Sport

Após a renovação do técnico Guto Ferreira na última semana, o Sport segue a todo vapor a renovação do elenco para 2020, ano em que volta a disputar várias competições no primeiro semestre. Assim, já havia acertado as contratações do goleiro Carlos Eduardo, destaque do Brasil de Pelotas, e do meia Betinho, ex-Figueirense. Recentemente, o clube anunciou a renovação de contrato com o atacante Yan, a dispensa de três atletas e a contratação gringa do uruguaio Kevin Méndez, de 23 anos, ex-Roma.

RENOVAÇÃO DE YAN

Emprestado pelo Palmeiras, Yan chegou ao Sport durante a parada para a Copa América e nos amistosos de preparação contra o CSA demonstrou potencial. Na Série B, apresentou bom rendimento deixando boa impressão para comissão técnica e diretoria. Assim, uma renovação de contrato era esperada na Ilha do Retiro. Logo, o atacante, de 21 anos, disputou 16 partidas pelo Leão, em uma delas marcou o gol de empate em 1 x 1 contra o Guarani, pela 13ª rodada. Dessa forma, mesmo alvo de outros clubes brasileiros e do exterior, o empresário de Yan, Leonardo Casula, assegurou prioridade ao clube pernambucano.

EMPRÉSTIMO DE WESLEY RIBEIRO

À procura por fortalecer o setor ofensivo ganhou um novo nome: Wesley Ribeiro. O atacante de 20 anos, pertencente ao Palmeiras, mas que atuou pelo Vitória-BA nessa Série B é a bola da vez no Sport. No entanto, as negociações ainda não avançaram a contento, porque o clube palmeirense não costuma emprestar dois jogadores da mesma posição, já que o Leão detém Yan. Apesar disso, os dirigentes leoninos ainda apostam em um final feliz devido os atletas atuarem em lados opostos do campo.

Assim, Wesley Ribeiro iniciou a carreira como profissional no clube baiano, em 2019. Logo, disputou 28 partidas, sendo 26 como titular da equipe do técnico Geninho, e marcou cinco gols. Antes de chegar em Salvador, havia jogado apenas na base do Palmeiras. No Sport, o atacante chegaria para brigar por espaço com Yan, Elton, Juninho e Pablo Pardal, os dois últimos formados na base rubro-negra. Além deles, o clube pernambucano busca a renovação de Hernane Brocador, artilheiro do Leão na temporada com 23 gols.

SPORT DISPENSA TRÊS ATLETAS

O processo de reformulação de elenco não conta apenas com a chegada de reforços e a renovação com destaques, passa também por dispensas. Assim, já é certo que três jogadores não seguirão no Sport para 2020. São os casos do goleiro Lucas, do lateral direito Norberto e do meia Pedro Carmona. O executivo de futebol, Lucas Drubscky, falou sobre os dispensados:

Avaliamos a temporada, além do que achamos que vai ser a Série A. Foram muito importantes aqui. Lucas passou por todas as categorias da base, até chegar na equipe de cima. Norberto e Carmona nos ajudaram no acesso. Entretanto, alguns são escolhidos para ficar, outros não“, disse o dirigente leonino.

Dessa forma, o goleiro Lucas é cria da base do Sport, mas com as ascensões de Maílson e Luan Polli durante a temporada e a contratação de Carlos Eduardo, perdeu espaço no elenco. Enquanto que Norberto e Pedro Carmona fizeram um bom ano no Leão. O lateral direito foi titular em boa parte da campanha do acesso e o atacante entrava bem nos jogos, participando de 12 partidas na Série B, com dois gols e três assistências.

APOSTA GRINGA NA ILHA DO RETIRO

Ainda falta a assinatura do contrato, mas tudo leva a crê que o meia uruguaio Kevin Méndez será o novo reforço do Sport para 2020. Pois, o atacante de 23 anos é esperado para desembarcar no Recife no próximo dia 16 de dezembro. O vínculo prevê um contrato de produtividade e renovações automáticas caso atinja as metas estipuladas pelo clube. Inicialmente, fica no Leão até a metade do próximo ano, mas pode se estender até o final de 2021. Sobre o atleta, o direito de futebol leonino, Wanderson Lacerda, falou:

A nível de meio campo, ele é o primeiro jogador que a gente está trazendo. É uma aposta. Ele já tem rodagem europeia, ms jogador que chega aqui leva um tempo para adaptação. Por isso que temos engatilhado um contrato. Se for bom, fica“, afirmou.

Outro que se pronunciou sobre a vinda do meia foi o técnico do Sport, Guto Ferreira:

É um jogador mais ou menos com o perfil dos que chegaram aqui no início do ano, Ezequiel e Leandrinho. É um jogador que teve seu destaque. Que não efetivou no profissional e que está se perdendo ai e vai ter um espaço pra tentar mostrar algo. Se conseguir mostrar, vamos ter um grande jogador, porque potencial existe“.

Assim, o jogador soma passagens por clubes da Itália, da Suíça e pelo Peñarol, do Uruguai. Além disso, chegou a ser convocado para o Mundial Sub-17 e Sul-Americano, em 2013, e o Mundial Sub-20, em 2015. Ele estava no Karpaty, da Ucrânia, por onde atuou em 14 partidas, mas não marcou gols.

Foto Destaque: Reprodução / Alexandre Gondim / NE10

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados