Red Bull Bragantino x Botafogo-SP – Resultado, destaques e reação

Neste domingo (12), ocorreu o embate entre Red Bull Bragantino x Botafogo-SP pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2023. Cabe destacar que o vencedor da partida única seria classificado para as semifinais da competição.

Em um jogo comandado basicamente pelo Massa Bruta, Bruninho marcou duas vezes, cada gol em uma etapa diferente do jogo. Assim, o mandante da partida segue na competição e o Pantera – que não chegava às quartas de final desde 2018 – foi eliminado.

Assista aos melhores momentos de Red Bull Bragantino x Botafogo-SP

https://youtu.be/UVGWJQBzRII

1° tempo: Bragantino pressiona, marca gol e tem pênalti anulado

Inicialmente, cabe destacar que o vencedor da disputa das quartas de final – partida única – avança para as semifinais do Campeonato Paulista 2023. A equipe visitante terminou a primeira fase da competição com uma sequência de três derrotas seguidas. 

Por outro lado, o Red Bull Bragantino ficou com a  liderança do Grupo A. Além disso, o Massa Bruta teve um excelente aproveitamento em partidas como mandante. Dos seis jogos em casa, venceu quatro, empatou um e perdeu outro. Assim, o time surge como favorito no embate. 

Aos 6′, ocorreu a primeira boa chance para a equipe mandante. Após cobrança de escanteio do adversário, o Red Bull Bragantino aplicou um contra-ataque e a bola chegou em Bruninho, mas o jogador errou o passe para Artur e desperdiçou uma boa oportunidade para o time.

No minuto seguinte, uma falta foi marcada para o Massa Bruta, no campo de ataque. Juninho Capixaba foi para a cobrança, porém acertou a barreira montada pelo Botafogo-SP

Apesar das tentativas de movimentação do jogo por parte do Pantera, o outro time tinha maior posse de bola. Aos 10′, Artur abriu o jogo com Bruninho. O jogador recebeu e cruzou rasteiro, no entanto a bola passou sem que ninguém completasse a jogada com chute no gol. 

Quatro minutos depois, em mais uma tentativa de jogada pela ponta-direita, Andrés Hurtado fez o cruzamento que passou por toda a defesa do Botafogo-SP. Depois isso, Bruninho apareceu próximo à trave e marcou o gol. 

Os minutos seguintes tiveram menos pressão, mas, mesmo assim, o Red Bull Bragantino continuou com a posse de bola. Contudo, aos 24′, houve a primeira grande chance do Pantera. Osman, em jogada individual, conseguiu passar para Robinho dentro da área. O atleta ajeitou e bateu de esquerda. A bola passou bem próximo da trave. 

Quando o relógio já marcava 33′, aconteceu um lance polêmico. Após troca de passes, Bruninho recebeu a bola e invadiu a área. O atleta caiu no chão por supostamente ter sido calçado por Tárik e o árbitro marcou o pênalti. No entanto, o VAR chamou o árbitro para revisar o lance e a penalidade foi cancelada.

Cinco minutos depois, o Botafogo-SP quase empatou. Robinho cruzou pela direita. A bola acabou passando por todos os outros jogadores e ia em direção ao gol, mas o goleiro fez a defesa. Aos 40′, o atacante realizou nova tentativa, arriscando de for a da área. Ele chutou forte, porém a bola foi no meio e Cleiton encaixou.

2° Tempo: Red Bull Bragantino seguiu pressionando até marcar o segundo gol

Mesmo considerando as limitações técnicas apresentadas na primeira etapa, ambos os times voltaram sem modificações nas equipes.

Logo no primeiro minuto, Matheus Fernandes recebeu passe e tentou lance de fora da área. A bola saiu forte e foi em direção ao meio do gol. Assim, Matheus conseguiu segurar a bola. Instantes depois, em cobrança de falta, a bola sobrou na entrada da área para Lucas Cunha, que chutou de primeira para mais uma defesa do goleiro do Botafogo-SP.

Aos 5′, o atacante Popó perdeu uma excelente chance de ampliar o placar. Ele recebeu livre na área após lançamento de Artur e tentou dominar, porém a bola escapou do seu domínio. 

Mesmo com a vantagem, o Massa Bruta não parava de atacar. Minutos depois do lance de Popó, a bola sobrou para Juninho Capixaba, que rolou para Bruninho. O meio-campista chutou forte e obrigou Matheus Albino a defender mais uma vez. 

O jogo seguiu com a realização de substituições e chances perdidas para ambos os lados. No entanto, o Red Bull Bragantino seguia atuando com superioridade. 

Aos 32′, quase um gol contra marcado. Alerrandro recebeu a bola e fez cruzamento rasteiro rente ao gol, na tentativa de corte, Vidal acertou a trave, muito perto de marcar o segundo gol – dessa vez, marcado por um adversário – do Massa Bruta.

Minutos depois, a ampliação veio. Andrés Hurtado cruzou para Alerrandro, que cabeceou para a defesa do goleiro do Pantera. No entanto, a bola sobrou para Bruninho, que só empurrou para dentro do gol. 

Aos 42′, Bruninho ainda teve a chance de marcar o seu terceiro gol na partida. O jogador recebeu livre na área e tocou a bola na saída de Matheus Albino, porém chutou para fora.

Red Bull Bragantino x Botafogo-SP – E agora?

Com a derrota, o Botafogo-SP foi eliminado do Campeonato Paulista 2023Agora o Pantera aguarda a definição do seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil e o início da Série B, em abril.

Já o Red Bull Bragantino avança para as semifinais e aguarda saber quem será o seu adversário após o embate entre São Paulo Água Santa, que ocorrerá nesta segunda-feira (13). Além disso, na quarta-feira (15) enfrenta o Ypiranga-RS pela Copa do Brasil.

Foto destaque: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino 

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.