Riquelme: uma das principas joias vascaínas

Uma das posições mais carentes atualmente no futebol brasileiro, e até mundial, é a lateral esquerda. Clubes brasileiros, europeus e até algumas seleções têm dificuldades em formar e contratar jogadores para a função. Mas no caso do Vasco, essa carência pode ser questão de tempo. Isso porque o clube tem uma grande joia a ser lapidada: trata-se de Riquelme, de apenas 16 anos, que faz parte da equipe carioca desde 2012.

Inicialmente ele foi para o futsal, mas rapidamente passou para o campo e de lá nunca mais saiu. Ao contrário de Felipe Maestro, seu ídolo, que começou na lateral e acabou “virando” meia, Riquelme chegou na Colina como meia, mas por opção de seus professores acabou indo para lateral e se adaptando muito bem. “Foi uma escolha dos treinadores, logo assim que cheguei. Fui seguindo as orientações dos treinadores, me adaptando à lateral e hoje estou realizado.”

Além de nome de craque, o menino tem muita ousadia. Mesmo não tendo estreado pelo sub-20 ainda, ele já faz planos para o elenco profissional: “Acredito que estou pronto para integrar os profissionais, pois me preparei pra isso!”

https://twitter.com/expresso_1898/status/1072601616979775488

Neste ano de 2018, o Vasco passou por uma grande reformulação na base. E com isso, o sub-17 e o sub-20 trocaram de comando e Celso Martins e Marcos Valdares assumiram as duas categorias, respectivamente.

“Foi um trabalho muito bom e produtivo, treinadores excelentes, que me deram vários conselhos. Agradeço a eles por tudo! O Celso e o Valadares tem praticamente o mesmo estilo jogo. Isso facilita muito. A ideia é ficar com a posse de bola e explorar os lados do campo com velocidade.”

Quando perguntado sobre suas características, o menino é taxativo e confiante, mas tem sabe que ainda tem aspectos a evoluir: “Muito ofensivo e técnico, gosto dos dribles e jogar pelo meio! Me espelho no Felipe (Maestro) e Marcelo (Real Madrid). Preciso melhorar um pouco defensivamente, ser mais intenso na marcação.”

Quando o assunto é Seleção Brasileira, Riquelme também vai marcando seu nome e adquirindo experiência internacional. Ele já integrou a categoria sub-15 do Brasil e atualmente vem sendo convocado pelo treinador Carlos Amadeu para jogar pelo sub-17.

https://twitter.com/VascodaGama/status/1052582796592652288

Riquelme também assiste futebol quando não está em campo. O jovem é admirador de grandes equipes europeias como Barcelona, Manchester City e PSG, mas é nos campos do interior de São Paulo que ele dará mais um passo rumo ao sucesso. No dia 4 de janeiro, o Vasco estreia na Copa São Paulo de Juniors e o que não falta é empolgação: “Expectativa é a melhor possível! Estamos muito focados pra fazer o nosso melhor e representar bem o Vasco da Gama.”

Apesar da confiança, o Vasco terá que superar o fato de ter optado por uma equipe muito jovem, inclusive com muitos jogadores vindos do sub-17. Vale lembrar que essa é uma escolha da comissão técnica, para dar experiência aos meninos, mas também é a forma encontrada de suprir o alto número de atletas que foram promovidos aos profissionais desde o início de 2018.

Com tanta expectativa em São Januário em torno dele, é natural que surjam muitas especulações sobre interesse de clubes europeus, mas Riquelme garante estar focado no Vasco:

“Eu sempre fico tranquilo em relação a isso. Só penso no Vasco e fazer meu trabalho aqui. A minha família junto com meus empresários falam para eu jogar bola e deixar que fora do campo eles resolvem! Eu estou focado aqui no Vasco pra fazer história! Espero dar muitas alegrias pra essa torcida linda e maravilhosa.”

https://twitter.com/VascodaGama/status/1076171543670067200

Ricardo Leite
Ricardo Leite é carioca de nascimento, tem 24 anos e mora em Rio das Ostras. Apaixonado por seu filho, Rafael, amante de análises táticas e vive futebol intensamente. Colunista no site do MWFutebol e treinador do Itaparica, em Macaé.

Artigos Relacionados