O Santos terá um compromisso importante nesta quinta-feira (20) pela Copa Sul-Americana. O Peixe enfrenta o Audax Italiano, do Chile, em jogo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da competição. Na estreia, o Alvinegro Praiano venceu o Blooming, da Bolívia, pelo placar de 1 x 0, jogando em Santa Cruz de la Sierra.
Além da competição continental, o time da baixada santista tem pela frente as disputas da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2023, e por conta disso, a diretoria do Santos monitora o mercado em busca de contratações, e tenta renovar contratos de peças importantes do atual grupo. A primeira renovação concretizada pelos mandatários do Alvinegro Praiano, foi a do garoto Deivid Washington, jovem revelação das categorias de base que assinou seu novo contrato na última segunda-feira (16).
Agora, o foco do Santos é aumentar o vínculo com duas peças-chave no esquema de Odair Hellmann, Lucas Lima e Soteldo, são os próximos que, muito em breve, terão seus contratos renovados com o Peixe. O meio campista chegou como aposta em maio para a disputa do Campeonato Paulista, porém, surpreendeu a todos positivamente e alcançou a meta estipulada em seu contrato.
Sendo assim, o Santos vai estender seu vínculo com o jogador por mais uma temporada, e vai oferecer um significativo aumento salarial ao atleta. Dessa forma, Lucas Lima passará a ser um dos atletas mais bem pagos do elenco santista. Já Soteldo está emprestado pelo Tigres do México e o prazo do seu contrato com o Alvinegro Praiano vai até o dia 3 de julho. Para comprar o jogador em definitivo e adquirir 50% dos direitos econômicos do atleta, o Peixe vai precisar desembolsar a quantia de R$19,76 milhões de reais. Embora não tenha anunciado de forma oficial, a compra do jogador está bem encaminhada.
Lucas Lima fica? E Soteldo? Veja quais são as prioridades do Santos para renovação de contrato. ➡️https://t.co/OREBVrSa3J pic.twitter.com/2o4KF0tbx1
— ge SP (@globoesporteSP) April 18, 2023
Santos pode perder joia das categorias de base
Com a chegada de mais algumas peças e renovações de contratos de outras, a diretoria do Santos teme que o elenco fique muito inchado para a sequência da temporada e deve anunciar alguns cortes do elenco. Como é o caso do lateral-esquerdo Cadu, que foi revelado nas categorias de base do clube, mas não deve ter muito espaço, já que o Peixe trouxe Gabriel Inocêncio, que foi destaque do Água Santa no Paulistão, e ainda conta com Nathan e João Lucas na posição.
Na atual circunstância, Cadu e o clube da baixada santista tem dois caminhos a seguir. Como o atleta não tem mais idade para voltar às categorias de base, já que tem 21 anos, uma das possibilidades seria renovar o contrato com o jogador, o que é a opção menos cogitada no momento, e emprestá-lo a algum time da Série B, ou C do Brasileirão, ou tentar uma negociação para romper amigavelmente seu acordo, e manter uma porcentagem dos seus direitos para que o Santos possa se beneficiar de uma futura venda.