Superliga esquenta com San Lorenzo na cola do líder Boca Juniors

O Boca Juniors ainda é o líder isolado, porém já não tem mais aquela folga na pontuação. O San Lorenzo e o Unión de Santa Fé estão na cola e podem alcançar o Xeneize. A 11ª rodada da Superliga Argentina começa nesta sexta-feira (01/12/17) e termina na segunda-feira. Vale lembrar que o jogo entre o San Lorenzo e o Tucúman, da 12ª rodada, foi adiantado para esta quinta-feira, pois o Tucúman fará a decisão da Copa Argentina contra o River Plate no dia 09 de dezembro.

Sexta-feira (01/12/17)

Unión de Santa Fé x Belgrano (Estádio 15 de abril, 18H, horário de Brasília)

O Unión de Santa Fé vem fazendo um bom campeonato, mantendo-se na parte de cima da tabela desde o início da Superliga. Em terceiro lugar, com 21 pontos, os tatengues querem chegar no Boca Juniors, que tem 24 pontos. Para isso, precisam vencer o Belgrano, que está em nono lugar, com 16 pontos. O jogo não será fácil, porque os visitantes têm a chance de ultrapassar o arquirrival cordobenho Talleres e ainda ficar perto da zona de classificação para a Libertadores.

Defensa y Justicia x Godoy Cruz (Estádio Noberto Tito Tomaghello, 20h15, horário de Brasília)

Confronto direto: embalado com três vitórias consecutivas, o Defensa y Justicia é o 11º colocado, com 15 pontos, o último time da zona de classificação para a Sul-Americana. Se o Defensa vencer o Godoy Cruz, passa o rival que é o oitavo colocado, com 17 pontos, e encostaria entre os cinco primeiros. Já os visitantes estão a três jogos invictos, com duas vitórias e um empate, e querem manter o sonho de competirem de novo na Libertadores em 2018. O Godoy Cruz tem um jogo a menos por conta da partida adiada contra o Lanús, na rodada anterior.

Huracán x Patronato (Estádio El Palacio, 22h30, horário de Brasília)

Um dos clubes tradicionais da Argentina, o Huracán recebe o Patronato e pretende engatar o sétimo triunfo na Superliga. “El Globo”, que é pentacampeão argentino, está na quarta colocação, com 20 pontos, e pode ficar a um ponto do Boca se vencer a partida. Numa situação completamente oposta, o Patronato é o 20º colocado, com 11 pontos, e está com o sinal alerta ligado. A equipe rubro-negra é a primeira fora da zona de rebaixamento, que segue os critérios do promedio (média de pontos das últimas quatro temporadas).

Sábado (02/12/17)

Argentino Juniors x Temperley (Estádio Diego Armando Maradona, 18h, horário de Brasília)

O Argentino Juniors tenta se reencontrar na Superliga. O Bicho Colorado vem de três derrotas consecutivas. Diante de sua torcida, o time que revelou Maradona pega o modesto Temperley, que figura na parte de baixo da tabela e briga para não cair. Argentino Juniors está na 15ª posição, com 13 pontos. Já o Temperley é o 25º colocado, com oito pontos.

Olimpo x Chacharita (Estádio Roberto Natalio Carminatti, 18h, horário de Brasília)

Duelo dos desesperados: Olimpo e Chacharita estão na 27ª e 26ª posição, respectivamente, ambos com seis pontos. A situação no promedio não está nada fácil, principalmente para o Chacharita, que é o pior time na tabela de descenso, com a média de 0,600 pontos. Já o Olimpo tem 1.081 e hoje também estaria rebaixado.

Independiente x Rosario Central (Estádio Libertadores da América, 20h15, horário de Brasília)

O foco total do Independiente é a Sul-Americana. O Diablo Rojo derrotou o Libertad por 3 a 1, nesta terça-feira (28/12/17), e se garantiu na final do torneio continental. A equipe da cidade Avellaneda deve ir com o time reserva para enfrentar o Rosario Central, que precisa melhorar na classificação. O maior campeão da Libertadores, o Independiente, é o sétimo colocado, com 18 pontos. Já os canallas estão na 23ª posição, com 10 pontos, e podem ultrapassar o arquirrival Newell’s Old Boys.

Newell’s Old Boys x Racing (Estádio Marcelo Bielsa, 22h30, horário de Brasília)

O Newell’s Old Boys foi punido pela Associação de Futebol Argentino (AFA) por pendências de pagamentos com jogadores. A AFA irá descontar três pontos do time da cidade de Rosário no final da Superliga. O rubro-negro foi o primeiro clube a ser punido por motivos econômicos na Argentina. A diretoria do Newell’s disse que vai recorrer. Os leprosos estão na 18ª colocação, com 12 pontos (com a punição, caem para a 23ª posição). O Racing está com 12 pontos e busca se aproximar dos 11 primeiros colocados, visando vaga na Sul-Americana de 2018.

Domingo (03/12/17)

Talleres x Estudiantes (Estádio La Boutique de Barrio Jardín, 18h, horário de Brasília)

Esta é a segunda temporada consecutiva do Talleres na elite do futebol argentino. “La T” vem fazendo uma boa campanha e almeja uma vaga na Libertadores. O clube cordobenho, que conta com o volante e capitão Guiñazu, está no sexto lugar, com 18 pontos. O Talleres enfrenta o tradicionalíssimo Estudiantes, que está na 14ª colocação, com 14 pontos.

Tigre x San Lorenzo (Estádio Monumental Victoria, 18h, horário de Brasília)

O Clube Atlético Tigre não vive um bom momento, conseguiu apenas uma vitória na Superliga. Vai ser difícil para os donos da casa pararem o San Lorenzo, que vem numa ascensão e agora sonha com o título. Apesar de estar na 24ª posição, com oito pontos, o Tigre não está tão pressionado com o rebaixamento, pois tem 1.220 pontos no promedio (o primeiro dos quatro últimos da tabela de descenso é o Olimpo, com 1.081). Já o time do Papa é o segundo colocado, com 21 pontos, e segue pressionando o Boca Juniors, que está três pontos na frente. Antes do duelo contra o Tigre, o San Lorenzo enfrenta o Tucumán nesta quinta-feira (30/12/17), partida antecipada da 12ª rodada, por causa da final da Copa Argentina entre Tucumán e River Plate no dia 09 de dezembro.

Boca Juniors x Arsenal de Sarandí (La Bombonera, 20h15, horário de Brasília)

Duo que nunca caiu: o Boca Juniors e o Arsenal de Sarandí são as únicas equipes que nunca foram rebaixadas no Argentino. Só que a situação do Arsenal nesta temporada está delicada e vai ser difícil escapar da degola. El Arse é o segundo pior time na tabela de descenso, com média de 1.000 pontos.

Depois de vencer o superclássico contra o River Plate, o líder Boca Juniors não triunfou mais. Foram duas derrotas: contra o Racing por 2 a 1 em La Bombonera (quebrou o 100% do Boca na Superliga); e 1 a 0 para o Rosario Central fora de casa. Além disso, o técnico Schelotto perdeu o artilheiro Benedetto, que rompeu os ligamentos do joelho direito. Em primeiro lugar, com 24 pontos, o Xeneize precisa vencer o lanterna Arsenal de Sarandí para não deixar o San Lorenzo e o Huracán encostarem.

Gimnasia La Plata x River Plate (Estádio Del Bosque, 22h30, horário de Brasília)

O River Plate está sendo alvo de chacota dos rivais, principalmente dos xeneizes. Os millonarios foram eliminados da Libertadores, de maneira “vexatória”, pelo Lanús; perderam o superclássico e acumulam quatro derrotas nas últimas cinco partidas na Superliga. A vitória diante do Gimnasia é a única coisa que interessa ao River, para amenizar um pouco a má fase. O River Plate é 12º colocado, com 15 pontos. O Gimnasia é o 22º, com 10.

O técnico Gallardo ainda tem uma chance de salvar o ano dos millonarios se for campeão da Copa Argentina. A decisão é contra o Tucumán no dia 09 de dezembro. O contrato de Gallardo termina no final do ano e a diretoria ainda não definiu o futuro do treinador em Monumental de Nuñez. É importante salientar que o River Plate terá eleição para presidente no dia 03 de dezembro. Atual presidente e favorito, Rodolfo D’Onofrio concorre com Leonardo Barujel, Carlos Trillo e Antonio Caselli.

Segunda-feira (04/12/17)

Lanús x Vélez Sarsfield (Estádio La Fortaleza, 18h, horário de Brasília)

O Lanús ocupa a 20ª posição, com 12 pontos, e vem de três derrotas consecutivas. O Granate priorizou a reta decisiva da Libertadores e tem entrado com os reservas. Inclusive, tem um jogo a menos na Superliga (Godoy Cruz x Lanús, da rodada anterior, foi adiado a pedido da diretoria do grená). O time do técnico Jorge Almirón foi vice da Libertadores ao ser derrotado pelo Grêmio por 2 a 1, diante da torcida argentina, nesta quarta-feira. Ficou um sentimento de frustração para o Grená, que fez uma campanha surpreendente, mas foi bem inferior aos gaúchos no jogo de volta da decisão.

O Vélez pode aproveitar esse fator e arrancar uma vitória em La Fortaleza, para começar uma recuperação na Superliga. Com quatro derrotas nas últimas cinco partidas, o Vélez, que é considerado o novo grande argentino pelos títulos conquistados recentemente, vem fazendo uma temporada muito abaixo da expectativa.

Atlético Tucumán x Atlético Colón (Estádio Monumental José Fierro, 20h15, horário de Brasília)

Os Atléticos se enfrentam, mas com objetivos diferentes. O Tucumán quer ficar perto dos 11 primeiros colocados, mirando a Sul-Americana. A equipe albiceleste está na 16ª colocação, com 13 pontos, e tem a decisão da Copa da Argentina contra o River no dia 09 de dezembro. Já o Colón anseia se manter no G5 e ainda se aproximar do líder. Os sabaleros estão na quinta posição, com 20 pontos.

San Martín x Banfield (Estádio Ingeniero Hilario Sánchez, 22h30, horário de Brasília)

Confronto direto: em 13º lugar, com 14 pontos, o San Martín pode passar o Banfield, que é o nono colocado, com 16, e entrar na zona de classificação para a Sul-Americana. Na última partida, em casa, o San Martín perdeu por 3 a 1 para o San Lorenzo. O Verdinegro quer reconquistar a confiança da torcida jogando no seu estádio.

CLASSIFICAÇÃO

Superliga esquenta com San Lorenzo na cola do líder Boca Juniors

Redação FNV

Redação FNV

Um site destinado ao esporte que corre na veia da maioria dos brasileiros. Aqui, você encontra notícias, palpites, e tudo sobre o futebol nacional.