Rivellino: o Rei do Corinthians

Filho de imigrantes italianos, .

CORINTHIANS

Após chegar ao Parque São Jorge, Rivellino fez sua estreia com a camisa alvinegra aos 19 anos. Sua habilidade fez a ponte para que chegasse à Seleção Brasileira apenas um ano depois de sua primeira aparição como profissional. Mesmo assim, com tanta história no clube paulista, o craque conquistou apenas um título: Torneio Rio-São Paulo, em 1966. Ademais, seus números foram impressionantes, somando 474 jogos, 238 vitórias e 114 gols. Somando nove anos de clube, já consagrado, o criador do “elástico” se transferiu para o Fluminense.

https://www.instagram.com/p/B6x8rwxlPM3/?igshid=16msz8q6amnlh

FLUMINENSE

Logo na sua estreia pela equipe carioca, Riva jogou contra o Corinthians e, sem pena, anotou um hat-trick, sendo, desse modo, o melhor jogador da partida, que se encerrou em 4 x 1 para o Tricolor. Mesmo com apenas três anos no clube, o jogador se tornou importantíssimo e conquistou dois campeonatos cariocas seguidos. Ainda na equipe do Rio de Janeiro, foi convocado para a Copa de 78. Posteriormente, transferiu-se para o exterior.

https://www.instagram.com/p/B6yN4xWBiD3/?igshid=11wtfjq2x2lht

AH-HILAL

Chegando com o status merecido, o Bigode fez jus a sua contratação, sendo tricampeão consecutivo do competição nacional. Mesmo assim, com toda sua adoração, Rivellino teve algumas desavenças com o Príncipe Kaled e, com isso, encerrou sua carreira por lá, aos 35 anos.

https://www.instagram.com/p/BwzGy4mlZhZ/?igshid=1ivbkvql0dnms

SELEÇÃO BRASILEIRA

Campeão mundial da Copa do Mundo de 1970, Rivellino foi eleito com méritos para a plantel do torneio. Naquela Copa, recebeu o apelido de “Patada Atômica” em função de seus chutes. Chegou a disputar ainda os mundiais de 1974 e 1978. Em suma, Riva jogou 122 partidas e anotou 43 gols, o que garantiu sua eterna fama na Seleção Canarinho.

https://www.instagram.com/p/B6nas08ldl_/?igshid=104pqix47f55g

CURIOSIDADES

  • Roberto ainda disputou alguns amistosos pela Portuguesa, São Paulo e New York Cosmos.
  • O meia, por mais da sua identificação com o Corinthians, só foi para o Parque São Jorge porque foi rejeitado pelo Palmeiras.
  • Em 2014, em partida comemorativa na Arena Corinthians, o craque marcou o primeiro gol do Estádio.
  • Riva ficou marcado também por “inventar” o drible do elástico, chamando carinhosamente de “flip flap“.
  • O clube das Laranjeiras fez uma placa em homenagem a Bigode. Da mesma forma, o Timão acabou fazendo um busto em homenagem ao jogador.
  • A FIFA, em 2004, deu um prêmio ao craque por ser um dos 100 melhores jogadores vivos.

Foto em destaque: Reprodução/Marcos Ribolli

Bruno Gabriel

Bruno Gabriel

Olá, meu nome é Bruno Gabriel, tenho 22 anos e estudo Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Pretendo seguir na área de esportes, é um sonho desde criança. Espero alcançar os maiores eventos esportivos com muita criatividade e bom humor.