São Paulo x Palmeiras: Relembre o último Choque-Rei pela Copa do Brasil

São Paulo x Palmeiras é um dos clássicos mais importantes do futebol brasileiro. Como todos já sabemos, na edição de 2022 da Copa do Brasil estes dois rivais se enfrentarão novamente. O Choque-Rei tem um grande histórico em mata-matas, mas, você lembra quando foi a última vez que este clássico aconteceu na Copa do Brasil? Por incrível que pareça, foi apenas em uma ocasião. Sendo assim, relembre aqui como foram os jogos entre São Paulo x Palmeiras nas quartas de final da edição de 2000 da “mais democrática“.

Jogo 1: São Paulo x Palmeiras – Estádio do Morumbi

Esta partida ficou conhecida na época como “Jogo da Ressaca“, já que as duas equipes tinham motivos para protagonizar este nome, mesmo que fossem opostos. De um lado, o São Paulo tinha acabado de ser Campeão Paulista em cima do Santos. Portanto, a comemoração estava em dia. Mas, do outro, o Palmeiras vinha de uma derrota dolorosa na final da Libertadores contra o Boca Juniors, e talvez, afogar as lágrimas fosse necessário.

De qualquer maneira, o jogo começou com o São Paulo melhor, e não demorou para que o Tricolor abrisse o placar com um golaço. Aos 15′, Raí ajeitou magistralmente de calcanhar para França, que encobriu o goleiro Marcos com categoria. O segundo tempo, no entanto, teve mais oportunidades do Palmeiras. Até que aos 68′, Alex enfim empatou para o Verdão, de pênalti. Com o Palmeiras melhor no jogo, o esperado era que o time continuasse atacando com intensidade, ainda mais após a expulsão do lateral do São Paulo, Belletti. Mas, não foi isso que aconteceu. Rogério Ceni estava salvando tudo lá atrás, enquanto lá na frente, veio a tristeza do Palmeiras. Aos 84′, Pimentel cruzou para Raí e o camisa 10 apenas empurrou a bola para o fundo das redes. Fim de jogo: São Paulo 2 x 1 Palmeiras.

Jogo 2: Palmeiras x São Paulo – Parque Antarctica

Este foi um verdadeiro jogão. Sem nada a perder, o Palmeiras foi ao ataque desde o começo. E diferente do primeiro jogo, o ritmo não caiu, fazendo com que a partida fosse um duelo de ataques do início ao fim. Mas, mesmo já tendo forçado Rogério Ceni a fazer boas defesas, quem abriu o placar foi o São Paulo. Aos 14′, após boa troca de passes, Vagner acertou um belo chute da entrada da área, fazendo 3 x 1 no agregado a favor do Tricolor. Como dito anteriormente, o jogo estava um “vai-e-vem”, com as duas equipes buscando o gol. Até que a bola enfim achou a rede aos 35′, e foi a favor do Palmeiras. Rogério bateu uma linda falta no canto do goleiro, empatando a partida e diminuindo a vantagem do São Paulo no agregado.

Porém, as coisas começariam a desandar para o Palmeiras logo em seguida. Isso pois aos 39′, Índio e Vagner se estranharam, e o zagueiro do Palmeiras acabou dando uma cotovelada no jogador do São Paulo, o que levou a um cartão vermelho. Dessa forma, o Verdão teve que jogar o segundo tempo inteiro com um homem a menos, e isso se mostrou visível logo aos 49′. Após uma linda jogada de Sandro Hiroshi, ele cruzou rasteiro para Raí, que sozinho no lance fez de letra. Um golaço que ficaria marcado para sempre na história do Choque-Rei. Mas, o Palmeiras não desistiu e continuou buscando o gol. Até que aos 14′, Júnior foi derrubado na área e o juiz deu pênalti para o Palmeiras. Rogério bateu e guardou, mais uma vez empatando o jogo.

Mesmo com toda a garra do Verdão ao buscar a classificação, estava complicado se manter com um jogador a menos. O São Paulo, se aproveitando disso, conseguiu atacar bem mais uma vez, aos 24′. Pimentel avançou pela direita, entortou Galeano e cruzou para Sandro Hiroshi fechar o caixão do Palmeiras de vez. Fim de jogo: Palmeiras 2 x 3 São Paulo (3 x 5 agr.).

E agora, como será o Choque-Rei atual?

Desta vez, o São Paulo não está num momento tão bom quanto em 2000, colecionando empates e performances que não vem empolgando o torcedor. Já o Palmeiras aparenta estar no auge do trabalho de Abel Ferreira, dando impressão de ser um time quase imbatível. Certamente não será um jogo monótono, já que este clássico não para de crescer, ainda mais com tantos confrontos memoráveis recentemente.

O Choque-Rei da Copa do Brasil 2022 acontecerá nesta quinta-feira (23), com transmissão da Amazon Prime Video.

Foto destaque: ACERVO/Gazeta Press

Arthur Viana
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado pela área e por esporte desde sempre. Quero transmitir o que acontece no mundo para o mundo, contando histórias e com bom humor em todo momento.

Deixe um comentário