Claudio Maldonado Red Bull Bragantino (Foto: Ari Ferreira)

O Red Bull Bragantino não terá Maurício Barbieri à beira do gramado contra o Palmeiras, neste domingo (27), às 18h15 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o treinador recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Athletico e cumpre suspensão automática. Portanto, o auxiliar Claudio Maldonado assume o Massa Bruta de forma interina.

Maldonado é figura carimbada no futebol brasileiro. Revelado pelo Colo Colo no final da década de 1990, ele atuou como volante e ficou conhecido pela qualidade técnica, além da raça e dos carrinhos precisos para tomar a bola dos adversários.

MALDONADO NO BRASIL E EUROPA

O ex-jogador chegou ao Brasil em 2000 para atuar pelo São Paulo, onde atuou até 2003. No mesmo ano, Maldonado foi contratado pelo Cruzeiro. A passagem por Belo Horizonte durou dois anos e rendeu a conquista da Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).

Depois, em 2006, o chileno vestiu a camisa do Santos e lá participou da campanha de dois títulos paulistas. No entanto, no ano seguinte se transferiu para o Fenerbahçe, da Turquia. Mas em 2009 ele viveu outro grande momento na carreira ao ganhar o Campeonato Brasileiro com o Flamengo. Assim, no Rubro-Negro o volante atuou ao lado de Petkovic e Adriano Imperador e virou ídolo da torcida.

https://twitter.com/RedBullBraga/status/1341488836266868736?s=20

Em 2013, após perder espaço no clube carioca, Maldonado acabou parando no Corinthians. Porém a passagem pelo Timão terminou frustrada, já que disputou apenas oito jogos sem marcar nenhum gol. Apesar disso, conquistou a Recopa Sul-Americana. Depois disso voltou para o Colo Colo e encerrou a carreira em 2015.

SELEÇÃO CHILENA

Pela seleção chilena, Maldonado esteve em campo em 44 partidas pelo time principal e marcou um gol. Além disso,  participou da conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.

No entanto a maior mágoa aconteceu dez anos depois, quando ficou fora da lista para a Copa do Mundo da África do Sul. Aliás, mesmo em boa fase no Flamengo, o jogador acabou esquecido pelo técnico Marcelo Bielsa.

CARREIRA FORA DAS QUATRO LINHAS

Maldonado iniciou a trajetória como auxiliar técnico em 2008 no Colo Colo. No início deste ano, aceitou proposta de Maurício Barbieri para exercer a mesma função no CSA. Mas o trabalho no clube alagoano acabou interrompido em março por conta da demissão do treinador. Desde setembro, o ex-jogador acompanha Barbieri na comissão técnica do Red Bull Bragantino.

No próximo domingo (27), o chileno vai ter a primeira experiência à frente de uma equipe diante do Palmeiras, que briga na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Massa Bruta ocupa a 13ª posição com 31 pontos e sonha com uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Na rodada passada, o time do interior paulista acabou derrotado pelo Athletico em pleno Estádio Nabi Abi Chedid por 1 x 0. Assim encerrou a série de cinco partidas sem perder.

Foto destaque: Divulgação / Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Maycon Santos
Sou jornalista formado pela UERJ desde 2015, com passagem pelos sites FutNet e Fanáticos por Futebol e pelas rádios UERJ, Band News FM, Grande Rio, Botafogo Oficial, Fluminense AM e Antena Esportiva. Sempre quis acompanhar eventos esportivos de perto, principalmente futebol. O jornalismo me proporcionou esta oportunidade.

Artigos Relacionados