São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Nesta terça-feira (4), a coluna Palmeiras e ficou mundialmente conhecido por participar da seleção no pentacampeonato mundial pela Seleção  Brasileira.

INÍCIO DE CARREIRA

Apesar de fazer a carreira profissional inteira no Palmeiras, o goleiro Marcos começou no modesto Lençoense. Foram dois anos no time do interior. Ainda na base, chegou a ser emprestado ao Corinthians, porém passou apenas três meses treinando.

Após a passagem rápida pelo Alvinegro, Marcos voltou para Lençóis até ser negociado com o Alviverde de Palestra Itália. Chegou para ser o terceiro goleiro da equipe, fez sua estreia aos 18 anos, em um amistoso, e já mostrava toda sua habilidade embaixo das traves, ao defender uma penalidade.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Contudo, apesar de fazer um ótimo jogo, São Marcos continuou como reserva e só voltou a jogar pelo clube em 1996. Assim, após este ano, Marcão virou o reserva imediato até o ano de 1999, quando assumiu de a titularidade do Verdão.

Com toda certeza, o ano de 1999 foi mágico para o goleiro do Palmeiras, quando na penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, o então titular Velloso se machucou e Marcos assumiu a meta do Alviverde e não largou mais.

SÃO MARCOS

Suas atuações eram cada vez mais destaques do time de Palestra Itália. Marcos operava milagres no gol. Mas nos jogos contra o maior rival, o Corinthians, foi onde o goleiro conquistou de vez o coração dos torcedores. Chamou mais atenção nas quartas de final, contra o arquirrival pela Libertadores, onde ajudou na classificação, fazendo defesas espetaculares. Com isso, depois do jogo, veio o apelido de São Marcos.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Com grandes apresentações, o arqueiro ajudou o Palmeiras na conquista do título continental. Além da conquista, ainda recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio e revelação da competição.

No ano de 2000 São Marcos consolidava cada vez mais a posição de ídolo do clube. Novamente contra o rival Corinthians e novamente na Libertadores, o goleiro fez seus milagres, em defesas espetaculares.

https://www.instagram.com/p/CBGQ-itpRcu/

Após dois grandes jogos, a partida foi para os pênaltis. Com isso, foi a vez do Santo aparecer. Marcos defendeu a cobrança de Marcelinho Carioca, ídolo do rival. Uma imagem para história do clube.

CAMPEÃO DO MUNDO E REBAIXADO

Então, em 2002, o goleiro foi convocado pelo técnico Felipão para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Com isso, o goleiro deixou de ser o São Marcos do Palmeiras, para o ser o Santo do torcedor brasileiro.

Suas atuações se destacavam mais ainda, onde operando cada vez mais milagres. O arqueiro ajudou a seleção a chegar à final. Marcão sofreu apenas quatro gols em todo torneio e foi eleito o terceiro melhor goleiro da Copa, além de ser o quarto melhor do mundo.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Comemoração do Penta. Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Mas nem tudo foram flores no ano para o goleiro. No final de 2002, o Palmeiras acabou rebaixado para Série B do Brasileiro. O arqueiro recebeu uma proposta do Arsenal, da Inglaterra, mas preferiu permanecer e ajudar o clube a voltar para a elite do futebol. São Marcos comentou o episódio Arsenal:

“Deixei de ser apenas um jogador de futebol quando recusei uma proposta de R$ 45 milhões para jogar no Arsenal, da Inglaterra, e preferi disputar a Série B do Brasileiro pelo Palmeiras.”

Além dos Gunners, o ídolo recebeu sondagens de vários clubes brasileiros. O goleiro santo permaneceu e ajudou o clube a voltar para primeira divisão. Dizer não aos clubes só mostrou a grandeza deste arqueiro.

LESÃO E VOLTA POR CIMA

São Marcos permaneceu titular do Palmeiras até o ano de 2007, quando em um jogo contra o Juventus, o arqueiro se machucou e ficou por muito tempo parado. O goleiro só voltou a atuar no ano de 2008, se tornando um dos maiores jogadores da história do clube.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Ainda na temporada de 2008, Marcão mostrou cada vez mais ídolo do Palmeiras. Em uma partida contra o Grêmio, onde o clube precisava vencer, continuou mesmo fazendo defesas maravilhosas. Nos instantes finais, o goleiro abandonou a meta por quatro oportunidades para tentar marcar, o que acabou não acontecendo.

As atuações eram cada vez melhores e mais marcantes para os torcedores. No final de 2008, o arqueiro foi eleito o 3° jogador mais popular do mundo pelo IFFHS. Na temporada seguinte, Marcos novamente foi importante na história do clube, defendendo três pênaltis contra o Sport pela Libertadores.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Ainda em 2009, o Palmeiras não fazia uma grande campanha, mas São Marcos continuava operando milagres no gol alviverde. Suas grandes defesas fizeram com que ele fosse eleito o segundo melhor goleiro do Campeonato Brasileiro.

FIM DE CARREIRA

Em 9 de julho de 2010, o Verdão se despedia do Estádio Palestra Itália, em um jogo contra o Boca Juniors. Antes do jogo começar, São Marcos recebeu uma placa comemorativa por ser o jogador que mais atuou pelo clube no Estádio.

No ano de 2011, as dores já começaram a atrapalhar a sequência de jogos do goleiro. Mas, sempre que entrava em campo, São Marcos era idolatrado pela torcida do Palmeiras. Então, no início no ano de 2012, o goleiro resolveu se aposentar do futebol. Em 14 de janeiro, a torcida do Alviverde fez uma procissão pedindo a beatificação do Santo Goleiro.

Já aposentado, o arqueiro ganhou um busto do clube, mostrando toda sua idolatria. Ainda futuramente se tornou embaixador do clube. Ademais, São Marcos disputou 534 jogos pelo Palmeiras e é o 7° atleta com mais partidas.

São Marcos, o santo goleiro, completa 47 anos

Busto do Marcos Foto: Divulgação/Instagram/Marcosgoleiro12

Por fim, São Marcos é mais do que um ídolo palmeirense. Assim, todas as grandes atuações e milagres operados embaixo das traves se somam a todo seu carisma e simpatia. Dessa forma, isso é o que faz com que Marcos seja adorado por muitos rivais.

Foto destaque: Divulgação/Palmeiras

Eddie Toschi

Eddie Toschi

Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.