Exclusiva! Daniel Paulista, técnico do CRB fala sobre vitória histórica sobre o Guarani

O CRB venceu o Guarani pelo placar de 1 × 0 em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Foi a primeira vitória do time alagoano sobre o Bugre jogando em Campinas na história entre os dois times. O gol da partida foi marcado pelo zagueiro Anderson Conceição, na marca dos 13 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio feita por Juninho, que encontrou o defensor no meio da área, que subiu bonito, para vencer o goleiro Tony, e abrir o marcador diante do Bugre.

A partida foi marcada por muita emoção, e chances perdidas por parte do Guarani, principalmente no primeiro tempo. Isaque teve duas boas chances, uma de cabeça, e outra cara a cara com o goleiro Diogo Silva. Marcando forte, e aproveitando a saída em velocidade, o time do CRB soube neutralizar com muita eficiência o ataque bugrino, e conquistou um resultado importante. Daniel Paulista, técnico do Galo, fez sua reestreia no banco de reservas do time alagoano e falou sobre a estratégia de jogo utilizada, e sobre o histórico resultado com exclusividade ao portal Futebol na Veia.

Daniel inicia dizendo sobre a escolha pela estratégia de jogo focando mais em marcar, tendo em vista as opções do elenco, que vive alguns problemas de lesões, e também o momento da equipe. Até o confronto diante do Guarani, o CRB era o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro da Série B, e vinha de uma sequência de três jogos sem vitória. Para o treinador, tudo foi treinado e planejado desde o primeiro dia de trabalho, e feito com base nas características de jogo do time bugrino.

“Com relação à parte tática do jogo, bom nós montamos uma estratégia eh que já ficou definida desde o do primeiro dia de trabalho já na segunda-feira, já começamos a trabalhar em cima disso no primeiro dia da semana porque entendíamos que eh era o melhor para o nosso momento né? O momento onde a equipe vem vinha fragilizada por maus resultados uma falta de confiança, personalidade, coletivamente a equipe não conseguia ser contundente tanto no setor defensivo quanto no setor ofensivo e para enfrentar um guarani que é uma equipe altamente técnica e muito ofensiva, principalmente jogando dentro de casa. Então decidimos que tínhamos que montar um bloqueio, principalmente no setor ali em frente a nossa área defensiva que quando tivéssemos a bola tentar com algumas transições e também nas bolas paradas eh surpreender a equipe do Guarani“, disse o treinador.

Técnico do CRB fala sobre lesões do time e sobre voltar ao Brinco de Ouro

Se defensivamente o time do CRB demonstrou uma aplicação tática importante para vencer o Guarani pela primeira vez em Campinas, quando o assunto era atacar, o Galo tinha certa dificuldade. Por conta de algumas ausências importantes, como a do artilheiro Anselmo Ramon, Daniel Paulista trabalhou sua equipe com base nas opções disponíveis no elenco.

Sendo assim, o time treinou forte para se dedicar muito à marcação quando não tinha a bola, e quando a recuperava, acelerava as transições para pegar a defesa bugrina desprevenida, além disso, a bola parada foi o maior trunfo do time alagoano na partida. Em cobrança de escanteio, muito treinada pelo treinador, o Galo conseguiu o gol que precisava para assegurar a importante vitória.

“Tínhamos também uma dificuldade que o nosso setor ofensivo nós estamos com vários jogadores no departamento médico, e isso também dificulta porque diminui a quantidade de atletas a disposição e  também  nos impossibilita de utilizar atletas de diferentes características. Então apostamos nessa situação de jogar em transição, jogar em bola parada e acredito que foi a a melhor opção. Vencemos o jogo numa jogada de bola parada ensaiada, treinada e no restante da partida, lógico que em alguns momentos, principalmente nos primeiros quinze minutos o Guarani foi superior no aspecto de que conseguiu criar boas oportunidades, mas após o gol o CRB encaixou bem a marcação como já prevíamos e havíamos trabalhado e o Guarani teve a posse de bola mas não conseguiu traduzir essa posse de bola em em grandes finalizações”, disse Daniel Paulista.

O treinador do CRB foi um dos profissionais que mais dirigiu o Guarani na última década. Entre 2021, e 2022, Daniel Paulista esteve à frente do time que quase subiu para a 1ª divisão do Brasileirão em 2021, foi o melhor ataque da Série B naquele ano, e não conquistou o acesso por detalhes. Para Daniel, voltar ao Brinco de Ouro é sempre muito gratificante, e prazeroso. Apesar de neste último compromisso ter voltado a Campinas como adversário, estar no campo do Guarani é sempre importante ao treinador do Galo Alagoano.

“Voltar ao brinco de ouro, mesmo nessas circunstâncias, com uma equipe adversária, é sempre um prazer, é um lugar onde eu fui muito feliz. Tive uma passagem pelo Guarani de Campinas, talvez a passagem mais longa de um treinador até na última década com resultados expressivos, boas campanhas. Um trabalho de praticamente um ano à frente do clube, a gente sabe a dificuldade que é. Então sempre quando voltamos a Campinas, é um motivo de muita satisfação e alegria”, finalizou.

O CRB volta ao campo pelo Campeonato Brasileiro da Série B nesta quarta-feira (7). O Galo enfrenta o time do Mirassol, às 21h30, no Estádio Rei Pelé, nas Alagoas, e caso vença o Leão, poderá sair da zona de rebaixamento da competição, já que a Chapecoense foi derrotada pelo Vila Nova, nesta terça-feira (6), pelo placar de 1 × 0.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.