Retrospectiva 2021: como foi o ano do Fluminense

O ano do Fluminense começou com o Estadual. A saber, a equipe chegou à final, mas ficou com o vice-campeonato após perder para o Flamengo. Posteriormente, caiu nas quartas de final na Copa do Brasil e na Libertadores. Por fim, ao terminar em sétimo lugar no Brasileirão, o Tricolor conquistou novamente vaga na competição internacional.

Campeonato Carioca: vice-campeonato

O Fluminense terminou em segundo lugar na classificação da Taça Guanabara, com 22 pontos. A saber, nos 11 jogos disputados, foram sete vitórias, um empate e três derrotas. Assim, o Tricolor se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca e o adversário foi a Portuguesa-RJ.

Dessa maneira, após empate, em 1 x 1, no jogo de ida, o Fluminense venceu na volta, por 3 x 1, e chegou à final, quando enfrentou o Flamengo. Dessa maneira, no jogo de ida, as equipes empataram, em 1 x 1. Todavia, no jogo de volta, o Rubro-Negro venceu, por 3 x 1, e ficou com o título estadual.

Copa do Brasil: Fluminense é eliminado pelo Atlético-MG nas quartas

O Fluminense começou sua caminhada na 3ª fase da competição e teve pela frente o RB Bragantino. Dessa forma, no jogo de ida, o Tricolor venceu, por 2 x 0. Posteriormente, na volta, perdeu para o Massa Bruta, por 2 x 1, de virada. Contudo, o clube carioca ficou com a vaga por conta do placar agregado.

Nas oitavas, o Fluminense eliminou o Criciúma. Mesmo que na primeira partida a equipe catarinense tenha vencido, por 2 x 1. Já que, no segundo jogo, o Tricolor se recuperou e venceu, por 3 x 0. Assim, chegou às quartas de final.

Já nas quartas de final o Fluminense foi eliminado pelo Atlético-MG. Visto que perdeu os dois jogos. Assim, na primeira partida, o Galo venceu, por 2 x 1. Ao passo que, no segundo jogo, os mineiros venceram, por 1 x 0.

Libertadores: mais uma eliminação nas quartas de final

Na principal competição que disputou, o Fluminense começou no Grupo D, que também tinha River Plate, Junior Barranquilla e Santa Fe. Assim sendo, o Tricolor terminou na liderança, com 11 pontos. Na campanha, foram três vitórias, dois empates e uma derrota.

O adversário nas oitavas de final foi o Cerro Porteño. Inclusive, os cariocas não tiveram muitas dificuldades para avançar. Visto que, no jogo de ida, venceram, por 2 x 0. Ao passo que, na volta, mais uma vitória. A saber, dessa vez, por 1 x 0.

https://twitter.com/Libertadores/status/1422710891716481026

Todavia, assim como na Copa do Brasil, na Libertadores, o Fluminense também caiu nas quartas de final, diante do Barcelona de Guayaquil. Dessa maneira, as equipes empataram, em 2 x 2, no Maracanã. Enquanto no segundo jogo, um novo empate, mas em 1 x 1. Dessa maneira, os equatorianos ficaram com a vaga por conta do gol qualificado.

Campeonato Brasileiro: Fluminense conquista vaga na Libertadores

Após início invicto, o Fluminense teve sua primeira derrota na sexta rodada, diante do Atlético-GO, por 1 x 0. Bem como foi goleado pelo Athletico-PR, por 4 x 1, duas rodadas depois. Posteriormente, o Tricolor passou por má fase. Já que perdeu quatro jogos seguidos. Inclusive, com mais uma goleada, diante do Internacional, por 4 x 2. Aliás, os resultados culminaram com a demissão do técnico, Roger Machado. Seu substituto foi Marcão, que seguiu no comando da equipe até o fim da temporada.

Aliás, com Marcão, a equipe carioca passou por fase de sete jogos de invencibilidade. A saber, que foi interrompida pela derrota diante do Fortaleza, por 2 x 0. Posteriormente, o Fluminense passou a alternar entre vitórias e derrotas. Assim, nas últimas rodadas, perdeu os seis jogos fora de casa. Ao passo que venceu os últimos seis jogando no Maracanã.

Com 54 pontos, o Tricolor terminou em sétimo lugar no Brasileirão. Dessa maneira, terminou na zona de classificação para a pré-Libertadores. Assim sendo, na campanha, foram 15 vitórias, nove empates e 14 derrotas. Bem como a equipe marcou 38 gols, o mesmo número de vezes que foi vazado. Por fim, o aproveitamento foi de 47,4%.

Foto destaque: Lucas Merçon/Fluminense FC

Jéssica Albuquerque
Sou formada em Letras e atualmente curso Jornalismo. Sempre gostei de ler e de escrever, o que me levou a seguir nessas áreas.