O São Paulo passa por uma grande crise financeira há alguns anos. A gestão de Júlio Casares, quando eleita, prometeu trabalhar em prol de uma responsabilidade financeira com o objetivo de sanar dívidas. No entanto, ainda há pendências com jogadores do atual elenco.
De acordo com a ESPN, a atual dívida do São Paulo com os atletas deste elenco é equivalente a R$ 6 milhões. O objetivo da diretoria são-paulino é quitar os débitos até o início da pré-temporada, que acontece no próximo dia 14. O Futebol na Veia entrou em contato com a assessoria do clube para confirmar quais atletas ainda estão com os vencimentos atrasados, mas não obtivemos resposta.
Recentemente, o São Paulo pagou R$ 7 milhões para jogadores que vieram das categorias de base. Entre eles estão Beraldo, Nestor, Juan, Talles Costa e Pablo Maia. Então, as dívidas giram em torno dos atletas mais experientes.
No entanto, apesar de relativamente baixa, as dívidas atrapalham o São Paulo na janela de transferências. Afinal, algumas negociações não avançam em decorrência de altas cifras. Além disso, onerar, ou seja, aumentar a folha de pagamento do clube pode trazer consequências econômicas ainda mais comlicadas à equipe do Morumbi. Portanto, a diretoria mantém cautela.
Vale ressaltar que dois jogadores já foram oficialmente anunciados. É o caso de Pedrinho, ex-Lokomotiv, e do goleiro Rafael, ex-Galo. O São Paulo também encaminhou a contratação de outros dois atacantes: Wellington Rato, do Atlético-GO, e Marcos Paulo, ex-Fluminense.
O alto número de dívidas não impedirá o São Paulo de terminar o ano com um superávit, segundo balanço do clube. A arrecadação do Tricolor Paulista foi muito boa nesta temporada graças a venda direta de Gabriel Sara e indiretamente de Antony e Casemiro. Além disso, as classificações às finais do Paulistão e Copa Sul-Americana, bem como a semifinal da Copa do Brasil ajudaram financeiramente.
Foto Destaque: Divulgação/São Paulo