Rogério Ceni: se fosse ”europeu”, seria o maior goleiro da história do futebol

- Jogador bateu inúmeros recordes na carreira, conquistas marcantes, mas foi ''desvalorizado'' por conta do seu clubismo
Rogério Ceni com a camisa do São Paulo (Foto: AFP

Rogério Ceni é o maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube. Como resultado de uma brilhante carreira defendendo a mesma equipe e batendo uma série de recordes. Assim, a coluna Rasgando o Verbo desta edição, fala do gigantismo do goleiro na trajetória do futebol brasileiro e faz uma afirmação: se fosse europeu, ou tivesse os mesmos feitos no continente, seria o maior goleiro do esporte!

O goleiro conquistou a maioria dos grandes títulos com a camisa do São Paulo. Assim, ficou devendo apenas a Copa do Brasil, mas vale lembrar que por muitos anos, as equipes que disputavam a Libertadores, torneio que o clube paulista esteve muito presente neste século, não poderiam disputar o nacional. Dessa forma, foi fundamental no tricampeonato brasileiro, Libertadores, Paulista, Copa Sul-Americana e principalmente Mundial de Clubes.

RECORDES DE ROGÉRIO CENI

Rogério Ceni é o jogador que mais atuou no Morumbi (590), é o jogador com mais gols de uma equipe que tem conquistas da maior competição sul-americana (14), maior número de jogos internacionais (152) e artilheiro do clube nas temporadas 2005 e 2006, com 21 e 16 gols, consecutivamente. Além disso, o goleiro com mais gols de falta (61), de pênalti (69) e mais tentos em uma única temporada, quando marcou 21 em 2005, além de ter sido o único atleta da posição a marcar um gol em uma competição oficial da FIFA, quando fez de pênalti na vitória do São Paulo por 3 x 2 diante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, no Mundial de Clubes.

Vale destacar, que é o goleiro com o maior número de títulos, enquanto no país detém o maior número de jogos pelo Campeonato Brasileiro (569) e maior número de vitórias (277).

Se não fosse pouco, ainda é o jogador que mais atuou em um mesmo clube e o que mais foi capitão em uma única equipe. Além de ter números presenciais, conquistas e gols, Rogério Ceni era excelente debaixo das traves, com diversas atuações.

ATUAÇÃO MARCANTE

Rogério Ceni foi o melhor jogador de uma competição mundial com uma equipe que era inferior tecnicamente e tendo uma das maiores atuações de um goleiro na história. Assim, naquela partida contra o Liverpool, influenciou completamente o resultado final, e foi premiado com a conquista.

ROGÉRIO CENI: MELHOR DO BRASIL E DA AMÉRICA

O goleiro conseguiu a incrível façanha de ser o melhor jogador de uma liga nacional. Assim, em 2007, em um Campeonato Brasileiro de 38 rodadas, foi disparado o escolhido. Além disso, foi o número 1 da Libertadores de 2005, feito gigante para um arqueiro.

Rogério foi eleito em votação popular feita pela própria Conmebol, como o maior brasileiro da história da Libertadores, desbancando nomes como Pelé e Zico. Além disso, para complementar, fez o seu centésimo gol em cima do maior rival.

VÍTIMA DE SEU CLUBISMO

Um dos motivos da falta de valorização de torcedores de outras equipes, pode ser o fato de Rogério Ceni ter sido muito clubista. Muitos chegam a dizer que Marcos (ex-Palmeiras), foi maior que ele, mas o goleiro palmeirense era mais ”canastrão', brincalhão. Com isso, tinha uma afinidade maior com outros adeptos do futebol.

Rogério era muito focado, priorizava o São Paulo custe o que custar, sempre dando entrevistas colocando o clube como o maior do Brasil.

São inúmeros os argumentos para comprovar que Rogério Ceni é o maior goleiro da história do futebol brasileiro, pode-se argumentar que faltou feitos com a Seleção Brasileira, é claro. Mas, diversos jogadores não tiveram conquistas e relevância forte com a sua seleção – como Messi – , mas que não diminuíram de tamanho por conta disso.

ROGÉRIO CENI SE FOSSE ”EUROPEU”

Caso Rogério Ceni tivesse nascido na Europa, ou tivesse os mesmos feitos que teve com a camisa do São Paulo em qualquer outro clube europeu, fatalmente se teria a discussão se seria o maior goleiro da história do futebol. Um jogador que era um dos melhores debaixo das traves, o mais relevante de uma grande equipe, quebrou recordes e mais recordes.

Rogério é grande demais, falta ao brasileiro deixar seu clubismo de lado e entender o tamanho que o goleiro tem para a história do esporte. Muitos dizem que Manuel Neuer ”revolucionou” a posição por jogar bem com os pés, mas Rogério Ceni já fazia isso muito antes do alemão pensar em se tornar jogador de futebol.

View this post on Instagram

Arrasta pro lado ➡️

A post shared by Rogério Ceni (@oficialrogerioceni) on

Foto Destaque: Reprodução/AFP

Avatar

Sobre Alexsander Vieira

Alexsander Vieira já escreveu 1212 posts nesse site..

Quando pequeno, pensava em trabalhar com o futebol, como jogador. Por situações não harmoniosas esse sonho se dissolveu, porém achei outra maneira de continuar no esporte. Foi com as mãos que decidi trabalhar, informar minha nação com os melhores acontecimentos, e sempre ter credibilidade no que passo à frente.Obs: 3 x 0 não é goleada

BetWarrior


Poliesportiva


Avatar
Alexsander Vieira
Quando pequeno, pensava em trabalhar com o futebol, como jogador. Por situações não harmoniosas esse sonho se dissolveu, porém achei outra maneira de continuar no esporte. Foi com as mãos que decidi trabalhar, informar minha nação com os melhores acontecimentos, e sempre ter credibilidade no que passo à frente.Obs: 3 x 0 não é goleada
http://www.radioprado.com.br

Artigos Relacionados

Topo