Em suma, a clássica camisa 4 é bastante usada pelos zagueiros. Portanto, o chamado “quarto zagueiro”, normalmente, é o jogador com mais recursos técnicos, tendo boa saída de bola e desarmes limpos, além da classe de um grande defensor. Assim, o Futebol na Veia traz um top-5 de nomes que marcaram essa posição durante o período do campeonato disputado no formato atual:
TOP-5 CAMISAS 4
Dedé
Portanto, o 63º brasileiro mais importante da história (em pesquisa feita pelo SBT em 2011) marcou o futebol jogando pelo Vasco da Gama e Cruzeiro. O zagueiro, que começou no Volta Redonda, teve passagem grandiosa no time do Rio de Janeiro, conquistando uma Copa do Brasil e um vice do Brasileirão. Dedé se tornou ídolo rapidamente. Dessa forma, com suas apresentações, chegou à Seleção Brasileira. Em 2013, se transferiu para o Cruzeiro, onde foi bicampeão brasileiro, em um time que marcou a história das competições de pontos corridos.
Cris
Em suma, o zagueiro vem das divisões de base, onde foi campeão brasileiro em 1998. Após isso, chegou no Cruzeiro no ano seguinte, desempenhando um grande futebol e se tornando campeão diversas vezes. Portanto, em 2003, fez parte do histórico time dos 100 pontos, campeão da tríplice coroa (Brasileiro, Mineiro e Copa do Brasil). Cris é considerado o melhor zagueiro do século no Cabuloso, na frente de nomes como Dedé e Edu Dracena. Por isso, jogou também no Lyon, da França, onde foi campeão francês por quatro vezes, além de disputar a Copa do Mundo de 2006.
Ronaldo Angelim
Decerto, o autor do gol do título do Rubro-Negro em 2009, o zagueiro é considerado ídolo pela torcida carioca. Portanto, Angelim jogou por cinco anos no clube, e ganhou, além do Brasileirão de 2009, a Copa do Brasil em 2006. O clássico camisa 4 era extremamente competitivo e não desistia em nenhuma jogada. Por isso, virou música nas arquibancadas do Maracanã. Angelim também defendeu o Fortaleza, onde se aposentou em 2013.
Lugano
Em suma, o uruguaio marcou época em uma defesa que tomava poucos gols no São Paulo. Por isso, marca o top-5 dos melhores camisas 4. Marcado pela raça dentro de campo, Lugano é ídolo da torcida. No Tricolor Paulista, ganhou a Libertadores e Mundial de 2005. Capitão e referência dentro e fora de campo, o zagueiro não jogou o campeonato inteiro (11 rodadas em campo). Entretanto, esteve na sequência de sete vitórias do São Paulo, que colocou a equipe nas primeiras posições. Portanto, acabou sendo campeão do time de 2006, o primeiro título do tri. Decerto, disputou duas Copas do Mundo (2010 e 2014), além de levantar a taça da Copa América de 2011.
https://www.youtube.com/watch?v=Km7Fa6BhQCU
Gustavo Gómez
Em suma, o defensor paraguaio é um dos jogadores mais adorados da torcida do Palmeiras atualmente. Contratado em 2018, Gómez já levantou o Brasileiro de 2018, a Copa do Brasil e a 19-20 pela revista Placar, além de estar na seleção da Libertadores de 2020. Portanto, Gómez hoje também é capitão de sua seleção, Paraguai, além de ter sido titular absoluto nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2020. Além disso, disputou as Copa de América de 2016 e 2019.
https://twitter.com/Palmeiras/status/1366387755111047175
Foto destaque: Reprodução/ Ivo Gonzalez


