A temporada 2020 ainda não acabou para o Sport, que segue na briga contra o rebaixamento no Brasileirão Série A. No entanto, no final deste mês, 2021 iniciará, de fato e de direito, para o Leão com a estreia na 3. Assim, nesta quinta-feira (4), houve o sorteio dos grupos do Nordestão e o Rubro-Negro conheceu seus adversários e a chave em que estará presente no maior regional do Brasil.
CAMINHO DIFÍCIL PARA O SPORT
Dessa forma, em reunião no Rio de Janeiro, a CBF sorteou dos grupos da Copa do Nordeste e o Sport caiu no Grupo B. Logo, ao seu lado, disputará quatro vagas para as quartas de final contra Vitória-BA, Fortaleza, CSA, Botafogo-PB, Salgueiro, ABC e Altos-PI. Enquanto que no Grupo A ficaram Bahia, Ceará, Santa Cruz, CRB, Sampaio Cõrrea, Treze, Confiança e 4 de Julho-PI, todos adversários do Leão na primeira fase.
Isso porque, repetindo a fórmula dos anos anteriores, a Copa do Nordeste dividiu os 16 clubes em grupos de oito times cada. Assim, as equipes de um grupo enfrentam em jogos apenas de ida os clubes do outro. Para viabilizar a maior quantidade de clássicos possíveis já na primeira fase, os times de um mesmo estado foram alocados em grupos distintos.
Enquanto que a única exceção a regra é Pernambuco, que tem três participantes, Sport, Santa Cruz e Salgueiro, nesta edição. Inclusive, o Carcará, atual campeão pernambucano, esteve envolvido em uma confusão. Após pedir desistência da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, por dificuldades financeiras, o clube recuou da decisão e vai disputar ambas as competições.
https://twitter.com/sportrecife/status/1357351842141917186
EM BUSCA DO TETRA
Em seguida, depois da primeira fase, os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, em jogos únicos, assim como as semifinais. Logo, apenas a final, agendada para 1 e 8 de maio ocorrem em jogos de ida e volta. Vale lembrar que na edição passada, por conta da pandemia da Covid-19, a fase final foi disputada em sede única, na Bahia, e teve o Ceará como bicampeão da Copa do Nordeste. Para 2021, a estimativa de prêmio é de 3,56 milhões de reais ao campeão.
Na disputa, o Sport vai em busca do tetracampeonato do Nordeste em 2021. Isso porque, o Leão é o segundo clube com mais títulos na competição tendo sido campeão em 1994, 2000 e 2014. Além disso, esta será a segunda vez seguida que o Rubro-Negro participa do regional. Pois, ficou dois anos afastado por decisão da diretoria executiva comandada à época pelo então presidente Arnaldo Barros.
Foto Destaque: Reprodução / Aldo Carneiro / Pernambuco Press


