Santos x Vasco – Tirando os asteriscos

Santos e Vasco se enfrentam no Pacaembu na quinta-feira (27), às 20h (horário de Brasília), em jogo adiado da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O trio de arbitragem será composto por Wagner Reway e os assistentes Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Eduardo Gonçalves da Cruz.

Os pontos corridos promoveram classificações inesperadas ao longo de sua aplicação. No Brasileirão, o começo muitas vezes é quase um universo alternativo do resultado final. Quando o jogo entre os alvinegros deveria ter acontecido, São Paulo, Palmeiras e Internacional se mantinham em sétimo, oitavo e décimo lugar, respectivamente. O G6 tinha nomes como Botafogo, Atlético Paranaense e América-MG, enquanto o Paraná… Não mudou, já era lanterna.

Para os dois times em campo na noite de quinta, a situação promovia alívio uma vez que três pontos podiam levar qualquer um deles ao topo da tabela. Atualmente, o clima é de receio. O Vasco, em situação mais crítica, beira o Z4 e mantém uma distância de apenas quatro pontos do Sport, penúltimo colocado. Já o Santos viu sua invencibilidade cair diante do time misto do Cruzeiro, e se distanciou ainda mais da zona classificatória da Libertadores.

Santos

Após perder de virada para o Cruzeiro, o Santos trabalha para reconstruir o caminho a ser trilhado para conquistar uma vaga entre os seis primeiros. O jogo no Mineirão prejudicou o acesso numa ação colaborativa com o Atlético Paranaense e o Fluminense, que venceram e jogaram o Peixe para a 11ª colocação, penúltima da zona da Sul-Americana.

Cuca ainda implanta uma organização um pouco obstruída pelo elenco, que por vezes carece de jogadores sem constância – o que é normal. Rodrygo é o símbolo desse momento, sendo um dos nomes que mais atrapalhou ao não ajudar o conjunto, como no jogo contra o São Paulo.

Mesmo assim, as ações em campo tem boa cadência e tem capacidade para superar a reformulada equipe carioca. As maiores preocupações são para o jogo contra o Corinthians, que pode contar com desfalques de Rodrygo, Sánchez e Derlis González, todos convocados para suas seleções.

https://twitter.com/SantosFC/status/1044996651931377667

Provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Gabriel B. e Bruno Henrique. Técnico: Cuca.

Vasco

O Gigante da Colina deixou a zona vermelha na última rodada após vencer o Bahia por 2 x 1 em São Januário. Aos poucos, Alberto Valentim altera o formato de jogo do clube e alimenta a esperança de escapar do quarto rebaixamento da equipe em dez anos.

O treinador chegou há quase um mês e acumula fracassos – inclusive contra o Peixe. Talvez por isso segue reformulando o elenco e atualmente aposta em nomes novos para se consolidar. Dudu, Rafael França, Rodrigo e Hugo Borges são atletas sub-20 promovidos ao time principal e ilustram a atual ousadia e desespero cruz-maltino.

Alimentando a ansiedade, nomes relevantes desfalcam 16º colocado da tabela. Maxi López estava pendurado recebeu cartão amarelo, então cumprirá suspensão. Bruno Silva, Desábato e Raul estão lesionados e também se manterão ausentes. Caio Monteiro, Vinicius Araújo, Breno e Werley podem entrar em campo por estarem em estágio avançado de recuperação.

https://twitter.com/VascodaGama/status/1044655355899392000

Provável escalação: Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo, Leandro Castán e Ramon; Willian Maranhão, Thiago Galhardo, Fabrício, Marrony e Yago Pikachu; Andrés Ríos. Técnico: Alberto Valentim.

Retrospecto

Foram 96 jogos entre as duas equipes e com exato equilíbrio nos jogos. São 33 vitórias para cada lado e 30 empates. Entretanto, como mandante, o Santos tem larga vantagem, vencendo 24, empatando 13 e perdendo oito. Pelo Brasileirão o aproveitamento em casa cai 3%, sendo de 50%, com 15-10-5.

Tiago Souza

Tiago Souza

Formado em jornalismo pela Universidade São Judas, atuei em diversas áreas de maneira colaborativa. Sou viciado em informação e, por isso, estudo todos os dias sobre futebol e videogames, tendo essas duas vertentes como pilares da minha personalidade. Apesar de levar esses temas muito a sério, tenho a plena noção de que, sem o amor e a descontração, nenhuma delas existiria de forma tão espetacular como são hoje.