o CSA vai voltar ao G8, e seguir firme rumo à classificação para a próxima fase do Brasileirão Série C.
Quem acompanhou o momento do CSA no início da temporada, enxerga com surpresa o momento positivo do time no Campeonato Brasileiro, porém, Vinícius Bergantin faz questão de ressaltar que os resultados em campo são frutos do trabalho nos treinos e da administração feita pela diretoria do clube. Segundo o comandante, o time passa por um processo de reconstrução após um início de ano bem conturbado. Porém, a ida até a terceira fase da Copa do Brasil foi importante para dar confiança ao grupo e garantir um recurso financeiro importante ao clube. O clube alagoano foi eliminado nos pênaltis para o Internacional.
“Estamos aqui para realizar essa reconstrução, realmente foi um começo de ano bem conturbado. Com a desclassificação no estadual, e na Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil estávamos muito bem, e infelizmente só os pênaltis contra o o Inter que nos eliminou. Acabamos falhando ali, porém nós fizemos dois grandes jogos contra o time gaúcho, já tinhamos feito um grande jogo contra o Brusque e passado a primeira fase contra o Tuna Luso, a Copa do Brasil foi importante para resgatar um pouco dessa moral do clube em todos os sentidos”. Afirmou Bergantin.
Azulão conta com força máxima e técnico Vinícius Bergantin exalta planejamento de pontuar todas as rodadas.#futebol #sériec #csa https://t.co/lgrqwTlMH5
— Tribuna Hoje (@tribuna_hoje) June 11, 2023
Treinador do CSA falou sobre o equilíbrio do Campeonato Brasileiro Série C
Apenas um ponto separa o CSA do G8 do Brasileirão Série C. Sendo assim, caso vença a Aparecidense na noite desta terça-feira, o time alagoano dará um salto importante e poderá ficar mais tranquilo na tabela de classificação. Além disso, um resultado positivo diante do time goiano será importante para acalmar os ânimos do torcedor, que nas últimas semanas tem cobrado da equipe uma postura mais propositiva em campo. Inclusive, nas redes sociais, o torcedor do Azulino não tem concordado com a postura do time em campo.
O CSA tem adotado um esquema de jogo mais reativo, buscando o contra-ataque como principal forma de atacar os adversários, porém Vinícius Bergantin afirma que o time está evoluindo, e os resultados em campo começaram a aparecer. Além disso, o treinador foi enfático ao dizer que o Brasileirão Série C é um campeonato muito equilibrado, sendo que na primeira fase e na segunda, as coisas mudam muito e o momento é de buscar permanecer no grupo da frente para buscar a classificação, e lutar por coisas ainda maiores na sequência da competição.
Eu costumo falar que a gente tem que estar sempre no bolo ali né? No G8 se conseguirmos subir ao G4 melhor ainda. A classificação é um processo. Ninguém vai subir na quinta, na oitava, na décima rodada porém temos que buscar estar próximo ali, no bloco da frente para buscar classificar. São dois campeonatos diferentes. A primeira fase e depois o quadrangular final, estamos trabalhando forte pra isso. O grupo de atletas entende muito a necessidade e estão trabalhando forte para isso juntamente com a comissão técnica então, estamos muito concentrados para conseguir este objetivo.
O próximo jogo do CSA no Campeonato Brasileiro da Série C após o confronto diante da Aparecidense será contra o time do América-RN, em casa, no Estádio Rei Pelé, na próxima quarta-feira (28), às 20h (horário de Brasília).