Na manha deste domingo (6), as Sereias da Vila tiveram seus números atualizados pelo Centro de Memória do Santos F.C. Aliás, pioneiro em preservação na história do futebol. Anteriormente, o futebol feminino nunca teve seus registros oficiais publicados, além dos números gerais e estatísticas contabilizados.
https://twitter.com/SereiasDaVila/status/1500486691941130242?s=20&t=zE5hjA24ihoVgWGJImPS4g
Santos realiza buscas incessantes
A saber, o trabalho de busca por informações do início das Sereias da Vila é um grande processo. Sendo assim, a cada dia, novos dados são coletados para engrandecer o acervo do clube. Pouco tempo atrás, foram encontradas fichas de partidas dos primórdios da modalidade.
A princípio, serão acrescentadas ao histórico de jogos, alterando as estatísticas de confrontos e de algumas atletas. Contudo, o Santos ressalta que os dados ainda podem sofrer pequenas correções no futuro.
Números de Ketlen dispara
Antes de tudo, Ketlen segue como a maior artilheira da história das Sereias da Vila. No entanto, seus números dispararam. Agora, a jogadora soma 162 gols marcados. Da mesma maneira, Thaisinha passa a figurar no top-10 artilheira, com 49 tentos contabilizados. Com isso, Ketlen comemorou a iniciativa do Santos. Além disso, destacou a importância desses jogos e gols no início de sua carreira
“Estou muito feliz por poder aumentar meu número de gols, a minha marca no Santos. Foram gols muito importantes na minha carreira, foi lá no início, onde tudo começou para mim. Novinha, eu disputava alguns campeonatos com o profissional e já pude marcar esses gols. Fico feliz de poder adicioná-los na conta, aumentando meu número, para cada vez mais poder marcar a história do Santos e bater recordes aqui”, disse a camisa 7 das Sereias da Vila.
Critérios utilizados pelo Santos
Assim como no futebol masculino, o clube considerou as partidas oficiais como o Brasileiro e o Paulista da Liga Nacional de Futebol (LINAF). Portanto, antecessores às competições organizadas por CBF e FPF, agora fazem parte dos registros.
“Esse trabalho também valoriza outras atletas, jogadoras que subiram nessa lista e em que eu me inspirava muito quando iniciei no Santos, como a Pikena, nossa eterna camisa 7.”, disse Ketlen, relembrando um de seus ídolos no Peixe.
Coordenadora Xavi também terá atualizações
Em suma, Ketlen, Thaisinha e Erikinha, do atual elenco, além da coordenadora de futebol, Aline Xavi, ganharão uma nova contagem de números de jogos e gols. Em breve, serão divulgados os números de partidas de todas as atletas que iniciaram no Santos.
Entretanto, algumas artilheiras como Cristiane e Sole Jaimes, não tiveram seu números alterados. Isso porque, os jogos encontrados são de um período em que ambas não estava no Santos.
Com a nova contagem, este é o ranking de maiores artilheiras da história das Sereias da Vila:
1 – Ketlen – 162 gols
2 – Suzana – 70 gols
3 – Pikena – 69 gols
4 – Maurine – 65 gols
5 – Karen Peliçari – 64 gols
6 – Cristiane – 62 gols
7 – Sole Jaimes – 62 gols
8 – Dani Silva – 50 gols
9 – Thaisinha – 49 gols
10 – Érika – 48 gols
Agradecimento
Por fim, o Santos agradeceu Walmir Gonçalves, santista fanático e membro da Assophis (Associação dos pesquisadores e historiadores do Santos FC), foi um grande colaborar nesse novo levantamento. Ele acompanha o futebol feminino desde os seus primórdios, e suas anotações foram fundamentais para esse resgate.
Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos.

