Santos: Aguirre pode salvar clube do Z4? Último trabalho mostra que sim

Técnico uruguaio chega sob desconfiança por trabalho nos últimos clubes, mas, se repetir aproveitamento, pode salvar Peixe do rebaixamento

O último domingo (6) foi agitado para o torcedor do Santos. Em questão de horas, o clube anunciou a demissão do técnico Paulo Turra e a chegada do uruguaio Diego Aguirre para substituí-lo. O Peixe acabou de ingressar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e o novo técnico vem com a missão de evitar a primeira queda da história do time. Caso mantenha os números de seu último trabalho, isso parece ser possível.

O Olimpia (PAR) foi a última equipe treinada por Aguirre. Entre março e julho desse ano, o técnico uruguaio esteve à frente do time em 23 jogos, com nove vitórias, seis empates e oito derrotas entre Campeonato Paraguaio e Libertadores, totalizando aproveitamento de 47.8%. Caso mantenha esse nível nas 20 rodadas do Brasileirão que o Santos tem a disputar, o clube praiano somaria mais 28 pontos aos 18 atuais e chegaria aos “sonhados” 46 para fugir do rebaixamento.

Até hoje, em 17 edições finalizadas da história do Brasileirão de pontos corridos com 20 times, nunca um rebaixado na 17ª colocação – a primeiro do Z4 -, somou mais do que 45 pontos.

Por outro lado, considerando os dois trabalhos anteriores do uruguaio, o dado despenca. Em 2022, no Cruz Azul, do México, somou 38% de aproveitamento com apenas quatro triunfos em 13 partidas. Já no Internacional, em 2021, teve 42% de rendimento dos pontos.

Aguirre já treinou Internacional, São Paulo e Atlético-MG

Aguirre tornou-se mais conhecido ao público brasileiro quando levou o Peñarol, do Uruguai, à final da Libertadores de 2011, vencida justamente pelo Santos. Quatro anos depois, treinou o Internacional pela primeira vez. No Colorado, conquistou o Campeonato Gaúcho e caiu apenas nas semifinais da Libertadores. Foi demitido pelo mau desempenho no Brasileirão, deixando o time apenas em décimo.

O Atlético-MG contratou o uruguaio para 2016, mas a passagem durou apenas até maio, quando pediu demissão após ser eliminado pelo São Paulo na Libertadores. Dessa vez, o técnico saiu sem títulos. O Tricolor do Morumbi seria justamente o próximo destino. Em 2018, ele esteve no time que brigou pelo Brasileirão, chegando até ser o “campeão” simbólico do primeiro turno. Com elenco limitado, a queda de desempenho era inevitável e o comandante foi demitido em novembro daquele ano.

Chegada de Aguirre não agradou parte da torcida

O uruguaio nem havia sido anunciado oficialmente pelo Santos, mas nas redes sociais parte da torcida puxava a hashtag “Aguirre não”. Os torcedores alegam que os últimos trabalhos não justificam a contratação. Ainda há quem critique o treinador tem pelo estilo de jogo mais defensivo, como era com Odair Hellmann (técnico do Peixe até junho) e Paulo Turra.

https://twitter.com/renanpas/status/1688280378459463681

Aguirre será o 10º técnico em dois anos de Andres Rueda como presidente

O atual presidente do Santos, Andres Rueda, assumiu a gestão do clube em janeiro de 2021. Desde lá até hoje, 10 técnicos diferentes treinaram o Santos. São eles Ariel Holan, Marcelo Fernandes (interino), Fernando Diniz, Fabio Carille, Fabián Bustos, Lisca, Orlando Ribeiro (interino), Odair Hellmann e Paulo Turra, além de Aguirre.

Hellmann foi quem teve o período mais longo no comando técnico do Peixe, com 218 dias, à frente de Fábio Carille, que permaneceu no cargo durante 161 dias.

O Santos vai cair para a Série B?

Matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), especializados em estatísticas no futebol brasileiro, apontam que o Santos é o quarto time com mais chances de cair no Brasileirão, com probabilidade de 46.7%. O Peixe está à frente apenas de Coritiba (69.6%), Vasco (77.2) e América-MG (83%).

Próximos ao time paulista estão Bahia e Goiás, com 37.5% e 30.9% de chances de cair, respectivamente.

Próximos jogos do Santos

  • Fortaleza x Santos, Campeonato Brasileiro, Castelão – 13 de agosto de 2023 (domingo), 18h30 (horário de Brasília);
  • Santos x Grêmio, Campeonato Brasileiro, Santos – 20 de agosto de 2023 (domingo), 16h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.