Em situação delicadíssima no Campeonato Brasileiro, o torcedor do Vasco parece não acreditar que seu time do coração está vivendo, por mais uma vez na história, o risco real de ser rebaixado para a 2ª divisão do futebol brasileiro. Na 19ª colocação da competição, com apenas seis pontos, o Gigante da Colina vive um de seus piores momentos desde que o Brasileirão é disputado em sistema de pontos corridos. Na rodada passada, o time Cruzmaltino foi derrotado pelo Internacional, fora de casa por 2 x 1.
Sem vencer na competição nacional desde a sua estreia, o Vasco tem o maior número de derrotas na competição, seis, ao lado de Goiás, América-MG, e Coritiba. Além disso, o time Cruzmaltino tem o segundo menor número de vitórias, apenas uma, e neste quesito só perder para o Coxa Branca, já que o clube paranaense é o único time que ainda não venceu na competição. Sendo assim, a alcunha vascaína aguarda ansiosamente pela abertura da segunda janela de transferências para que o time possa se reforçar, e enfim saia desta incômoda situação.
Um dos planos do time do Vasco é Lyanco, jogador revelado pelo São Paulo, mas que estava defendendo o time do Southampton, clube que disputou a Premier League. Em 30 jogos disputados, sendo 20 como titular, o defensor de 26 anos marcou um gol, deu duas assistências, acertou 16 chutes, sendo quatro na direção do gol, teve um aproveitamento de passe médio de 79%, mesma porcentagem de dribles certos. Além disso, o zagueiro deu 42 desarmes, recuperou 156 bolas dos adversários e teve nota média de 6,87 segundo o dite de estatísticas esportivas Sofascore.
Lyanco (26 anos) pelo Southampton na temporada 22/23:
⚔️ 30 jogos (20 titular)
⚽️ 1 gol
🅰️ 2 assistências
👟 16 chutes (4 no gol)
✅ 79% acerto no passe
🔄 11 dribles certos (79%!)
🆚 42 desarmes
🦾 156 bolas recuperadas (!)
💪 59% duelos ganhos (!)
💯 Nota Sofascore 6.87— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) June 16, 2023
Futuro reforço do Vasco tem dupla nacionalidade e vasta experiência na Europa
Lyanco Evangelista Silveira Neves Vojnovic é nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, e nacionalidade Sérvia. Após passagem de dois anos no time do São Paulo, entre 2015 e 2017, o zagueiro foi para o time do Torino da Itália. Por lá permaneceu por mais duas temporadas, e saiu em 2019, para o time do Bologna. Mais duas temporadas se passaram, até que em 2021, o jogador foi transferido da Itália para o futebol inglês, onde permaneceu até o momento. Suas atuações em campo não ajudaram o time do Southampton, que acabou rebaixado para a segunda divisão da Inglaterra na próxima temporada.