Nesta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que envolve o futebol. Assim, em regime de urgência, passará por votação a “PL do Futebol Livre” ou, como ficou conhecida, “Lei do Mandante“. O Projeto de Lei 2336/21 tem como intuito ceder os direitos de transmissão de um jogo, exclusivamente, ao time mandante. Dessa forma, o São Paulo, que apoia o projeto, comemorou em suas redes sociais.
Os clubes de futebol do Brasil agradecem a sensibilidade dos líderes partidários e dos deputados federais que entenderam a necessidade de votar rapidamente o PL do FUTEBOL LIVRE 2336/21. Agora só falta a apreciação do mérito!#APROVAPL2336@ArthurLira_ @JulioCesarRib
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 7, 2021
A princípio, o São Paulo ainda não conseguiu vencer no Brasileirão. Porém, teve uma vitória extra-campo. Afinal, caso a aprovação se concretize, os clubes passam a ter mais autonomia para negociar os valores referentes as transmissões.
Dessa forma, pode-se encerrar o monopólio de transmissão por apenas uma emissora. Além disso, o torcedor deve comemorar a decisão. Já que muitos jogos eram transmitidos apenas em canais da TV por assinatura ou pay-per-view. Agora, a tendência é que outras emissoras e as redes sociais ganhem cada vez mais espaço.
O deputado Júlio César Ribeiro (Podemos-DF) explicou os benefícios do projeto, em entrevista à Rádio Câmara.
“Trata-se de uma demanda coletiva, de interesse de praticamente de todos os clubes. A lei vai permitir a entrada de novos investidores sem prejudicar os atuais, vai aumentar a disputa por direitos, aumentando a receita dos clubes”
A “Lei do Mandante” será votada nas próximas semanas. Porém, a tramitação começou há mais de um ano. Afinal, em junho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória que alterava a Lei Pelé. Assim, a medida liberal deu origem a essa PL, que pode mudar o futuro das transmissões futebolísticas, geranso mais concorrência e lucro paras os clubes.
Foto Destaque: Reprodução/Lance


