Santa Cruz

Com mais uma derrota na Série C, dessa vez para o Botafogo-PB, no último sábado (24), o Santa Cruz encerrou o 1º turno praticamente rebaixado para a Série D. Com apenas três pontos e nenhuma vitória no campeonato, o Tricolor do Arruda vê sua situação ser praticamente irreversível, com mais de 90% de chance de cair. Contudo, já houve time que saiu dessa situação e permaneceu. Veja o que o Santa precisa fazer para escapar da última divisão nacional.

 SANTA CRUZ ATÉ AGORA

Antes de tudo, talvez essa seja uma das piores temporadas do Santa Cruz em toda sua história. Em 2021, o atual aproveitamento é de apenas 25,5%. O presente jejum de vitórias é de 12 jogos. O próximo duelo do Santa será no dia 1 de agosto, até lá o clube completará a marca de 95 dias sem vencer.

Em resumo, na atual Série C, o time do Arruda em nove partidas não venceu como se sabe. No mais, empatou três vezes. Três também são os gols marcados. Por outro lado, levou 10. Assim, tem um saldo de gol de -7. Ainda mais, está sete pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

EQUIPES QUE VIVERAM SITUAÇÕES PARECIDAS

A princípio, em anos anteriores outras quatro equipes passaram por algo parecido. O Rio Branco/AC, Icasa, Guaratinguetá e Imperatriz. Atualmente no Grupo B, o Oeste vive situação exatamente parecida ao Tricolor.

  • Rio Branco (2013) – 3pts (0v, sd -13)
  • Icasa (2015) – 3pts (1v, sd -12)
  • Guaratinguetá (2015) – 3pts (0v, sd-7)
  • Imperatriz (2020) – 1pts

Dessa forma, o único time que conseguiu escapar da 4ª divisão foi o Guaratinguetá. A equipe do interior paulista fez uma campanha de recuperação no 2º turno e somou 13 pontos. Assim, terminou o campeonato com 16 pontos e na 8ª posição. Entretanto, essa fuga foi muito fora curva.

O QUE O SANTA PRECISA FAZER

À primeira vista, uma campanha entre 20 e 21 pontos lhe dá uma segurança de 90% que não será rebaixado, números do Chance de Gol. O Santa Cruz tem nove jogos por fazer e três pontos feitos. Portanto, a conta é bem simples, a Cobra-Coral precisa vencer seis duelos para chegar na meta da salvação.

Embora, o difícil é saber onde o clube encontrará tantas vitórias. Para se ter ideia, o Tricolor do Arruda venceu apenas cinco jogos até aqui no ano e nesses últimos nove, tem que ganhar mais do que conseguiu até aqui.

Foto destaque: Divulgação/Rafael Melo/Santa Cruz 

Ayrton Niño
Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.