Goleiro e defensor do Santos disputam a bola com atleta do Cuiabá

Nesta quinta-feira (9), Santos x Cuiabá se enfrentaram pela 38ª rodada do Brasileirão Série A 2021. Em partida movimentada, ambas as equipes balançaram a rede e o empate por 1 x 1 prevaleceu ao fim do confronto.

Assista aos melhores momentos de Santos x Cuiabá

1º tempo: estratégia de Jorginho funciona

Os visitantes precisavam de apenas um ponto para livrar a chance remota de cair para a Série B. Com isso, Jorginho decidiu por uma postura mais reativa, e deu certo. Com 15 minutos de partida, o Dourado já tinha chegado duas vezes e abriu o placar com Marllon. O zagueiro fez de cabeça após cobrança de escanteio e marcou seu segundo gol na competição. O Cuiabá ainda teria outra chance com Pepê, que parou em João Paulo.

Entretanto, é justo dizer que o Santos dominou o 1° tempo. Decerto, Walter teve boa atuação para segurar a vantagem antes do intervalo. O ímpeto santista obrigou Jorginho a mexer ainda na 1ª etapa. O técnico tirou Jonathan Cafú para colocar Lucas Ramon. Dessa forma, a equipe mandante não conseguiu balançar as redes.

2º tempo: Carille mexe e time responde

O início da 2ª etapa foi morno e pouco promissor. Ainda que com poucas chances, o Santos sonhava com uma vaga na próxima Libertadores e precisava do resultado. Aos 15 minutos, Carille resolveu mexer e fez logo três alterações: entraram Moraes, Gabriel Pirani e Danilo Boza para as saídas de Ângelo, Léo Baptistão e Robson. Sem dúvida, as substituições mexeram com a equipe. Pouco mais de 10 minutos passados, os anfitriões enfim balançaram a rede.

Marinho chutou de fora da área, mas a bola desviou na zaga. Na sobra, Lucas Braga ficou com ela dentro da área e tocou na saída de Walter para o fundo do gol. Como o empate não bastava, o Peixe continuou em cima. A melhor chance veio aos 44 minutos, quando Madson cabeceou livre e de frente para o gol. Walter já estava batido, mas Paulão, com o peito, tirou em cima da linha e manteve a igualdade no duelo.

SANTOS X CUIABÁ – E AGORA?

Ainda que vencesse, o Santos não conseguiria chegar ao G9 com as vitórias de Atlético-GO e América-MG. Com isso, o Peixe tem que se contentar com a vaga na Sul-Americana. A equipe termina a Série A em 10º, com 50 pontos. O elenco agora entrará de férias e só volta ano que vem, para a disputa do Campeonato Paulista.

O Cuiabá também se classificou para a Sul-Americana. O Dourado ficou com a última vaga, em 15º com 47 pontos. A estreia do clube mato-grossense na elite nacional termina com a classificação para um torneio internacional. Assim como o adversário da noite, os jogadores Auriverdes gozarão das férias e retornam para o Campeonato Mato-Grossense.

Foto destaque: Divulgação/AssCom Dourado

Guilherme Guidetti
Guilherme Guidetti, paulista, nascido em São Caetano do Sul no dia 17 de fevereiro de 1994, mas residente de Santo André desde os primeiros dias de vida. A paixão por futebol vem da família, enquanto o gosto por escrever foi herdado do pai, caminhoneiro. Habilidoso com a canhota – exclusivamente segurando a caneta na mão –, realiza diariamente o sonho de ficar perto do esporte através do jornalismo. De apresentador de programa de rádio a assessor de imprensa, sua ainda curta carreira na profissão já foi o suficiente para saber que faz aquilo que mais ama – e o faz com a mesma paixão com que joga bola com os amigos.