Seleção Brasileira: como chega a equipe canarinho para a Copa do Mundo de 2022?

A Seleção Brasileira sempre foi sinônimo de grandes jogadores e títulos. Com isso, a coluna Rasgando o Verbo decidiu fazer uma análise de como chega o Brasil para a próxima Copa do Mundo, em 2022, no Catar. Assim, será apresentado quais os principais jogadores podem aparecer, quais perdem espaço e os que se mantêm no grupo, que já tem um modelo formado. Desta forma, serão analisados desempenho na atual temporada, potencial dos mesmos, idade e características de jogo.

Decerto, o Brasil é um grande celeiro de talentos, sendo o maior exportador de jogadores no mundo do futebol. Além disso, vale ressaltar que a lista está baseada em quem já teve convocações, quem se encaixa no estilo de jogo do atual treinador da seleção brasileira, Tite. Os escolhidos foram baseados em convocações, potencial e também em como nós pensamos que eles possam chegar em 2022, ano da Copa.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1280575695840821254

GOLEIROS

Primeiramente, todos sabemos que um bom time começa por um bom goleiro, e claro que o Futebol na Veia, sabendo disso, analisou algumas opções para “fechar” o gol da Seleção Brasileira. Decerto, o Brasil vem muito bem servido e tem hoje dois dos melhores goleiros do mundo. São eles: Alisson e Ederson. O primeiro é considerado o melhor goleiro do mundo, atual campeão da Champions League, Premier League e Copa América com o Brasil. Além disso, chama a atenção por suas atuações e um fator quase predominante hoje, que é o jogo com os pés – qualidade aliás que o Alisson demonstra muito bem -. Fora isso, sempre muito bem colocado, o goleiro dificilmente faz defesas “espalhafatosas”.

Logo em seguida, vem o goleiro de confiança de Guardiola. Atualmente, Ederson é titular incontestável do Manchester City. Além de qualidades como o jogo com os pés, é ótimo embaixo das traves, que é realmente o que importa. Ele já disputou 31 jogos da atual temporada da Premier League, levando apenas 27 gols. Com isso, é presença constante nas convocações de Tite, atuando em algumas partidas.

DISPUTA!

Por último, o posto de terceiro goleiro vem sendo muito disputado, com grandes nomes. Com isso, pensamos em dois que vêm se destacando. Eles já contam com convocações e estão em momentos diferentes nas suas carreiras. Primeiro, aparece o nome do arqueiro Ivan, atualmente na Ponte Preta. Ele acumula convocações pelas seleções de base e uma para a seleção principal. Com isso, chama a atenção, além da pouca idade, 23 anos, a sua qualidade também no jogo com os pés, a maturidade e segurança nas suas defesas. Essas boas atuações despertaram o interesse de gigantes do futebol brasileiro e mundial. Corinthians, Barcelona e outros times analisam o goleiro.

Outro nome é o de Cássio, atualmente no Corinthians. Ele disputou a última Copa na Rússia, em 2018. Além disso, é também homem de confiança de Tite. Suas boas atuações e o fato de ser muito decisivo em momentos importantes o credenciam.

LATERAIS

Com certeza, o lado esquerdo tem mais opções, algumas já consolidadas e outras que estão em ascensão, conquistando muito espaço. Dessa forma, separamos três nomes para a Seleção Brasileira. Primeiro, Marcelo, que dispensa apresentações. Ele disputou as duas últimas copas, além de ser multi-campeão pelo Real Madrid. O fato é que não vinha sendo chamado ultimamente, porém voltou a jogar muito nesta temporada, e o treinador da Seleção Brasileira já declarou que monitora o lateral.

Outro nome é do Alexsandro, lateral da Juventus, que vem sendo convocado e foi titular em algumas oportunidades. Por isso, é um jogador que se credencia para 2022. O último é Renan Lodi, o mais novo do lado esquerdo, com 22 anos. Assim, em sua primeira temporada no Atlético de Madrid, se tornou titular absoluto de Simeone e chega a 40 partidas pela equipe espanhola, além de marcar um gol e uma assistência. Com certeza tem tudo para estar na lista de 2022.

https://twitter.com/renan_lodi/status/1254415523024187392?s=08

DO LADO DIREITO

Do lado direito, algumas dificuldades. Daniel Alves já tem 37 anos e dificilmente chega na próxima Copa. Com isso, temos essa posição em aberto, com algumas possibilidades. A primeira é de Emerson, lateral do Betis, da Espanha. Ele vem fazendo grande temporada na Espanha. Além da pouca idade, tem também muita força física, ótima chegada no ataque e bom senso defensivo.

Decerto, Fágner tem a confiança do treinador da seleção, já que disputou a última Copa e vem fazendo seguido ótimas temporadas pelo Corinthians. Por último, pensamos em um jogador que, além da zaga, pode vislumbrar uma vaga na lateral. Se trata de Eder Militão. O atleta se firmou como zagueiro no Real Madrid, sendo o reserva de Varane e Sergio Ramos, porém com grandes possibilidades dentro da seleção pela polivalência e da carência na posição.

ZAGUEIROS

Fato é que temos muitas opções para a zaga da seleção. Abrindo a lista, temos Marquinhos.  Renegado por Tite no passado no Corinthians a titular indiscutível, tanto na seleção brasileira quanto no Paris Saint-Germain. O zagueiro é um dos principais nomes para a próxima Copa. Outro nome é de Thiago Silva. Sem clube para a próxima temporada, o Xerife declarou que quer chegar na próxima Copa. Ele, atualmente, tem 35 anos e chegaria em 2022 com 37. Porém, seu físico invejável, além da liderança, parte técnica e tudo que agrega ao grupo o fazem ser um nome forte da seleção.

https://twitter.com/marquinhos_m5/status/1237894951268040705?s=08

Outros jogadores também são pensados para a completar esta lista. Primeiro, temos Felipe, do Atlético de Madrid, que vem fazendo grande temporada na Espanha, com gols, desarmes e principalmente com o confiança de Simeone. Além disso, o fator de já ter trabalhado com Tite e ter sido chamado nas últimas vezes, junto com a parte física invejável – ele pouco se machuca – e jogar com muita intensidade o credenciam. Por último, temos Rodrigo Caio. Na temporada passada foi exemplar no Flamengo. Ainda, a atual temporada é muito boa. O jogador, além de ótima saída de bola, é ótimo nas bolas aéreas e pouco toma cartões. Por isso, é um nome a ser analisado e acompanhado neste ciclo.

MEIO-CAMPO

Abrimos a lista dos meias com o homem de confiança, o “cão de guarda”. Falamos de Casemiro, o titular absoluto da Seleção Brasileira. Ele disputou a última Copa, além da Copa América. Fora isso, faz mais uma temporada impressionante com o Real Madrid. Assim, ele chegaria com 30 anos em 2022, e chama atenção por sua evolução, talvez vivendo o melhor momento da carreira.

Outro nome é Fabinho, atual campeão da Champions e da Premier League com o Liverpool. Ele é apontado como “termômetro” do meio campo dos Reds. Assim como Casemiro, outro nome de confiança de Tite é Arthur, meia do Barcelona, que está de saída para a Juventus na próxima temporada. Apesar de ser titular da seleção, não fez uma boa temporada na Espanha. Porém, demonstra grande potencial. A mudança de ares pode fazer bem pro meia.

PEDIDO DA TORCIDA!

Inegavelmente, Gerson é nome mais pedido hoje na seleção. O meia do Flamengo fez uma grande temporada no último ano e vem fazendo uma gigante campanha com a equipe rubro-negra. Igualmente, quem também vem fazendo grande ano, com grandes atuações, é Bruno Guimarães. O jogador do Lyon chegou do Athletico e logo virou titular, chegando a ser convocado e se credenciar para a próxima Copa.

https://twitter.com/brunoog97/status/1279151216170348546?s=08

ALGUMAS DÚVIDAS!

Em contrapartida, fazendo temporada ruim na Alemanha, porém com grande potencial e com a confiança do treinador, temos Philippe Coutinho. No Bayern e sem saber seu futuro, ele vai ou não chegar bem em 2022? Fica essa questão. Por fim, outro jogador que merece atenção é Everton Ribeiro. Porém suas atuações serão suficientes para chegar até 2022? Com 31 anos, chegaria em 2022 com 33. Ao que parece está vivendo o melhor momento da sua carreira. Assim, outro nome que sempre é chamado e tem potencial para elevar seu nível é o de Paquetá. Na Itália, após a volta, vem ganhando minutos, além de ser figurinha carimbada nas últimas convocações.

Assim, levando em consideração o ano de 2022 e sua potencial evolução, podemos pensar em dois jogadores que podem chegar até uma Copa. Pedrinho, recém chegado ao Benfica, tem um grande potencial, além de ser muito jovem e com passagens pela Seleção Olímpica. Similarmente, temos Igor Gomes. Titular do São Paulo e especulado no Real Madrid, Igor também foi chamado para a Seleção Olímpica, além de acumular gols, assistências e cada vez mais aumentar seu potencial. Dessa forma, pode chegar em 2022 como um dos jogadores promissores na Copa.

ATACANTES

Primordialmente, temos ele, Neymar. É o principal jogador brasileiro e vive grande fase na Europa. Além disso, tem a possibilidade de jogar ao lado de Messi novamente na próxima temporada. Neymar chama atenção por sua maturidade e qualidade inegável, que o fazem ser o principal nome para 2022. Outro jogador importante para a conquista da Copa América é Everton Cebolinha. É bom no drible, passe e faro de gol. É uma peça importante do treinador da Seleção Brasileira.

https://twitter.com/neymarjr/status/1280501238807789570?s=08

OUTROS DESTAQUES!

Assim também, chega Bruno Henrique, jogador que fez uma temporada 2019 de 74 jogos e 43 gols, além de ganhar Campeonato Brasileiro e Libertadores. Com possibilidade de voltar à Europa, Bruno vem sendo chamado e pode estar na lista. Outro que tem grande talento, potencial e pode chegar em sua segunda Copa do Mundo é Douglas Costa. Se trata de um jogador rápido, insinuante, de muitos dribles e força física. Se não fosse as lesões, seria mais importante do que já é.

Fechando a lista, temos dois homens de confiança do Tite. Primeiro, Roberto Firmino, titular da seleção e homem de confiança de Klopp. Ele vem de temporadas espetaculares na Inglaterra, com gols e principalmente assistências. Além dele, Gabriel Jesus vem fazendo boa temporada pelo City, junto com uma ótima Champions League.

PODE PINTAR

Ao mesmo tempo podem pintar também neste ciclo até 2022 outros nomes. Primeiramente, o maior artilheiro jovem do mundo e campeão do Campeonato Brasileiro e Libertadores. Gabriel Barbosa vem ganhando espaço, fazendo muitos gols, dando assistências e sendo muito importante na sua equipe. Assim como, outro jogador é Lucas Moura, titular e muito importante no Tottenham.

https://twitter.com/gabigol/status/1280594589901078529?s=08

Assim também, pode acontecer com Matheus Henrique, meia de habilidade, que faz a transição defesa e ataque e domina o meio de campo. Além disso, o jogador gosta de ter a bola no pé. Matheus é importante no Grêmio e na Seleção Olímpica. É um atleta novo e com alto potencial de crescimento. Assim como, Matheus Cunha é um atacante goleador, rápido e que vem fazendo ótima temporada no Hertha Berlim. É titular da Seleção Olímpica, além de especulado em grandes da Alemanha e Europa.

AS REVELAÇÕES

Que o Brasil é o maior revelador do futebol, isso a gente sabe. Agora, e quem são as revelações que podem chegar se consolidando ou consolidados já? Primeiramente, Vinícius Júnior, que vem ganhando espaço e se destacando na temporada na Espanha, chegando a ser titular em muitas partidas, com gols, assistências e decidindo partidas. Com isso, somado ao fato de já ter sido convocado, tem a sua pouca idade, apenas 20 anos, contando com o grande potencial que pode alcançar.

https://twitter.com/viniciusjr/status/1281316953999781889?s=08

Semelhantemente, vem Rodrygo, também jogador do Real Madrid. O Raio acumula boas atuações e mostra uma evolução muito grande sob o comando do Zidane. Além disso, já marcou gols pela Champions, La Liga e é presença certa na Seleção Olímpica. Fora que Tite já disse que gosta do estilo do atleta. Certamente, Rodrygo tem um enorme potencial, com apenas 19 anos, e já atuando em dos maiores clubes do mundo. Com isso, se credencia forte para participar do ciclo até a Copa do Mundo em 2022.

Foto destaque: Reprodução/Instagram

Marcus Vinícius de Morais
Me chamo Marcus Vinícius de Morais, tenho 22 anos, paulista e apaixonado por essa cidade cinza. Sou formado em jornalismo pela Universidade Fiam Faam, amo futebol desde que me conheço por gente, pra mim o esporte mais emocionante que existe, acho que nascemos duas vezes na vida, quando saímos da barriga da mãe e quando descobrimos porque viemos ao mundo, eu descobri que é trabalhar com futebol. Torcedor, imparcial e fascinado por essa prática jornalistica que é passar a minha verdade e a verdade do futebol. Comentarista de web rádio, escritor, apresentador, muito bom humor e tenho o apelido de Poetinha, vem comigo e chama que vem.

Artigos Relacionados