Rene

Nesta segunda-feira (14), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia o lateral Renê Rodrigues Martins, também conhecido como Renê. Dessa forma, o atleta está completando 28 anos. O jogador teve passagens por times nacionais, como o Picos do Piauí, Sport e Flamengo. Assim, o Rubro-Negro é o atual clube do atleta e onde sem dúvidas ele teve mais destaque. Acima de tudo, o atleta fez parte do time de 2019 onde o Flamengo conquistou cinco títulos. 

INÍCIO DE CARREIRA 

Renê nasceu em 14 de setembro de 1992, na cidade de Picos, no Piauí. No time da sua cidade natal foi onde o lateral começou a carreira. Atuando pela lateral esquerda, o jovem teve destaque no Campeonato Piauiense de 2011, onde se chamou atenção pela sua garra e técnica visivelmente acima dos demais jogadores. Com isso, despertou o interesse do Sport

Rene
Foto: Reprodução/Instagram

SPORT RECIFE 

Foi contratado pelo Leão da Ilha em 2011 para as categorias de base do clube por ser muito jovem. Assim, fez sua estreia em 15 de janeiro de 2012, no Campeonato Pernambucano, contra o Araripina, onde o jogo acabou empatado por 1 x 1. Com isso, no ano seguinte, o jovem lateral com grande potencial esteve bem abaixo na temporada e acabou não tendo muitas oportunidades dentro do elenco do Leão.

https://www.instagram.com/p/BN5rb6Tgg7H/?igshid=v0pfdaoqjby4

Mas no ano seguinte tudo mudou. O lateral teve sua melhor temporada no futebol e rendeu tudo o que era esperado pela qualidade que tinha. Logo no começo da temporada a jovem promessa conquistou a Copa do Nordeste, Campeonato Pernambucano e além disso esteve na seleção do Pernambucano e do Nordestão. Simultaneamente disputou todos os 38 jogos do Campeonato Brasileiro Série A. Naquele ano o Sport terminou a competição na 11ª posição. Além disso, o atleta liderou a competição com 139 desarmes certos, 1622 passes certos e quatro assistências. 

FLAMENGO

O grande lateral nordestino chegou ao Mengão em 2017 para reforçar o elenco rubro-negro. Na época a negociação foi confirmada em R$ 3,2 milhões, por 50% dos direitos econômicos do jogador. Assim, menos de 20 dias após ser contratado o lateral, Renê marcou seu primeiro gol pelo Flamengo na vitória por 3 x 0 sobre o Bangu – uma pintura, por sinal.

Viveu grande fase no ano de 2018, sendo eleito o melhor lateral do Brasil. Assim, o jogador foi responsável por ajudar o Rubro-Negro a chegar na 2ª posição. Acima de tudo, o lateral disputou 59 partidas no ano, marcando dois gols e quatro assistências.

https://www.instagram.com/p/B9LHQ-XnqBR/?igshid=1vu4i5uua8apj

Assim, mesmo com o número baixo de gols, o lateral é muito sólido na defesa e consegue ajudar muito na marcação. Em 2019, o atleta perdeu um pouco de espaço no elenco, mas ainda assim terminou a temporada de 2019 como o jogador do clube que mais realizou desarmes certos, mesmo tendo passado grande parte do semestre na reserva. Neste ano, o Mengão anunciou a renovação de contrato com o atleta até o fim de 2022.

https://www.instagram.com/p/CCw-fiWn0v4/?igshid=efptwonvlzio

NÚMEROS

A princípio, pelo Flamengo o lateral disputou 151 partidas pelo clube, onde marcou um total de quatro gols e sete assistências. Já pelo clube pernambucano o jogador tem 202 partidas disputadas, com sete gols pelo clube. Além disso, o atleta conquistou muitos títulos pelos clubes em que passou. Assim, no Leão da Ilha conquistou a Copa do Nordeste de 2014, Campeonato Pernambucano de 2014 e a Taça Ariano Suassuna dos anos de 2015, 2016, 2017.

No entanto, seus principais títulos na carreira foram no Flamengo. Lá ele conquistou ao todo 12 títulos nacionais e internacionais. Acima de tudo, as maiores conquistas foram no ano de 2019, quando conquistou a Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro.

https://www.instagram.com/p/CDpYItqnYwJ/?igshid=bfsqx9ufqifd

GRATIDÃO AO CRAQUE!

Parabéns, Renê, pelos seus 28 anos! Portanto, desejamos muitos títulos, gols e reconhecimento nos gramados. Assim, esperamos que possa alegrar as torcidas do time em que você passar. Esperamos continuar vendo a sua força de vontade e determinação dentro das quatro linhas. 

Foto destaque: Divulgação/Renê

Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados