O Santos perdeu para o Newell's Old Boys da Argentina, em casa, pelo placar de 2 x 1 na noite desta terça-feira (6), em jogo válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. De quebra, o time treinado por Odair Hellmann ficou em situação muito complicada na competição. Caso o Audax Italiano vença o time do Blooming, que é o lanterna da chave, o Peixe dará adeus ao torneio, ainda na primeira fase. Vivendo situação complicada desde o início da temporada, o Alvinegro Praiano, caso seja eliminado do torneio continental, só terá o Campeonato Brasileiro para disputar em 2023.
Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista após ser derrotado por 3 x 0 para o Ituano, fora de casa, na última rodada da fase eliminatória da competição, a torcida do Santos esperava por uma sequência melhor na Copa Sul-Americana, e no Brasileirão, coisa que até o momento não aconteceu.
Vivendo uma crise financeira que parece não ter fim, o Peixe sofre para montar um elenco competitivo, e quando consegue revelar algum jogador de mais destaque, precisa vender para pagar suas dívidas. O caso mais recente envolve o atacante Marcos Leonardo, que está de saída para o futebol europeu, e deve ir para a Roma assim que a 2ª janela de transferências abrir.
Com a derrota para o Newell's e a eminência de uma eliminação precoce na Copa Sul-Americana, o Santos não conseguiu alcançar nenhuma de suas metas estipuladas para esta temporada. No início do ano, a diretoria traçou como objetivo chegar pelo menos as quartas de final do Paulistão, nas quartas da Copa do Brasil, mas foi eliminado para o Bahia nas oitavas, passar de fase na competição continental e chegar pelo menos no G6 do Brasileirão, o time é o 12º atualmente.
Santos em 2023:
• Eliminado na fase de grupos do Paulistão.
• Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil.
• Praticamente eliminado na Sul-Americana – precisa tirar uma diferença de gols na última rodada e torcer para o Audax não somar mais pontos.
• Em 12º no Brasileirão. pic.twitter.com/SKkrB0lGaX
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) June 7, 2023
Santos viveu noite caótica após mais uma decepção na temporada
Acostumado com grandes conquistas e times históricos, a realidade da torcida do Santos é bem diferente em 2023. Fazendo o que pode, e o que não pode para se manter na elite do futebol brasileiro, o Peixe convive com a intensa pressão da sua apaixonada alcunha, que cobra da diretoria uma postura um pouco mais ousada em relação à administração, e explicações do porquê o time se mantém na crise em que está, mesmo tendo acumulado tanto dinheiro com a venda de craques como Neymar, Gabigol, Rodrygo, entre outros.
Na noite desta terça-feira, após mais um revés que pode ter decretado outra eliminação na temporada, o torcedor santista não aguentou e de forma violenta protestou durante e após a partida, tendo inclusive, entrado em confronto com a polícia. Certo é que se o time não demonstrar uma postura diferente nos próximos jogos mais ações agressivas serão manifestas por parte da torcida do Santos, que não consegue aceitar este momento tão instável do clube em 2023.