Sport paga débitos com Sporting e CNRD e aguarda liberação de inscrições na CBF

Apesar do empate, no último domingo (14), no Clássico das Multidões, para o Santa Cruz, a semana começou positiva nos arredores da Ilha do Retiro. Isso porque, o Sport concluiu o processo de pagamento de duas de suas principais dívidas que ameaçavam com perda de pontos, rebaixamento e proibição de inscrição na CBF. Assim, no final da tarde, em suas redes sociais, o Leão comunicou que quitou o débito com o Sporting, de Portugal, e pagou a CNRD/CBF.

DÉBITOS DO SPORT NA CNRD

A bem da verdade, a dívida acumulada na Câmara Nacional de Resolução de Disputas dizia respeito a três ex-jogadores do Sport. Dessa forma, foram os casos dos atacantes Marquinhos e Leandro Pereira, e do goleiro Agenor. Como resultado, o montante do débito era de cerca de 1 milhão de reais e rendeu punição junto à CNRD com a proibição de inscrição de novos jogadores.

Após o pagamento, o Sport enviou o comprovante do pagamento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, a entidade deve encaminhar o documento para os escritórios respectivos ainda nesta segunda-feira, com um prazo de 24 horas para se atestar a quitação. Dessa forma, é esperado que o Leão volte a poder inscrever os jogadores contratados nesta temporada e regularize as renovações de alguns de seus principais atletas. Em comunicado em seu site oficial, o clube confirmou a transação:

Dessa forma, o débito em relação ao atacante Marquinhos correspondia a cerca de 300 mil reais e um acordo foi feito em abril de 2020. No entanto, até outubro, apenas parte das parcelas haviam sido pagas a uma empresa que intermediou a contratação do jogador. Enquanto que a dívida com o também atacante Leandro Pereira era superior a 200 mil reais e igualmente contraída junto a uma empresa de intermediação. Já no caso do goleiro Agenor, a ação total valia quase 2 milhões de reais, mas foi desmembrada em dois processos. No que corria na CNRD, o saldo era de 420 mil reais.

DÍVIDA NO CASO ANDRÉ

Por fim, em relação ao Sporting, de Portugal, a dívida se originou da contratação do atacante André, em 2017. Assim, na ocasião, o Sport adquiriu 50% do direitos do jogador, mas desde então não pagou. Apesar disso, o centroavante ficou no Leão por um ano e, ao final da temporada, foi artilheiro e fundamental na permanência na Série A. Como resultado, o Grêmio comprou o atleta no início de 2018.

Ainda mais, em maio de 2020, o Sport recebeu ordens de pagamento da FIFA e buscava formas de pagamento junto ao Sporting, de Portugal. Inicialmente, a diretoria leonina ofereceu uma quitação parcelada ou a concessão dos direitos do atacante Juninho e do zagueiro Adryelson. No entanto, sem acordo, os portugueses consideraram o Leão mau pagador e exigiam a quitação à vista da quantia.

Portanto, após quase quatro anos, o Sport divulgou uma nota onde informa que quitou os 9 milhões de reais da dívida com o Sporting. No entanto, até o momento, os portugueses não confirmaram o pagamento. Em relação a quitação, o presidente em exercício do Leão, Carlos Frederico, comentou:

Uma soma importante, que se soma aos R$ 40 milhões nós pagamos em 2019 e 2020 de dívidas herdadas de gestões passadas, mas que estão dentro de nosso planejamento de recolocar o Sport nos trilhos e reduzir seu passivo ao máximo, dia a dia, para que a gente possa, assim, poder executar planejamento nosso planejamento no futebol“, afirmou o mandatário do Leão.

Foto Destaque: Divulgação/Marlon Costa/Pernambuco Press

Ricardo do Amaral

Ricardo do Amaral

"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 29 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."